Reviravolta blaugrana num palco mítico
A OK Liga tem duas jornadas cumpridas e apenas Barcelona e Noia contam por vitórias os dois jogos disputados. Os blaugrana tiveram de se aplicar em Sant Hipòlit de Voltregà, onde mora um histórico de ambições renovadas.
A OK Liga tem um jogo em atraso entre Girona e Voltregà, mas ambos perderam o único jogo realizado e já não terão hipóteses de repetir o que apenas Noia - que venceu, por igual 4-2, Caldes e Lleida - e Barcelona conseguiram: vencer as duas primeiras partidas.
Na ronda inaugural, o Barcelona vencera o Reus por 6-3. Na segunda jornada, no passado domingo, a equipa de João Rodrigues disputou um outro Clássico.
A envolvência em Sant Hipòlit de Voltregà é única no panorama do Hóquei em Patins espanhol, com um ambiente capaz de rivalizar em fervor com os dos palcos portugueses. Mas com memória. No início da partida, Ignacio Alabart e Sergi Panadero foram muito aplaudidos. Alabart representou o Voltregà, cedido pelo Barcelona, de 2015 as 2017. Panadero nasceu na "rival" Vic, mas começou e cresceu no Voltregà até partir para os blaugrana em 2003.
Num pavilhão ainda engalanado da Taça Continental que ali decorrera e mostrara um Voltregà com mais argumentos do que nos últimos anos, o Barcelona tardou em impor-se.
Num "jogo grande", mas com apenas João Rodrigues como estrangeiro, o Voltregà de Lluis Teixidò jogou de igual para igual com o vigente campeão espanhol. Adiantou-se aos 12 minutos pelo capitão Eric Vargas, ampliou um minuto depois num "tiro" de Alex Rodriguez e chegou a um inesperado 3-0 a sete minutos e meio do intervalo, por Gerard Teixidò. Inesperado antes do apito inicial, mas sem surpreender para quem via o que se passava sobre os mosaicos da pista do mítico Victorià Oliveras de la Riva.
O Barcelona conseguiria reduzir por Sergi Llorca, a responder bem a uma assistência de Marc Grau, mas teria de esperar pela segunda parte para assumir definitivamente a partida e lograr a reviravolta.
Na etapa complementar, a estratégia de Edu Castro encostou completamente o Voltregà, com os "raides" de Ignacio Alabart e Pau Bargalló a desequilibrarem completamente a equipa adversária. Aos cinco minutos, Pau fazia o 3-2, num forte remate de meia distância. E, quatro minutos volvidos, o mesmo Pau servia Grau para a igualdade a três.
Os blaugrana dominavam e, apesar dos adeptos do Voltregà se mostrarem incansáveis, antevia-se reviravolta. A oito minutos e meio do fim, João Rodrigues regressou à pista para assumir a cobrança de uma grande penalidade e não falhou. E, minuto e meio depois, o capitão da selecção portuguesa assinava o 3-5, num remate de primeira sobre a esquerda a desfeitear Miquel Estrada.
O Voltregà, que soma três títulos de campeão europeu conquistados em 1966 (primeira edição), 1975 e 1976, não baixou os braços. De castigo máximo, Alex Rodriguez reduzia para tangencial 4-5, e os de Lluis Teixidó iam em busca do empate. Mas o Barcelona seguraria os três pontos.
O Barcelona volta à competição já na próxima sexta-feira, com a recepção ao Alcoi, ao passo que o Voltregà, noutro Clássico, jogará em Reus no sábado.
Quinta-feira, 12 de Outubro de 2023, 17h55