Árbitro do Ano é Fernando Vasconcelos
Fernando Vasconcelos venceu o galardão de 'Árbitro do Ano' da temporada 2022/23. O árbitro minhoto, promovido em 2021 ao quadro principal, reclamou o lugar mais alto de um pódio que fica completo com Joaquim Pinto e Pedro Figueiredo.
Fernando Vasconcelos é o Árbitro do Ano da temporada 2022/23. O árbitro do Minho sucede aos portuenses Joaquim Pinto (2021/22) e Pedro Silva (2020/21).
Foi promovido ao quadro principal em 2021 e terminou logo no "top 5" em 2022. Na época finda, esteve sob os holofotes no terceiro jogo da final do Campeonato Placard, ao lado de Rui Leitão, com Miguel Afonso, do Conselho Directivo do Sporting a apontar pressões ao intervalo dessa partida. Mas vingou como o melhor da temporada.
Fernando Vasconcelos, que completou 41 anos em Junho último, esteve em apenas quatro partidas do play-off do Campeonato Placard (duas dos "quartos", uma das "meias" e uma na final) e não foi chamado a palcos como a Elite Cup Masculina ou as Supertaça António Livramento ou Feminina. Esteve na meia-final e final da Elite Cup Feminina e na meia-final da Taça de Portugal de Seniores Femininos, mas reclamará agora outros jogos mais mediáticos.
O "top 5" da temporada fica completo com Joaquim Pinto (Porto), Pedro Figueiredo (Minho), Pedro Silva (Porto) e João Catrapona (Alentejo), sendo que o árbitro de Lisboa mais bem classificado só surge na 10ª posição de Bruno Henriques.
Para a nova temporada, descem à Categoria Nacional "A" os árbitros Miguel Azevedo (Minho), Jorge Machado (Porto) e Pedro Sousa (Leiria) e são promovidos ao quadro principal, Categoria Nacional "A1", João Martins (Alentejo), José Martins (Lisboa), Paulo Gonçalves (Lisboa) e Miguel Matos (Porto). Este quadro contará com oito árbitros do Conselho Regional de Arbitragem do Porto, cinco de Lisboa e Minho, dois do Alentejo e Aveiro e um do Ribatejo.
Em relação à Categoria Internacional, mantêm-se os mesmos 12 árbitros da última temporada. A saber: Carlos Correia (Minho), João Catrapona (Alentejo), João Duarte (Lisboa), Joaquim Pinto (Porto), Miguel Guilherme (Lisboa), Paulo Almeida (Aveiro), Pedro Figueiredo (Minho), Pedro Silva (Porto), Porfírio Fernandes (Porto), Rui Torres (Minho), Silvia Coelho (Porto) e Teófilo Casimiro (Ribatejo).
Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023, 20h58