Pan-Americano vai a jogo em Bogotá
Bogotá recebe de 4 a 10 de Março o Pan-Americano de selecções. Também com a qualificação para o Mundial em jogo, seis países lutam pelos títulos continentais de seniores masculinos e seniores femininos, e cinco pelo de sub-19 masculinos.
Com os campeonatos do Mundo, que se disputam em Setembro em Itália, no horizonte, a World Skate America assumiu a organização dos necessários campeonatos Pan-Americanos, qualificatórios para os mundiais.
De 4 a 10 de Março, decorrem em Bogotá, na Colômbia, os Campeonatos Pan-Americanos de Selecções de Seniores Masculinos, Seniores Femininos e Sub-19 Masculinos, todos qualificatórios para os respectivos Campeonatos do Mundo, que decorrem em Setembro em Itália, e ainda o Campeonato Pan-Americano de Sub-19 Femininos.
As provas de seniores, no masculino e feminino, contarão com as mesmas seis selecções - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos e México - e o mesmo modelo competitivo. Será jogada uma primeira fase de todos-contra-todos, definindo a classificação desta fase os derradeiros jogos, que alinharão a classificação final. As finais, no domingo, dia 10, será jogada entre os dois mais bem classificados no fim da primeira fase.
Nos Sub-19 masculinos, também qualificatória para os World Skate Games, há cinco selecções, sendo o Brasil o ausente em relação às competições seniores.
Nos seniores masculinos, as selecções concorrem para três vagas no “palco principal” do Mundial, sendo já sabido que as quatro vagas europeias serão ocupadas por Espanha, Portugal, Itália e França e a vaga africana é para Angola.
Argentina é actual campeã do Mundo nas três categorias, e - confiando no talento que ainda não viajou (ou já regressou) para a Europa - viaja “poupada” para a Colômbia, com apenas nove atletas por selecção.
José Luis Páez deixa os craques europeus da selecção masculina para a mais competitiva Taça das Nações que se disputa já no final do mês. Jorge Castro, que sucedeu a Dario Giuliani, leva ainda assim quatro campeãs do Mundo (a sanjuanina Anabella Flores e as mendocinas Andrea Jara, Valentina Fernández, Julieta Fernández). Nos sub-19, Juan Manuel Garcés leva Juan Cruz Velázquez, o benjamim entre os campeões do Mundo de 2022, guarda-redes filho de Mariano Velazquez.
Já para os Sub-19 femininos, que não têm Campeonato do Mundo, há apenas as inscrições de Chile, Colômbia e México. Haverá campeonato a duas voltas, disputando os dois mais bem classificados a final.
Os jogos disputam-se no Coliseo FedePatin e Coliseo Corazonista e as entradas são gratuitas, excepto para o derradeiro dia de competição.
Domingo, 3 de Março de 2024, 10h17