Benfica chega-se à frente, mas só por uma noite
O Benfica venceu nos Carvalhos e isolou-se à condição no topo da classificação, já sabendo que este domingo perderá a liderança. O Tomar, pela primeira vez, não ganhou. Mas, a perder por 1-4, conseguiu manter a invencibilidade.
O campeão nacional Benfica está na frente da classificação, mas será apenas por uma noite.
Com um empate na ronda inaugural, em Braga, o Benfica esteve no topo da tabela classificativa a 14 de Outubro, na 3ª jornada, mas apenas por cerca de duas horas. Em jogo iniciado às 15h, as águias venceram o Porto, mas, Sporting e Oliveirense voltariam ao topo no mesmo dia.
Este sábado, nos Carvalhos, o Benfica venceu por 3-5, num triunfo inesperadamente complicado. A equipa agora orientada por Ricardo Geitoeira já tinha dado boa conta de si a meio da semana, perdendo por 1-2 na recepção ao Famalicense, e agora complicou a vida ao Benfica.
Foi mesmo a equipa nortenha a marcar primeiro, aos 11 minutos, por Xavi Pinho, que representou as águias nos escalões de formação. Mas, logo na resposta, Carlos Nicolía igualou.
O argentino, apesar de ir anunciando uma "last dance" de águia ao peito, vai sendo determinante. O Benfica chegaria ao 1-4, com golos de Gonçalo Pinto, Lucas Ordoñez e Diogo Rafael, mas o Carvalhos reagiu e, com tentos de Albano Martinazzo e Rúben Sousa, ameaçou os três pontos da equipa de Nuno Resende. Dispondo de uma grande penalidade a dois minutos e meio do fim, Nicolia encerrou a discussão.
Com oito golos em oito jornadas, Carlos Nicolia é o melhor marcador do Benfica, somando mais dois golos que Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto.
Cai o percurso vitorioso, não a invencibilidade
À mesma hora, em Tomar, a equipa da casa regressava ao campeonato nacional só com vitórias. Mas, quiçá com excesso de confiança dos tomarenses, o Braga chegaria a uma vantagem de 0-3 aos 13 minutos.
Gonçalo Meira, de livre directo, e Vítor Hugo, a bisar, davam à equipa de Tó Neves uma inesperada vantagem, no que parecia ser uma derrocada da equipa de Nuno Lopes. André Centeno reduziu, mas Gonçalo Meira repunha os três golos de diferença antes do intervalo.
Na etapa complementar, viu-se um Tomar mais parecido com o de 11 vitórias (cinco para o campeonato e seis para a Champions) consecutivas. O capitão Pedro Martins fez o 2-4 aos três minutos e o 3-4 aos 13, relançando completamente a discussão dos pontos em disputa.
Tomar já não tem só vitórias, mas mantém-se como a única equipa sem derrotas no presente campeonato nacional.
Guilherme Silva falhou o empate de grande penalidade (e teve a recarga anulada por bola alta), mas - com o Tomar a não conseguir forçar a 10ª falta bracarense, com nove nos últimos 10 minutos - seria mesmo "Gui" a ditar a divisão de pontos. A um minuto do final, recuperou a bola, combinou com Filipe Almeida, e rematou - fortíssimo - para o 4-4 que seria final, "salvando-se" a invencibilidade.
O Tomar, que disputou duas fases de qualificação na Champions, tem ainda dois jogos em atraso. Cumpre o primeiro no dia 15, em Paços de Ferreira, e o segundo uma semana depois, em Famalicão. Pelo meio, defronta, no sábado, o Benfica na Luz.
Para o Braga, o empate não é suficiente para deixar a zona de despromoção, dado que o Famalicense venceu em Riba d'Ave, no dérbi de Famalicão, por expressivos 0-6.
Famalicense goleia no dérbi
Foi uma vitória categórica, num dérbi famalicense no Parque das Tílias que se antevia mais equilibrado no seu desfecho final. Mas virou aos três, acabou aos seis.
Os golos do Famalicense, que vinha de uma vitória difícil - e tangencial - nos Carvalhos, foram distribuídos por seis jogadores, com Afonso Lima a inaugurar o marcador aos 10 minutos e Diogo Casanova a fechar as contas a seis do final.
O Famalicense sobe ao 7º lugar, em igualdade pontual com a Juventude Pacense, ao passo que o Riba d'Ave continua penúltimo, com apenas três pontos somados.
Oliveirense e Sporting em busca da liderança
Este domingo, realizam-se os restantes quatro jogos da 8ª jornada, com destaque para um duelo de candidatos à liderança em Oliveira de Azeméis, entre Oliveirense e Sporting, "empatados" no topo da classificação com 18 pontos à entrada da ronda.
Para o campeonato, o Sporting não vence em Oliveira de Azeméis desde 2020, quando levou a melhor por 3-4. Seguiu-se uma vitória da OIiveirense, em 2021, por 3-1. Depois, houve mais dois embates, ambos saldados por empates, a dois em 2021/22 e a um na pretérita temporada.
Agora, quem ganhar, assume a liderança. Em caso de empate, fica o Sporting na frente.
8ª Jornada
• Carvalhos 3-5 Benfica • 11.Nov
• Tomar 4-4 Braga • 11.Nov
• Riba d'Ave 0-6 Famalicense • 11.Nov
• Murches vs. Valongo • 12.Nov, 16h • João Martins e Bruno Henriques
• Oliveirense vs. Sporting • 12.Nov, 18h • Manuel Oliveira e Sílvia Coelho
• Óquei de Barcelos vs. Juv. Pacense • 12.Nov, 18h • Paulo Almeida e Miguel Matos
• Turquel vs. Porto • 12.Nov, 18h30 • Teófilo Casimiro e Pedro Miguel Sousa
Classificação
1º Benfica (19), 2º Sporting* (18), 3º Oliveirense* (18), 4º Tomar** (16), 5º Porto* (15), 6º Óquei de Barcelos* (13), 7º Famalicense* (9), 8º Juv. Pacense** (9), 9º Valongo* (7), 10º Turquel* (7), 11º Murches* (6), 12º Braga (6), 13º Riba d'Ave (3), 14º Carvalhos (0)
*menos um jogo, **menos dois jogos
Sábado, 11 de Novembro de 2023, 23h15