Hugo Azevedo lidera Sub-17 portugueses

Depois de nove anos e oito europeus, Nuno Ferrão deixa a selecção portuguesa de Sub-17. Hugo Azevedo, treinador do Juventude Pacense, é o escolhido para a sucessão e para tentar evitar um inédito 'hexa' espanhol.

Hugo Azevedo lidera Sub-17 portugueses

Hugo Azevedo foi anunciado como novo seleccionador nacional de Sub-17 pela Federação de Patinagem de Portugal. O treinador de 40 anos, que acumulará funções com as que desempenha actualmente no Juventude Pacense, é uma aposta inusitada num técnico com trabalho feito na categoria máxima do Hóquei em Patins nacional. Sucede a Nuno Ferrão com a missão de evitar um sexto título consecutivo para "La Roja", que seria um feito inédito.

A Espanha já tinha conseguido cinco títulos de 1993 a 1997, período em que a Espanha ultrapassou Portugal em número de títulos para não mais ficar para trás. Agora, "La Roja" soma 22 contra 14 de Portugal, as duas selecções que lograram conquistas depois de 2014.

Depois de um título italiano em terras gaulesas em 2014, Portugal seria campeão em casa em 2015, no Luso, tal como a Espanha em 2016, em Mieres. Em Itália, Portugal venceu em 2017, em Fanano, seguindo-se novo título espanhol em 2018, em Correggio. Seria o primeiro da corrente série de cinco títulos, vencendo também em Torres Vedras (2019), Paredes (2021), Sant Sadurní d'Anoia (2022) e Correggio (2023).

Contra o hexa, Hugo Azevedo

Formado no Riba d'Ave, Hugo Azevedo rumou a Valongo em 2006 e por ali jogou até regressar ao Parque das Tílias em 2016, sendo apenas excepção a temporada de 2008/09, em que representou o Óquei de Barcelos. Pelo Valongo, viveu as históricas conquistas do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal em 2014, mas também os títulos de Sub-13 e Sub-15 nos seus primeiros passos como treinador.

A garra que mostra no banco e que transmite aos seus jogadores é uma característica reconhecida de Hugo Azevedo.
A garra que mostra no banco e que transmite aos seus jogadores é uma característica reconhecida de Hugo Azevedo.

Hugo Azevedo mostrava uma capacidade inata para conquistar os seus jogadores, para os colocar ao serviço do colectivo com disponibilidade máxima. E, quando, de regresso ao Riba d'Ave, foi preciso um treinador, Hugo Azevedo foi o escolhido. Como treinador-jogador, desceu, mas voltou a subir. Desceu administrativamente, mas voltou a subir, e deixou as bases para três anos consecutivos na I Divisão.

Em 2020, foi chamado para o Braga, onde se dedicaria exclusivamente ao treino, depois de colocar ponto final na carreira de jogador. Mas os resultados tardaram mais do que os bracarenses ambicionavam e só cumpriu meia época. Nessa mesma temporada, rumou ao Juventude Pacense, começando a lançar as bases - sempre com a aposta em jovens valores, muito deles internacionais - para o momento histórico vivido pelos pacenses no final da passada temporada, com a subida à categoria máxima.

Para esta época de estreia no principal campeonato nacional, teve não um, mas dois duros revés na preparação, com a perda de Tomás Pereira para o Liceo e de Gonçalo Neto para o Tomar. Ainda assim, na sempre complicada missão de uma equipa recém-promovida, o Juventude Pacense soma 12 pontos em 14 jornadas, ocupando o 10º lugar. Apenas um ponto acima da linha de água, mas acima da linha de água...

Ferrão, DTN a tempo inteiro

Director-Técnico Nacional (DTN) desde Dezembro de 2018 (quando Luís Sénica assumiu a presidência da Federação de Patinagem de Portugal), Nuno Ferrão estará agora em exclusivo nessas funções.

Seleccionador nacional de Sub-17 em oito europeus, Nuno Ferrão conduziu a selecção das quinas aos títulos de 2015 (na estreia) e 2017, sagrando-se vice-campeão nas restantes seis edições, sempre com título espanhol. Despede-se do cargo com um ingrato e inédito "penta-vice-campeonato".

Ainda antes de ser nomeado DTN, Ferrão esteve à frente da selecção júnior no Europeu de 2018, logrando o bronze em Viana do Castelo, naquele que foi o único título continental que escapou a Portugal no escalão nas últimas oito edições. Já como DTN, nos outros escalões que não Sub-17, há, para já, a assinalar a conquista do Campeonato do Mundo Seniores Masculinos (2019) e de dois Campeonatos da Europa de Sub-19 (2021 e 2023) e de um Campeonato da Europa de Sub-17 Femininos (2023) em 14 competições disputadas pelas diferentes selecções nacionais.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Oito convidados para a festa de Montreux

Oito convidados para a festa de Montreux

A Taça das Nações celebra nesta Páscoa o seu centenário. Para a 'festa', também de preparação para o Campeonato do Mundo, o anfitrião Montreux tem como convidados os seis mais bem classificados do Mundial de San Juan e a Suíça.