16 da fase de grupos da Champions definidos

Porto, Lleida, Calafell e Reus fecham o lote de 16 equipas que disputarão uma fase de grupos da Liga dos Campeões com um recorde de sete equipas portuguesas, cinco espanholas, três italianas e uma francesa. Conheça os supostos potes.

16 da fase de grupos da Champions definidos

Benfica, Sporting e Óquei de Barcelos (Portugal), Barcelona e Liceo (Espanha), Trissino e Lodi (Itália) e Saint-Omer (França) já estavam apurados directamente.

Este sábado, juntaram-se Oliveirense, Tomar e Valongo (Portugal) e Forte (Itália). E este domingo, no encerrar da 2ª fase de qualificação, Porto (Portugal), Lleida, Calafell e Reus (Espanha) venceram a sua derradeira partida e completam o elenco da fase de grupos da mais importante prova europeia.

São 16 as equipa a sorteio, sete de Portugal (um recorde), cinco de Espanha, três de Itália e uma de França.

A nova fórmula da prova promove que as melhores equipas tenham mais oportunidades de chegar à fase de grupos e, este ano, a fase dos derradeiros 16 só não terá, dos 16 mais bem classificados do ranking (que considera as participações europeias nas últimas três temporadas), o 7º e 9º, Sarzana e Noia, "eliminados" na 2ª fase de qualificação. Entram Tomar e Calafell, 18º e 19º.

Esta segunda-feira, a partir das 19h, as equipas serão distribuídas por quatro grupos para seis jornadas que, segundo o planeamento português terão lugar a 30 de Novembro, 14 de Dezembro, 11 e 25 de Janeiro e 8 e 29 de Fevereiro, em quintas-feiras europeias.

Para o sorteio, o regulamento publicado (desde Julho) no site do comité-técnico europeu prevê a constituição de quatro potes conforme o ranking, independentemente do momento de qualificação das equipas. Tal redundaria no seguinte alinhamento:

Pote 1: Porto (Portugal), Sporting (Portugal), Barcelona (Espanha), Oliveirense (Portugal)

Pote 2: Benfica (Portugal), Valongo (Portugal), Trissino (Itália), Liceo (Espanha)

Pote 3: Reus (Espanha), Lodi (Itália), Lleida (Espanha), Óquei de Barcelos (Portugal)

Pote 4: Forte (Itália), Calafell (Espanha), Tomar (Portugal), Saint-Omer (França)

Cada grupo de quatro equipas contará com uma equipa de cada pote, sendo que a única restrição prevista é que não haja mais de duas equipas do mesmo país por grupo.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Oliveirense, Tomar, Forte e Valongo na fase de grupos

Oliveirense, Tomar, Forte e Valongo na fase de grupos

Com a segunda vitória em dois jogos, Oliveirense, Tomar, Forte e Valongo carimbaram já a presença na fase de grupos da Champions, relegando os campeões Igualada e Noia para a Taça WSE. Porto venceu, no regresso de Carlo Di Benedetto aos golos.