Taça Ibérica não sai da gaveta

A Taça Ibérica, anunciada em 2022, tarda em concretizar-se. Preconizada para colocar em confronto, já no arranque desta época, os campeões no masculino e feminino de Espanha e Portugal, está algures no fundo de uma gaveta...

Taça Ibérica não sai da gaveta

As "bases de competições" da federação espanhola, equivalentes ao Regulamento Geral português, anunciavam em 2022 a Taça Ibérica. E em 2023 voltam a citar a prova, que deveria ser a primeira oficial de cada época.

No entanto, a boa ideia, como tantas boas ideias no Hóquei em Patins, tarda em concretizar-se.

"A Taça Ibérica de Hóquei em Patins foi criada em conjunto com a Federação de Patinagem de Portugal, para ser disputada pelos campeões das ligas masculina e feminina das respectivas federações", informa-se.

"Esta Taça, que se realizará anualmente e alternadamente em Portugal e Espanha, será a primeira competição oficial da época. Para definir onde será disputada a primeira edição, será realizado um sorteio", é referido, sem que qualquer sorteio tenha sido realizado. E era inclusivamente desde logo avançada a edição inaugural.

"Na primeira edição, que será realizada em 2023, participarão os clubes campeões da Parlem OK Liga [masculina] e da OK Liga Iberdrola [feminina] da temporada 2022/2023", nota a federação espanhola sobre os seus representantes.

No entanto, em Espanha, já houve Supertaça feminina e, no próximo fim-de-semana, haverá Supertaça masculina. Em Portugal, a prova não é citada em qualquer regulamento e, ao que o HóqueiPT apurou, o Benfica, campeão no masculino e feminino, não foi contactado.

Conforme o regulamento espanhol, a edição de 2023 deveria colocar em confronto Benfica e Barcelona, no masculino, e Benfica e Gijón, no feminino. Dois jogos que prometiam.

A Taça Ibérica recupera uma prova que se disputou, com o reconhecimento do comité europeu, a duas mãos e apenas no masculino, em 1999, 2000 e 2001. O Barcelona venceu as três edições, as duas primeiras frente ao Porto e a terceira frente ao Óquei de Barcelos. E a prova deixou de ser disputada.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Julià e Reus prolongam ligação

Julià e Reus prolongam ligação

Marc Julià, apontado ao Barcelona no próximo defeso, prolongou a sua ligação com o Reus até 2027. O atacante de 29 anos, campeão da Europa pela Espanha, será um dos trunfos dos 'roginegre' nesta temporada e, aparentemente, nas próximas.