Sporting só chegou ao intervalo, mas ainda a tempo
A perder por quatro golos sem resposta ao intervalo, o Sporting ainda 'chegou' a tempo de virar o marcador, vencendo em Murches por 5-8. Os leões estão agora a um ponto da liderança a dois, de Oliveirense e Porto.
Entre duas equipas sem vitórias nas últimas três jornadas, o Sporting (vindo de uma derrota e dois empates) venceu o Murches (a contas com cinco derrotas consecutivas) por 5-8. Um inusitado 4-0 para os cascalenses ao intervalo é revelador da incapacidade dos leões na primeira parte e da superação na segunda.
Sem Alejandro Dominguez, a dar instruções por telefone ao adjunto David Pereira, nem os castigados Ângelo Girão ou João Souto, e cabendo a Matias Platero ser o “não seleccionável” a ficar de fora, foi chamado o internacional português Sub-17 João Pina, mas o desenrolar do jogo não proporcionou a sua entrada em pista.
Logo no primeiro remate, o Murches marcou, por Paolo Dias. Rafa Bessa, titular, teve oportunidade de igualar, mas não foi eficaz de grande penalidade como seria Gonçalo Nunes, aos 12 minutos, elevando para 3-0 depois de ter antes marcado de meia distância.
Numa equipa muitas vezes associada ao Benfica, Gonçalo Nunes é um dos jogadores do Murches com passado de leão ao peito, como Rodrigo Vieira, Tomás Moreira, Rafael Lourenço ou Zé Costa. Ou até mesmo o treinador Hugo Lourenço, “Caleta”, que representou os leões entre 1999 e 2004.
Queixar-se-ia veementemente Caleta, a 10 minutos do intervalo, de uma alegada agressão de Ferran Font a João Maló, mas a dupla de arbitragem decidiu-se por um salomónico azul para cada um. Novo azul, três minutos depois, a Alessandro Verona, deu a oportunidade para Tomás Moreira mostrar o seu acerto de livre directo, ampliando para um 4-0 a roçar o escândalo.
Já nos derradeiros cinco minutos dos primeiros 25, Tomás veria também o azul, mas Gonzalo Romero não aproveitou. Rodrigo Vieira já tinha visto algumas bolas a beijarem os ferros da sua baliza, mas um Sporting cerimonioso, a optar muitas vezes por um passe a mais ainda não o tinha realmente colocado à prova. Com superioridade numérica, tudo mudou, e o guardião teve, enfim, de empenhar-se para segurar o nulo leonino até ao descanso, inclusive com novo duelo de grande penalidade com Rafa.
A vantagem de quatro golos ao intervalo não descansava o Murches. “Ainda falta muito tempo…”, desabafava Ricardo Leão, da equipa técnica cascalense. E, em pouco tempo, o jogo ficava relançado.
O Sporting entrou completamente transfigurado para a etapa complementar e de pontaria afinada. Em três minutos, Ferran Font de livre directo, Facundo Bridge assistido por Font e Gonzalo Romero de grande penalidade reduziam para a desvantagem mínima. “Nolo”, capitão dos leões nesta partida, festejava num forte abraço com Platero, respirando confiança.
Tardou o Sporting em voltar a marcar, só conseguindo a igualdade a nove minutos do final, com Bridge a bisar para o 4-4 na superioridade numérica depois de azul a Bernardo Ramalho.
Na 10ª falta leonina, os postes que tinham protegido Rodrigo na primeira parte, protegeram Zé Diogo, afastando o remate de Tomás Moreira. Ferran Font não conseguiu fazer melhor depois de azul a Rafa Lourenço, mas, novamente em superioridade, Toni Pérez colocava pela primeira vez a equipa orientada por David Pereira na frente do marcador a sete minutos e meio do derradeiro apito.
O Murches ainda conseguiria nova igualdade, já com menos de quatro minutos para jogar, com Gonçalo Nunes a transformar de livre directo, mas, no reatamento, Ferran Font rematou cruzado para o 5-6. E, logo a seguir, 23 segundos após a igualdade a cinco, o mesmo Font elevava para 5-7. A vitória já não escaparia, tendo ponto final num livre directo convertido por Romero.
O Sporting, em virtude da vitória do Porto sobre a líder Oliveirense, fica a apenas um ponto do topo da classificação, agora bipartida com os dragões. Na próxima jornada, em partida agendada para 23 de Março, os leões recebem a equipa de Oliveira de Azeméis, podendo já contar com Ângelo Girão e João Souto.
Antes desse embate para o Campeonato Placard, o Sporting tem compromisso para a Champions League, recebendo o Barcelona na próxima quinta-feira, e duelo para a Taça de Portugal com a mesma Oliveirense, mas no Pavilhão Dr. Salvador Machado, no dia 17.
Segunda-feira, 11 de Março de 2024, 21h