Barcelona intromete-se na 'corrida' dos portugueses
Valongo, Sporting, Barcelona e Oliveirense estão nas meias-finais da Eurockey Cup de Sub-17. Os valonguenses defrontam os leões e a equipa de Oliveira de Azeméis joga o acesso à final com os blaugrana, que afastaram o Benfica.
Valongo, Sporting, Barcelona e Oliveirense carimbaram na manhã deste sábado a passagem às meias-finais da Eurockey Cup de Sub-17.
Os valonguenses defrontam os leões e o Barcelona disputa o outro lugar na final com a equipa de Oliveira de Azeméis, cabendo aos blaugrana evitar que, como nas últimas quatro edições, haja vencedor português.
As meias-finais - da prova mista, mas também da prova feminina - disputam-se ainda este sábado, na parte da tarde.
Reviravolta
O primeiro semi-finalista encontrado foi o Valongo, que afastou o Vila-Seca com uma vitória por 5-2. Mas a formação portuguesa foi obrigada a virar um desfavorável 0-2.
Desconfiava-se de um Vila-Seca goleado pelo Benfica, mas apontado como uma boa equipa. Já apurados, os catalães terão descurado a partida frente às águias quando se viram em desvantagem, já a pensar nos "quartos" do dia seguinte.
Frente ao Valongo, Jan Berent inaugurou o marcador ainda não estavam decorridos três minutos e, pouco depois, Yeray Roig tinha oportunidade soberana de ampliar, de grande penalidade, mas Martim Almeida ganharia o duelo. No entanto, Roig ampliaria mesmo, a sete minutos do intervalo.
O melhor que a equipa de Filipe Faria, vice-campeão da Europa de Sub-17 e campeão da Europa de Sub-19 como adjunto, conseguiria na primeira parte seria reduzir, por Martim Silva, ainda assim suficiente para alimentar a esperança de reviravolta.
Na etapa complementar, Tomás Santos igualou e Martim Silva consumou a reviravolta e, ainda que Tomás não aproveitasse um livre directo, o capitão Ricardo Azevedo fazia o 4-2 que, a seis minutos do final, seria determinante.
O Vila-Seca foi atrás do resultado, mas Martim Almeida foi mais uma vez preponderante, impondo-se em dois livres directos enquanto o tempo escoava. E, quando os catalães arriscaram tudo no último minuto, sem guarda-redes, Ricardo Azevedo bisou para o 5-2.
Sólido
O Sporting será o adversário do Valongo, depois de passar o Viareggio, num triunfo por 4-0 de um bloco muito sólido e com uma exibição madura.
A equipa italiana ainda não sabia o que era perder com portugueses [empatara com a Oliveirense] e teve oportunidade de se adiantar cedo, mas Elia Cardella não conseguiu transformar uma grande penalidade. E o Viareggio voltaria a "pecar", de livre directo, já depois de Rodrigo Costa ter assinado o tento que dava cor ao marcador ao intervalo.
Após o reatamento, Rodrigo Gonçalves "cavou o fosso" para dois golos de vantagem com três minutos decorridos e o Sporting de Daniel Santiago ficou confortável na gestão da partida, com uma exibição segura.
Rodrigo Costa faria o 3-0 a 11 minutos do fim, num contra-ataque rápido, frustrando desde logo qualquer aspiração que os italianos ainda tivessem a disputar o apuramento, e Guilherme Caetano, a poucos segundos do final, fixou o 4-0 de livre directo.
"Partidazo"
O jogo entre Benfica e Barcelona fez corar de inveja a maioria das partidas dos principais campeonatos de Hóquei em Patins do Mundo.
Saíram as águias na frente, beneficiando de uma grande penalidade aos quatro minutos. João Maria Gatinho entrou para bater e Adrià Alvarez para tentar defender, levando a melhor o português.
O Barcelona assumiu o jogo e, aos seis minutos, chegaria ao empate, por Marc Orús. Menos de um minuto volvido, Miguel Matias ganhou grande penalidade, mas, desta feita, em novo duelo entre Gatinho e Alvarez, ganhou o guardião catalão. E, antes do meio da primeira parte, Quim Gabarró fez o 1-2. Era a primeira de várias cambalhotas no marcador.
Apesar dos blaugrana estarem por cima, mais incisivos, Martim Silva, num bom movimento na área faria o 2-2. Era um jogo bonito, digno de final. Tenso, "rasgadinho", emotivo.
O Benfica voltaria a adiantar-se a minuto e meio do intervalo, com Diogo Duarte a ser eficaz de livre directo depois de azul a Gabarró. Mas ainda sobraria tempo para deixar tudo igual para a segunda parte, com Marc Orús a bisar.
A segunda parte começou praticamente com as águias novamente na frente, com o oportuno Diogo Duarte a marcar, e a obrigar o Barcelona a ir atrás do resultado. Faltando golos, com mérito para os guarda-redes, a partida não devia nada a qualquer outra, seja qual for a categoria.
De bola parada, o campeão da Europa Quim Gabarró mostraria eficácia ao igualar a quatro na 10ª falta encarnada e a cinco, depois de azul a Martim Nunes e de Rodrigo Preciso ter colocado mais uma vez a equipa de Diogo Alves na frente. A sete minutos do fim, estava tudo como no início, mas com o Barcelona à beira da 10ª.
O Benfica era mais perigoso e conseguiria mesmo "arrancar" a falta que levaria Diogo Duarte para mais uma oportunidade de livre directo, com escasso minuto e meio para jogar. No entanto, seria minuto e meio fatal para as águias. No livre directo, o remate saiu ao ferro e, no ataque blaugrana, um remate de Marc Orús - a selar um hat-trick, tal como Gabarró - traía Nuno Emídio para o 5-6 que já não sofreria alterações.
Tranquilo
A fechar os quartos-de-final, a Oliveirense bateu o Valdagno por 7-0, marcando encontro com o Barcelona nas "meias".
Teoricamente com a missão "menos complicada" dos quartos-de-final, a Oliveirense tomou cedo conta do jogo, ainda que sem imprimir muita velocidade ou intensidade.
De forma quase natural, a vantagem portuguesa surgiu ainda não estavam cumpridos cinco minutos, por Rodrigo Morais. Santiago Honório ampliou e Tomás Almeida fez o 3-0 a três minutos e meio do intervalo.
Na segunda metade, os números do triunfo oliveirense foram paulatinamente aumentando, mesmo mantendo a sua baliza segura e inviolada.
Santiago Honório fez o quinto, de grande penalidade, Rodrigo Silva assinou o sexto e o sétimo foi de Simão Silva. Um passo firme na defesa do troféu conquistado em 2021 e 2022.
Todas as informações sobre os jogos na página de resultados da Eurockey Cup. Mais informações e imagens na página da Eurockey Cup.
Quartos-de-final (Misto)
• QF1 • Valongo 5-2 Vila-Seca • 7.out
• QF2 • Sporting 4-0 Viareggio • 7.out
• QF3 • Benfica 5-6 Barcelona • 7.out
• QF4 • Oliveirense 7-0 Valdagno • 7.out
Meias-finais (Misto)
• Valongo vs. Sporting • 7.out, 17h15
• Barcelona vs. Oliveirense • 7.out, 19h45
Meias-finais (Feminino)
• Espanha vs. HPR Team • 7.out, 16h
• Valdagno vs. Alcobendas • 7.out, 18h30
Horários dos jogos com horas locais.
Sábado, 7 de Outubro de 2023, 13h57