Argentina vence no Pan-Americano

A Argentina reclamou o título pan-americano em todas as competições qualificatórias para os Mundias: seniores femininos e masculinos e Sub-19 masculinos. Nos Sub-19 femininos, o Chile, vice-campeão nas outras provas, ergueu o troféu.

Argentina vence no Pan-Americano
Foto de capa: Luis Ramirez / Fedepatin

O rival sul-americano Chile vendeu caras as derrotas nas finais, mas a Argentina - que detém uma tripla coroa mundial - conquistou os três títulos pan-americanos nas provas qualificatórias para os campeonatos do Mundo que decorrerão em Setembro, em Itália.

Nos campeonatos que decorreram em Bogotá, na Colômbia, o grande destaque foi para o bronze conseguido pelos Estados Unidos nos Seniores Masculinos, que vale a presença dos americanos no quadro competitivo principal do respectivo Campeonato do Mundo.

Na final, a Argentina venceu por 3-2 o Chile, que na primeira fase vencera a albiceleste por igual resultado. Sem os craques europeus, Renzo de la Reta foi o herói das selecção de Jose Luis Paez, assinando os três golos argentinos quando apenas marcara dois golos nos primeiros dois jogos. Nos chilenos, Benjamin Diaz e Felipe Marquez, ambos com experiência europeia, terminaram como melhores marcadores da competição, com 11 golos conseguidos por cada.

Nos Seniores Femininos, a vitória argentina também foi tangencial, valendo o golo solitário de Julieta Martin. Foi o corolário de uma prova quase perfeita das pupilas de Jorge Castro, que sofreram apenas três golos nos seis jogos disputados, todos na vitória por 6-3 da primeira fase frente a este mesmo Chile.

A campeã Julieta Fernandez, que na Europa representou o Gijón (foi campeã europeia em 2018) e o Vila-Sana, somou 17 golos, só não tendo marcado na final. Maca Ramos, chilena do Tojal, também só ficou em branco na derradeira partida (como as compatriotas Javiera Valdés e Martina Venegas ou as argentinas Micaela Escudero e Martina Sad), totalizando nove tentos.

Nos Sub-19 masculinos, o título argentino foi garantido pelos de Juan Manuel Garcés por uma vitória por 2-0, com golos de Santiago Manrique e Valentino Marzonetto. Marzonetto foi mesmo o goleador da prova, com 11 golos, tendo marcado em cinco das seis partidas disputadas. Próximo ficou o chileno Camilo Espinoza, com 10 golos, seis deles conseguidos logo na primeira partida no triunfo por 19-2 - o mais dilatado de todas as partidas disputadas em Bogotá - sobre o México.

O Chile, que vencera as três provas disputadas no Pan-Americano de 2021, teve de contentar-se com o troféu na inédita competição de Sub-19 Femininos. Não sendo qualificatório, a Argentina (e outras) abdicaram da participação e as chilenas venceram na final a Colômbia por 5-3. Florencia Lara foi a mais certeira, fazendo render os seis golos conseguidos logo na ronda inaugural para um totalizou de nove em cinco partidas.

As classificações finais das diferentes competições ficaram assim ordenadas:

Sub-19 Femininos

Classificação final: 1º Chile, 2º Colômbia, 3º México

Sub-19 Masculinos

Classificação final: 1º Argentina, 2º Chile, 3º Colômbia, 4º Estados Unidos, 5º México

Seniores Femininos

Classificação final: 1º Argentina, 2º Chile, 3º Colômbia, 4º Brasil, 5º México, 6º Estados Unidos

Seniores Masculinos

Classificação final: 1º Argentina¹, 2º Chile¹, 3º Estados Unidos¹, 4º Colômbia², 5º Brasil³, 6º México³

(¹) qualificado para Campeonato do Mundo, (²) Taça Intercontinental, (³) Taça Challenger

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Benfica resolve cedo n'Aldeia

Benfica resolve cedo n'Aldeia

Com três golos em pouco mais de dois minutos contados, o Benfica arrumou cedo a questão do vencedor na visita a Turquel e, com a quarta vitória consecutiva, mantém-se na perseguição ao trio da frente. Está agora a cinco pontos do topo.

Sporting só chegou ao intervalo, mas ainda a tempo

Sporting só chegou ao intervalo, mas ainda a tempo

A perder por quatro golos sem resposta ao intervalo, o Sporting ainda 'chegou' a tempo de virar o marcador, vencendo em Murches por 5-8. Os leões estão agora a um ponto da liderança a dois, de Oliveirense e Porto.