Tomar e Benfica discutem Supertaça
Quatro anos depois, a Supertaça volta a ser disputada por Campeão Nacional e Vencedor da Taça. Benfica e Tomar defrontam-se este sábado, com as águias a defenderem o troféu conquistado em 2022 e os tomarenses a procurarem um triunfo inédito.
Depois da Taça de Portugal em Abril e da Elite Cup no último fim-de-semana, o Pavilhão Municipal Cidade de Tomar recebe mais uma decisão em 2023. Tomar e Benfica discutem a Supertaça António Livramento este sábado, a partir das 15h.
Em confronto estão o Campeão Nacional e o Vencedor da Taça de Portugal, algo que não acontecia desde 2019, então com o duelo entre Porto e Oliveirense. Seguiram-se dois anos sem troféu entregue por a Taça de Portugal não ter chegado ao fim em virtude da CoViD-19 e, no ano passado, o Benfica chegava à discussão - e ganhava - como finalista vencedor da Taça, frente a um Porto que lograra a dobradinha.
O Benfica somou em 2022 a sua 8ª conquista, 10 anos após o último triunfo, na prova que homenageia a maior referência portuquesa da modalidade. No entanto, esta será já a 29ª presença das águias na decisão do troféu, que muitas vezes escapou para o principal rival no Hóquei em Patins. Em 38 edições, o Porto venceu 23, sendo que apenas outras três equipas reclamaram a conquista do troféu. O Óquei de Barcelos triunfou em quatro ocasiões, o Sporting em duas e o Valongo numa.
Benfica procura em Tomar o terceiro troféu nacional consecutivo, depois da conquista do Campeonato Placard no fecho da última época e da Elite Cup na abertura da presente temporada.
Em busca de um triunfo inédito, apresenta-se o Tomar, após se estrear na conquista de grandes troféus na "prova rainha". Mas esta será a segunda vez que está na decisão, depois de, como o Benfica em 2022, o Tomar ter sido finalista da Taça em 2017, em ano de dobradinha dos dragões. Então no Entroncamento, o Porto venceria por 7-3, marcando pelos tomarenses Paulo Passos e Hernâni Diniz, que bisou.
Dessa equipa do Tomar, treinada por Nuno Domingues, sobram apenas Pedro Martins e Xanoca. Curiosamente, ambos vestiram a camisola do Benfica nos escalões de formação, sendo que Xanoca está esta época de regresso à cidade templária" depois de ter partido para a Oliveirense em 2021.
Entre treinadores, Resende e Lopes procuram a sua segunda Supertaça. Resende venceu em 2022, ao passo que o técnico dos tomarenses reviverá um feliz encontro com o Benfica, depois de duelo em 2015. Então, à frente de outro Sporting, Nuno Lopes conquistaria, em Aljustrel, o troféu com uma vitória por 4-2.
Desse jogo, sobram nas águias Diogo Rafael (marcou um golo) e Carlos Nicolía. Pedro Henriques também estava no Benfica, mas cumpria castigo, ao passo que Tiago Rafael é agora adjunto e Valter Neves "team manager". Reforço do Tomar para esta temporada, André Centeno representava nesse ano o Sporting e foi titular e autor do primeiro golo dos leões.
Os mais bem classificados no apito
A Supertaça António Livramento terá transmissão televisiva pela Eleven e honras de arbitragem pelos dois árbitros mais bem classificados de 2023 e vencedores do galardão de "Árbitro do Ano" nas duas últimas temporadas.
Joaquim Pinto, galardoado em 2021/22, e Fernando Vasconcelos, em 2022/23, dirigem uma partida que, tal como os jogos da Elite Cup, deverá ter apoio às decisões do "vídeo-árbitro" no Sistema de Revisão Vídeo. O protocolo específico para a Supertaça não foi publicado, mas será de esperar que não divirja muito do adoptado há uma semana.
Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023, 20h13