Fazias melhor? AP Lisboa promove Curso de Árbitros
A AP Lisboa promove em Outubro, com Luís Peixoto como patrono, um curso gratuito e aberto a todos (a partir dos 14 anos) para novos árbitros. Oportunidade para conhecer as regras, os desafios da arbitragem ou mostrar que é 'fácil' fazer melhor.
Os árbitros e a arbitragem são o elo mais fraco em qualquer desporto e, sem dúvida, no Hóquei em Patins. Sem qualquer protecção de outras instâncias, vetados a um regulamento muitas vezes obscuro para o mais comum dos adeptos, os árbitros são - regra geral - os "bodes expiatórios" na hora da derrota.
A recente Elite Cup, com revisão (e reversão) de muitas decisões com recurso a imagens vídeo, mostrou que os erros de julgamento são comuns, muitas vezes próprios da velocidade do jogo, tornando os árbitros um alvo fácil e, com pouco apoio, enveredar pela carreira mostra muita coragem e, acima de tudo, muita paixão pela modalidade.
E os árbitros, fundamentais para a realização de jogos, vão escasseando.
Curso promovido pelo Conselho de Arbitragem e de Ajuizamento da Associação de Patinagem de Lisboa decorre no mês de Outubro, é gratuito e aberto a todos a partir dos 14 anos.
Nesse sentido, o Conselho de Arbitragem e de Ajuizamento da Associação de Patinagem de Lisboa vai promover no mês de Outubro um Curso de Árbitros Estagiários, gratuito - com inscrições até 4 de Outubro - e aberto a todos a partir dos 14 anos. O curso tem a duração de apenas 42 horas, com módulos de três horas, a ministrar em 14 dias, dos dias 9 a 14 de Outubro, 16 a 20, e 24, 25 e dia 28, data do teste escrito de avaliação. Nos dias de semana, os blocos são dados das 20h às 23h e, ao sábado, das 10h às 13h.
O curso tem como patrono Luís Peixoto, ex-árbitro internacional e uma das figuras maiores da arbitragem nacional nos últimos anos, sendo que, actualmente, Lisboa conta com cinco árbitros no principal Quadro Nacional A1 - Miguel Guilherme e João Duarte, ambos internacionais, Bruno Henriques e os recém-promovidos Paulo Gonçalves e José Martins - e dois no Quadro Nacional A - Carlos Almeida e Gonçalo Pereira - tendo ainda 12 dos 34 árbitros do Quadro Nacional B.
O curso é, em primeira instância, uma excelente oportunidade para conhecer as novas regras (e todas as outras regras) e entender os ónus e bónus da Arbitragem na sua complicada, e muitas vezes impossível, missão de agradar a "gregos e troianos".
Provocatoriamente, para muitos, poderá ser também a oportunidade de ir além das críticas de bancada e mostrar que os corriqueiros "eu fazia melhor" ou "até a minha avó fazia melhor" (porque a avó também se pode inscrever) são mais do que palavras levadas pelo vento.
Para mais informações, consulte a notícia da Associação de Patinagem de Lisboa aqui. A ficha de inscrição pode ser preenchida e submetida aqui.
Jogador/Árbitro
Com este Curso de Árbitros Estagiários, a Associação de Patinagem de Lisboa promove o estatuto de "Jogador/Árbitro", numa aposta deliberada nos mais jovens, estimulando desde cedo uma relação diferente destes com a Arbitragem.
Dos 14 aos 23 anos é permitido que os atletas sejam também chamados a arbitrar, podendo colocar na balança das suas decisões o seu conhecimento do jogo, da mecânica de movimentos própria do Hóquei em Patins e afastando as habituais questões de que os árbitros "nunca jogaram" ou "nem sabem patinar".
Para os jovens jogadores, é uma oportunidade de ganhar conhecimento profundo das regras, de estar na modalidade noutra missão e, quem sabe, seguir mais tarde carreira na arbitragem com um conhecimento naturalmente mais consolidado de todas as vertentes do jogo.
Sábado, 23 de Setembro de 2023, 9h22