Sangue novo (mas caras conhecidas) no regresso do Benfica

Ainda sem os jogadores chamados ao Europeu e com reforços 'da casa', o Benfica regressou esta segunda-feira ao trabalho. A equipa, que continuará às ordens de Nuno Resende, defende o título de campeão nacional.

Sangue novo (mas caras conhecidas) no regresso do Benfica

O Benfica regressou esta segunda-feira ao trabalho, com a realização dos habituais testes médicos.

Sete anos depois, o Benfica volta a partir como campeão nacional, depois de ter triunfado na final do play-off frente ao Sporting. E, em equipa que ganha, não se mexe. Ou mexe-se pouco.

Apontado à porta de saída, Nuno Resende mantém-se no comando técnico dos encarnados, depois do clube ter activado a cláusula de opção por mais uma época após a conquista do título. Foi uma decisão, naturalmente ingrata para o técnico, um pouco semelhante à decisão tardia de continuidade de Pedro Nunes em 2018. Em circunstâncias consideravelmente diferentes, essa época "nasceu torta" e redundaria em mudança de técnico a meio da temporada. Agora, o Benfica - que nos bastidores vai trabalhando já para 2024/25 - mexe pouco na equipa campeã e aposta em "prata da casa".

Saem Edu Lamas (32 anos), em fim de contrato e a caminho do rival Porto, e Poka (34) para o Óquei de Barcelos, sendo chamados Zé Miranda (19) e Pol Manrubia (23), que estavam cedidos a Murches e Liceo. Também cedido, ao Tomar, estava Lucas Honório (20), vendo abertas as portas da Luz face à lesão de Pablo Alvarez, cuja recuperação total pode prolongar-se até Dezembro.

Os trabalhos arrancarão ainda sem os jogadores chamados a um Campeonato da Europa que terminou a 22 de Julho, devendo Pedro Henriques (Portugal), Roberto Di Benedetto (França) e o bicampeão europeu Nil Roca (Espanha) juntar-se ao grupo encarnado a 14 de Agosto. Entretanto, poderão trabalhar na equipa principal jovens como Martim Costa e Viti. No entanto, a partir de 16 de Agosto, estes têm também compromisso de selecções, iniciando a preparação para o Campeonato da Europa de Sub-19, que decorrerá em Uri, na Suíça.

Preparação

Na sua preparação, o Benfica estagia em Paredes de 28 de Agosto e 2 de Setembro, realizando jogos-treino com os recém-promovidos Juventude Pacense (29 de Agosto) e Carvalhos (2 de Setembro) e o vice-campeão europeu, Valongo (31 de Agosto). A 8 e 9 de Setembro, as águias participam no Torneio de Murches, com o organizador Murches e os "secundários" Alenquer e Paço de Arcos.

Já por títulos oficiais, o Benfica disputa em Tomar a Elite Cup - que nunca venceu enquanto prova oficial - de 15 a 17 de Setembro. Uma semana depois, a 23 de Setembro, regressa à cidade templária para discutir com o Tomar, vencedor da Taça de Portugal, a Supertaça António Livramento. Recorde-se que o Benfica venceu a Supertaça em 2022, numa conquista que escapava desde 2012. Com oito triunfos na prova, o Benfica só logrou vencer consecutivamente em 2001 e 2002.

O início da defesa do título de campeão nacional está agendado para 30 de Setembro, com a deslocação a Braga.

Sport Lisboa e Benfica 2023/24

Guarda-Redes: Bernardo Mendes e Pedro Henriques

Jogadores de pista: Carlos Nicolia*, Diogo Rafael, Gonçalo Pinto, Lucas Honório (ex-Tomar), Lucas Ordoñez*, Nil Roca*, Pablo Álvarez*, Pol Manrubia* (ex-Liceo), Roberto Di Benedetto*, Zé Miranda (ex-Murches)

Treinador: Nuno Resende

*não seleccionável

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny