Mais duas 'copas' entre a praia e o castelo
Podia ser uma promoção turística de Calafell, mas é o reflexo do acordo entre aquele município catalão e a federação espanhola para a realização das Taças do Rei de 2024 e 2025, depois de ali também se ter realizado a de 2023.
Calafell recebeu em 2023 a realização da Taça do Rei. E voltará a receber a prova em 2024 e 2025, num acordo com o município anunciado pela federação espanhola esta segunda-feira.
É um acordo que garante sede para a realização das duas próximas edições de uma prova que se começou a disputar em 1944. De 7 a 10 de Março de 2024, Calafell recebe, no polidesportivo municipal Joan Ortoll, a 80ª edição da Taça do Rei, há vários anos disputada em Final Eight pelos oito mais bem classificados no termo da primeira volta da fase regular da OK Liga. Esta época, a derradeira jornada da primeira metade do campeonato espanhol está agendada para 7 de Janeiro.
"Una platja i un castell" vinga como slogan turístico de Calafell, em alusão ao castelo da Santa Cruz ("de la Santa Creu") e à sua extensa praia.
A edição de 2024 será a 80ª da Taça do Rei, tendo havido 18 vencedores diferentes nas 79 edições anteriores. O Español venceu a primeira edição e, somando 11 títulos, mesmo estando há muito afastado dos palcos principais, é o segundo emblema mais titulado na prova, apenas atrás do Barcelona, que soma 25. Incluindo triunfos nas duas últimas edições.
Para além do Barcelona, entre os possíveis presentes na próxima edição, já venceram a Taça do Rei as equipas do Liceo (10 vezes), Reus (sete), Voltregà (cinco), Igualada (dois), Noia (dois) e Mataró (um).
A OK Liga tem, para já, cinco jornada disputadas, com o Barcelona a liderar, com quatro vitórias e um empate, seguido de um surpreendente Sant Just (em igualdade pontual com o Noia), já com três vitórias e um empate neste que é o seu ano de estreia na categoria máxima do Hóquei patinado espanhol.
Terça-feira, 31 de Outubro de 2023, 7h09