A decisão da Coppa

Decide-se este fim-de-semana, em Forte dei Marmi, a 54ª Coppa Italia. Forte e Lodi disputam uma meia-final, Trissino e Follonica, com vários portugueses, a outra. A equipa que esta época está às ordens de Tiago Sousa defende o troféu.

A decisão da Coppa

A Final Four da Coppa Italia, a Taça de Itália, realiza-se este fim-de-semana em Forte dei Marmi.

Na sua 54ª edição, o evento consagrará uma formação já antes vencedora, mas, seja ela qual for, continuará longe dos 20 troféus conseguidos pelo Novara, o último dos quais no já distante ano de 2002.

Quem está mais próximo, é o Follonica, com nove triunfos e nova oportunidade de chegar à dezena depois de ter vencido pela última vez em 2018. E o técnico português Sérgio Silva também sabe o que é vencer a Coppa.

Como jogador, Sérgio Silva venceu a Taça italiana em quatro ocasiões. Duas vezes por este mesmo Follonica, com o qual se sagrou também campeão europeu, em 2006 e 2007, numa série de seis triunfos consecutivos do emblema toscano. Voltaria a vencer em 2013, com o Valdagno de Pedro Gil e Carlos Nicolia, e em 2015, com o Breganze de Jordi Adroher, orientado por Guillem Cabestany.

Nas meias-finais, o Follonica defronta agora o Trissino de influência portuguesa, detentor do troféu e ainda invicto nas competições nacionais esta época.

A equipa agora orientada por Tiago Sousa vencera um primeiro título em 1974 e voltou a vencer na pretérita temporada, com Alessandro Bertolucci ao leme. Tiago conta com os portugueses João Pinto e Diogo Neves e ainda os ex-Porto Giulio Cocco e Reinaldo Garcia.

Na outra meia-final, defrontam-se Forte e Lodi. O anfitrião lidera a fase regular e, com o anúncio do fim do investimento de Attilio Bindi, procura capitalizar em troféus o excelente plantel que (ainda) tem.

O Forte só ganhou a Taça de Itália numa ocasião, em 2017, apesar de ter regressado à final em 2018, perdendo com o Follonica na pista deste, e em 2021 e 2022, derrotado por Lodi e Sarzana no seu PalaForte, que agora volta a ser sede da decisão.

O troféu conquistado pelo Lodi, em Forte dei Marmi, em 2021, foi o quarto dos “giallorossi”, tendo voltado a estar na mais desejada partida na pretérita temporada. Perderia para um dominador Trissino apenas nas grandes penalidades, já com um plantel enfraquecido, mas superiormente dirigido por “Gigi” Bresciani. Na presente edição, o Lodi chega à Final Four como 6º da Serie A1 e protagonista da única vitória de um forasteiro nos quartos-de-final, ao vencer o Sarzana no “Vecchio Mercato”.

Meias-finais

• MF1 • Forte vs. Lodi • 23.Mar • 21h

• MF2 • Trissino vs. Follonica • 23.Mar • 15h

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 24.Mar • 21h

Horários das partidas na hora local (menos uma hora em Portugal continental)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny