«Deixar de estar no 'quase' e passar a vencer»

As palavras de ambição de Luís Querido reforçaram, no lançamento da nova temporada, a vontade de 'ganhar tudo' de Paulo Freitas. O técnico conta agora com um grupo alargado, num paradigma que já lhe valeu acabar com 'borregos' de leão ao peito.

«Deixar de estar no 'quase' e passar a vencer»

O Óquei de Barcelos apresentou a sua equipa e ambições à imprensa na passada quarta-feira. A equipa conta agora com 12 jogadores no plantel principal. As ambições são de vitória.

O mercado em Barcelos levou "apenas" André Centeno, para o Tomar, numa saída colmatada directamente, nas suas características defensivas, pelo campeão nacional Poka.

Para alargar o lote de opções de Paulo Freitas, chegam, de além-fronteiras, o francês Leo Savreux, campeão pelo Saint-Omer, e o argentino Santi Chambella, que embarcou para Monza depois de conquistar o Campeonato do Mundo de Sub-19. E haverá a registar o regresso do "mago" Dario Giménez, ausente por muito tempo na última época por lesão

A equipa principal barcelense inicia assim os trabalhos com 12 jogadores. Um plantel alargado, num paradigma que Paulo Freitas teve no Sporting, primeiro criticado e, depois de redundar em conquistas, copiado.

Deixando um legado de conquistas nos leões que será difícil de igualar, Paulo Freitas descansou pouco mais do que esse Verão de 2022. Assumiu o comando técnico do Óquei de Barcelos logo após uma participação "cinzenta" dos "galos" na Elite Cup e partiu para o terceiro lugar na fase regular (e final) no Campeonato Placard e honras de semifinalista na Taça de Portugal depois de ser afastado pelo Sporting nas meias-finais das duas competições. Na Liga dos Campeões, foi afastado pelo Barcelona nos quartos-de-final, mas vendendo cara a derrota, forçando mesmo prolongamento.

Óquei de Barcelos procurará repetir títulos no Elite Cup (2021), Campeonato Nacional (que venceu em 1993, 1996 e 2001), Taça de Portugal (1992, 1993, 2003 e 2004) e Liga dos Campeões (1991).

Freitas estava apontado ao comando técnico do Benfica, mas a conquista do Campeonato Placard valeu a Nuno Resende o activar da opção por mais um ano. Um pouco como sucedera no Sporting de 2015, a renovar a confiança em Nuno Lopes depois da conquista da Taça CERS. Para o próximo defeso, em 2024, a direcção das águias aponta a uma "short list" de três nomes, e o nome de Paulo Freitas é um deles. Mas, e no desporto de forma acentuada, como o futuro está sempre envolto em muito nevoeiro, vale o presente. E o presente do treinador é o "Maior de Portugal".

Matador de "borregos" (longos hiatos sem triunfos) de verde-e-branco, Paulo Freitas procura pelo Óquei de Barcelos vencer o Campeonato Nacional 23 anos depois da última conquista barcelense, a Taça de Portugal 20 anos depois ou a Liga dos Campeões, 33 anos depois. Mas o primeiro desafio na nova temporada é a Elite Cup, que o barcelences venceram, na primeira edição oficial, em 2021, e Paulo Freitas, ainda no Sporting e oficiosamente, em 2018. A 15 de Setembro, nos quartos-de-final, o Óquei de Barcelos defronta a Oliveirense. O Campeonato Placard arranca a 30 de Setembro, com a recepção ao Murches, e, garantido o apuramento directo para a fase de grupos da Liga dos Campeões, a primeira jornada do desafio europeu está agendada para 30 de Novembro.

Ana Catarina na estrutura

Para além das novidades no plantel, merece particular destaque a apresentação de Ana Catarina Ferreira como integrante da estrutura técnica.

A internacional portuguesa, ex-jogadora do Sporting e actual jogadora do Gijón (tendo ganho tudo o que havia para ganhar na pretérita temporada), já tinha trabalhado com Paulo Freitas nos leões e volta a merecer a confiança do técnico, para a área de scouting. Será parte de uma aposta na definitiva implementação do alto rendimento no clube que Paulo Freitas agradeceu à direcção barcelense.

Óquei Clube de Barcelos 2023/24

Guarda-redes: Conti Acevedo*, Joka

Jogadores de pista: Alvarinho, Danilo Rampulla*, Dario Giménez*, Leo Savreux* (ex-Saint-Omer), Luís Querido, Miguel Rocha, Miguel Vieira, Poka (ex-Benfica), Santi Chambella* (ex-Monza), Zé Pedro

Treinador: Paulo Freitas

*não seleccionável

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny