Senhor Um Milhão

A temporada de 2023/24 arranca neste 1 de Agosto, mas já há burburinho sobre mudanças que poderão acontecer na próxima. Pau Bargalló tem em mãos uma proposta tentadora do Benfica, a maior de sempre para um jogador de Hóquei em Patins.

Senhor Um Milhão

Num Campeonato da Europa disputado em Julho, em pleno defeso, era inevitável que as conversas girassem em torno da nova temporada e dos reforços assegurados. Mas, com os planteis das principais equipas já fechados para 2023/24, o que verdadeiramente animava as conversas era já a projecção do mercado de 2024. O nome de Pau Bargalló, invariavelmente, vinha à baila.

O Record já tinha tornado público o alegado interesse do Benfica em Pau Bargalló e, na Catalunha, é consensual que dificilmente o jogador possa optar por continuar de blaugrana após o termo do actual contrato. Fala-se de uma proposta de um milhão de euros por contrato de três anos, que tornaria o catalão o jogador mais bem pago de sempre na modalidade.

O Barcelona está longe do fulgor desportivo (ainda que o triplete conseguido na temporada finda possa apontar noutro sentido) e financeiro de outros tempos, sentindo dificuldades em ombrear com os "grandes" portugueses, mais disponíveis para investir no Hóquei em Patins. Neste defeso, Hélder Nunes está de regresso ao Porto. No próximo é dado já como certo o regresso de João Rodrigues ao Benfica. E, mesmo que Pau pudesse abdicar de parte do vencimento que o espera, o projecto desportivo do gigante da Cidade Condal vai-se tornando menos atractivo.

Da direita para a esquerda, Aragonès, Roca e Bargalló. Passado, presente e futuro do Benfica?
Da direita para a esquerda, Aragonès, Roca e Bargalló. Passado, presente e futuro do Benfica?

Pau Bargalló completa 30 anos em Janeiro e está no Barcelona desde 2016, depois de ter representado Noia e Liceo. Para além de inúmeros títulos conquistados de blaugrana (e uma Taça CERS pelo Noia), Pau venceu o Campeonato do Mundo em 2017 e o Campeonato da Europa em 2018, 2021 e 2023, sempre como capitão de "La Roja".

Sendo-lhe reconhecidas capacidades de liderança, enverga a braçadeira da selecção espanhola desde 2017. Sucedeu a um histórico Pedro Gil, que se despediu como capitão na Taça das Nações desse mesmo ano, depois de Quim Paüls passar o comando técnico a Alejandro Dominguez. O treinador argentino, que já esteve à frente do Benfica e orienta agora o Sporting, operou uma revolução e entregou a braçadeira a Pau.

Pau Bargalló termina contrato com o Barcelona em 2024 e, apontado por muitos como o melhor jogador do Mundo, é indubitavelmente o fruto mais apetecido do próximo mercado.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny