Braga impõe 'falsa partida' ao campeão

O Braga impôs um empate ao campeão Benfica na surpresa da ronda inaugural do Campeonato Placard. Nos outros jogos adiados em virtude da Taça Continental, Porto e Valongo venceram, com destaque para Gonçalo Alves que assinou seis golos.

Braga impõe 'falsa partida' ao campeão

Depois de um primeiro dia de jogos sem surpresas, a jornada inaugural do Campeoanto Placard 2023/24 ficou concluída esta quinta-feira, com o campeão nacional Benfica a empatar em Braga.

A tripla participação portuguesa na Taça Continental obrigou a "partir" a primeira jornada do Campeonato Placard, ficando reservada para esta quinta-feira a primeira surpresa da prova.

A surpresa será apenas "meia surpresa", dado que o Braga como visitado tem tradicionalmente complicado a vida aos seus adversários. Mesmo que o adversário seja o campeão nacional.

A estrear as quinas ao peito ao fim de seis anos, o Benfica encontrou, como se esperava, um Braga de Tó Neves bem organizado defensivamente e a primeira parte não teve golos. No arranque da etapa complementar, Carlos Nicolia, que tem servido de "abre-latas" em alguns jogos mais "atados", inaugurou o marcador, mas o Braga não tardou a responder. Aos oito minutos, os bracarenses tinham mesmo virado o marcador, com o experiente reforço Jorge Silva a consumar a reviravolta depois de Pedro Mendes ter igualado de livre directo.

O Benfica, que já sentira algumas dificuldades frente ao Braga nos quartos-de-final da Elite Cup, foi atrás da igualdade, mas, repetidamente, apanhado na teia defensiva urdida por Tó Neves e com Nelson Filipe seguro entre os postes.

A oito minutos do final, o guardião seria batido por Diogo Rafael, seu companheiro na conquista do Europeu de 2016, para um empate que já não se desfaria até ao derradeiro apito, apesar de uma recta final de nervos. Braga - que não contou com Jotta, cedido pelas águias - e Benfica acabaram com nove faltas e Vítor Hugo não aproveitou uma grande penalidade.

Gonçalo Alves faz hat-trick... em cada parte

Em Famalicão, no embalo da conquista da Taça Continental, o Porto foi contundente, vencendo por 2-7 com Gonçalo Alves a destacar-se desde já na lista de melhores marcadores.

O atacante, e agora capitão, dos dragões assinou nada menos que seis golos, com um hat-trick em cada parte do jogo. Entre as outras 13 equipas (para além do Porto) do Campeonato Placard, só o Óquei de Barcelos marcou mais golos nesta primeira jornada.

Para além do Porto, só o Óquei de Barcelos marcou mais golos do que Gonçalo Alves na jornada inaugural.

Na primeira metade, Gonçalo assinou o seu hat-trick nos primeiros 15 minutos, com Juanjo López a reduzir - na altura, para 1-2 - de livre directo depois de azul a Hélder Nunes. Na segunda parte, o "outro" hat-trick de Gonçalo foi nos primeiros nove minutos, definitivamente "matando" o jogo. Roc Pujadas fez o sétimo dos dragões e Hugo Costa, de grande penalidade, fixou o resultado a poucos segundos do fim.

Valongo vence em casa

O Valongo venceu o Carvalhos por 3-1, com o recém-promovido a colocar algumas dificuldades à nova versão dos valonguenses.

Carlos Ramos inaugurou o marcador e Tiago Sanches fez o 2-0 ainda antes do descanso, mas Rúben Sousa reduziu para a equipa de Vítor Pereira com cinco minutos jogados na etapa complementar. A reacção esbarrou, no entanto, num azul a Pedro Cunha poucos instantes depois, com Carlos Ramos a encarregar-se de transformar o respectivo livre directo.

O Carvalhos, que, "no papel", é apontada como a equipa com menos argumentos neste Campeonato Placard, procurou reduzir, mas o Valongo controlou bem o que restava jogar, segurando importantes três pontos depois de uma Continental que, pela boa prestação, deixou um "amargo de boca" por uma pesada derrota frente ao Voltregà.

O vice-campeão europeu desloca-se este domingo à Luz, para defrontar o Benfica na derradeira partida da 2ª jornada, toda agendada para o fim-de-semana. Destaque para um sempre empolgante duelo entre Oliveirense e Óquei de Barcelos, este sábado, que servirá para aferir o momento das duas equipas que são apontadas como "outsiders" - mas consideradas candidatas - na corrida ao título.

1ª Jornada

• Juv. Pacense 0-5 Sporting • 30.Set

Tomar 6-1 Turquel • 30.Set

• Riba d'Ave 1-3 Oliveirense • 30.Set

Óquei de Barcelos 11-0 Murches • 30.Set

• Braga 2-2 Benfica • 5.Out

Valongo 3-1 Carvalhos • 5.Out

• Famalicense 2-7 Porto • 5.Out

Classificação

1º Óquei de Barcelos (3), 2º Tomar (3), 3º Sporting (3), 4º Porto (3), 5º Valongo (3), 6º Oliveirense (3), 7º Benfica (1), 8º Braga (1), 9º Carvalhos (0), 10º Riba d'Ave (0), 11º Famalicense (0), 12º Turquel (0), 13º Juv. Pacense (0), 14º Murches (0)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Tânia Paulo / SL Benfica
Turquel recebe decisão da Supertaça Feminina

Turquel recebe decisão da Supertaça Feminina

Turquel será o palco da decisão da Supertaça Feminina, que opõe o Benfica ao Académico da Feira a 15 de Outubro. As águias procuram a 10ª conquista consecutiva na prova.

Provas de valor luso

Provas de valor luso

O arranque da Eurockey Cup de Sub-17 saldou-se, para as equipas portuguesas, em três vitórias e um empate - da Oliveirense, detentora do troféu - frente a valorosos adversários. O Valongo, finalista em 2022, venceu o Barcelona.