Desafio europeu aceite

As provas europeias continuam a cativar equipas, treinadores, jogadores e adeptos apesar de uma realidade financeira bem distinta de outras modalidades. Na nova temporada, 53 equipas vivem o sonho e desafio europeu.

Desafio europeu aceite

Não há prémios por vitórias. Não há milionários direitos televisivos repartidos. Há custos com deslocações e estadias. Implica perturbações no calendário nacional. Mas as competições europeias não deixam de ser apelativas.

Treinadores, jogadores, direcções e massas adeptas são movidas a paixão, talvez platónica, por essa Europa fora e as provas europeias são oportunidade para contacto com outras realidades, para actuar num palco de visibilidade acrescida.

Na temporada passada, o comité-técnico europeu baralhou a Liga Europeia. Chamou-lhe Liga dos Campeões, colocou duas fase de qualificação antes do palco maior da fase de grupos, com oportunidade para se encontrarem as equipas mais fortes do Velho Continente. A fórmula agradou às equipas que mais investem e, no final, "ideais olímpicos" à parte, são essas que mais contam.

Esta época, repete-se a fórmula, com pequenas nuances. E, a jogo na Europa, vão 53 equipas, representantes de sete federações distintas, 39 equipas masculinas e 14 femininas. São 15 equipas espanhola, 11 portuguesas, 10 italianos, seis francesas, cinco suíças e outras tantas alemãs e uma inglesa, sendo que apenas o português Benfica e francês Coutras marcam presença no masculino e no feminino.

A Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões tem já definidos, por sorteio, os quatro grupos da primeira fase de qualificação, tendo ficado dois deles com apenas três equipas. Esta primeira fase disputa-se de forma concentrada, de 13 a 15 de Outubro, com os dois mais bem classificados de cada grupo a avançarem para a segunda fase de qualificação.

Na segunda fase de qualificação, os oito apurados juntam-se a outros oito apurados directamente, para se sortearem quatro grupos de quatro equipas que se defrontam em nova fase concentrada de 3 a 5 de Novembro. Seguem em frente, para a almejada fase de grupos, os dois mais classificados de cada grupo desta segunda fase qualificatória. À espera estão oito equipas apuradas directamente, com as seis jornadas, a disputar à quinta-feira, a arrancarem a 30 de Novembro e a prolongarem-se até 29 de Fevereiro.

Os dois mais bem classificados de cada grupo apuram-se para os quartos-de-final, que serão jogados a duas mãos, a 14 de Março e 4 de Abril. A Final Four joga-se a 11 e 12 de Maio.

1ª Fase de Qualificação (14 equipas)

Grupo A: La Vendéenne (França), Follonica (Itália), Germania Herringen (Alemanha)

Grupo B: Grosseto (Itália), Noisy (França), Tomar (Portugal), Walsum (Alemanha)

Grupo C: Igualada (Espanha), King's Lynn (Inglaterra), Thunerstern (Suíça), Sarzana (Itália)

Grupo D: Coutras (França), Lleida (Espanha), Valdagno (Itália)

2ª Fase de Qualificação (16 equipas)

3x Portugal: Porto, Oliveirense, Valongo

3x Espanha: Calafell, Reus, Noia

1x Itália: Forte

1x Suíça: Diessbach

8x Apurados da 1ª Fase de Qualificação

Fase de Grupos (16 equipas)

3x Portugal: Benfica, Sporting, Óquei de Barcelos

2x Espanha: Barcelona, Liceo

2x Itália: Trissino, Lodi

1x França: Saint-Omer

8x Apurados da 2ª Fase de Qualificação

A Liga dos Campeões Feminina

Na Liga dos Campeões Feminina apontou-se a uma fase de grupos com quatro grupos de três equipas. Com 14 inscrições, haverá uma ronda de qualificação, já definida, a disputar a duas mãos a 7 e 21 de Outubro, para encontrar duas equipas que se juntam a 10 já com lugar na fase de grupos. Caso o Fraga vença, sendo favorito, o Cronenberg, Espanha contará com seis equipas em 12 na fase de grupos.

Entre as apuradas directamente para a fase de grupos, estão as portuguesas do Benfica e da Stuart, sendo que Turquel e Académica da Feira prescindiram da participação. A fase de grupos arranca a 11 de Novembro e as duas equipas mais bem classificadas de cada grupo avançam para os quartos-de-final, a duas mãos, a 23 de Março e 6 de Abril. A Final Four será a 27 e 28 de Abril.

Ronda de Qualificação (4 equipas)

• Fraga (Espanha) vs. Cronenberg (Alemanha) • 7.Out

• Remscheid (Alemanha) vs. Scandianese (Itália) • 7.Out

• Cronenberg (Alemanha) vs. Fraga (Espanha) • 21.Out

• Scandianese (Itália) vs. Remscheid (Alemanha) • 21.Out

Fase de Grupos (12 equipas)

5x Espanha: Gijón, Palau, Vila-Sana, Manlleu e Coruña

2x Portugal: Benfica, Stuart

1x Itália: Roller Matera

1x França: Coutras

1x Suíça: Vordemwald

2x Apurados da Ronda de Qualificação

A Taça WSE

Como no ano passado, a Taça WSE vai recebendo os relegados da Liga dos Campeões.

Em espera estão nove equipas, entre as quais Braga e um estreante Murches. A estas juntam-se as seis não apuradas da primeira fase de qualificação da Liga dos Campeões para uma Ronda de Qualificação, concentrada de 17 a 19 de Novembro, com 15 equipas divididas por cinco grupos. Os vencedores de cada grupo e os três melhores segundos, totalizando oito equipas, avançam para uns oitavos-de-final onde terão a concorrência das oito equipas relegadas da segunda fase de qualificação da Liga dos Campeões.

Os "oitavos" estão agendados para 16 de Dezembro e 20 de Janeiro, os quartos-de-final serão a 17 de Fevereiro e 16 de Março e a Final Four a 13 e 14 de Abril.

Ronda de Qualificação (15 equipas)

2x Portugal: Braga e Murches

2x Espanha: Voltregà, Alcoi

1x Itália: Monza

1x França: Lyon

2x Suíça: Genève, Wimmis

1x Alemanha: Cronenberg

6x Relegados da 1ª Fase de Qualificação da Liga dos Campeões

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny