Nascidos a 14 de Fevereiro

A romântica data de nascimento que Xavi Cardoso e Gonçalo Pinto partilham daria um filme de Oliver Stone. Talvez não. Mas, em estreia na selecção absoluta, marcaram para desbloquear o primeiro jogo de Portugal na Taça das Nações.

Nascidos a 14 de Fevereiro

O primeiro jogo de Portugal na 69ª edição da Taça das Nações estava complicado. Paulo Freitas apostou num cinco com os "estreantes" Xavi Cardoso e Gonçalo Pinto e o golo tardou em aparecer. O técnico rodou toda a equipa, voltou a rodar e, enfim, a menos de quatro minutos do intervalo, Gonçalo fez o primeiro. Dois minutos volvidos, Xavi fez o segundo. Sorte de "principiante"? O percurso de ambos nega-o.

Xavier Cardoso e Gonçalo Pinto, são as principais novidades na selecção absoluta portuguesa, primeiras "marcas" do também estreante Paulo Freitas. Os dois jogadores têm em comum um memorável dia de nascimento, mas não só.

Xavi nasceu em 1995 e Gonçalo em 1997. Como muitos, tapados por uma geração de talentos, acabaram por demorar a surgir na selecção principal. Mas as quinas estão longe de lhe ser estranhas. Nos escalões jovens, quando as limitações etárias exigem renovação, sagraram-se campeões da Europa e do Mundo de Sub-20, ambos às ordens de Luís Duarte.

Xavi Cardoso.
Xavi Cardoso.

Xavi Cardoso venceu o Europeu júnior em 2014, depois de um ano antes ter vencido o Mundial na Colômbia, ao lado de, por exemplo, Hélder Nunes. Também com Hélder, venceria a entretanto extinta Taça Latina, em 2016. Gonçalo Pinto agarrou o ouro mundial em Vilanova i la Geltrù, em 2015. Um ano depois, foi o triunfo europeu, em Pully, numa Suíça que agora apadrinha a sua estreia na selecção principal.

Gonçalo não venceu a Latina quando participou em 2018, mas antes vencera um Europeu de Sub-17, em 2014, em Alcobendas. Uma conquista que escapou a Xavi, vice-campeão em 2010 e 2011, em Northampton e Genève.

Gonçalo Pinto.
Gonçalo Pinto.

Jogador da Oliveirense desde 2021, Xavi, de 29 anos, começou na Sanjoanense. Representou o Porto, que capitaneou nos escalões de formação, foi campeão nacional pelo Valongo em 2014 e chegou ao Benfica em 2018. Não vingou de águia ao peito, regressando à sua Sanjoanense para "renascer". É uma das figuras da equipa de Oliveira de Azeméis que tenta intrometer-se nas conquistas dos ditos "grandes".

Gonçalo Pinto, 27 anos feitos, está no Benfica desde 2008. Antes, quando não estava a marcar "enxurradas" de golos pelo Cascais, já andava pela Luz, brincando com stick e bola para lá da tabela, enquanto o pai, António Pinto, treinava os Sub-15 das águias. Em 2017/18 esteve em Itália, no Lodi de Nuno Resende. Regressou a Portugal e ganhou "calo" no Valongo, para voltar ao Benfica em 2019. Com Resende a chegar ao comando técnico dos encarnados em 2021, Gonçalo somou os minutos e o protagonismo que agora justificarão a chamada à selecção.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Eficácia de Carlo dita triunfo da França sobre Portugal

Eficácia de Carlo dita triunfo da França sobre Portugal

No fecho da 2ª jornada da fase de grupos da Taça das Nações, a França venceu Portugal por 6-5, com a eficácia de Carlo Di Benedetto a ser determinante. O atacante gaulês do Porto marcou quatro golos em cinco oportunidades de livre directo.

Argentina cumpre frente ao anfitrião

Argentina cumpre frente ao anfitrião

Apesar de perdulária e sem conseguir desequilibrar muitas vezes a barreira defensiva montada por Rui Cova, a Argentina levou de vencida o anfitrião Montreux. Está nas meias-finais, tal como Itália, ficando por decidir o vencedor do grupo.

Espanha vence Suíça

Espanha vence Suíça

Depois da boa exibição de Vizio frente a Portugal, foi a vez de Oberson complicar entre os postes helvéticos a missão da Espanha. Arnau Xaus, com um póquer, foi figura no segundo triunfo espanhol na prova.

Segunda vitória 'azzurra', apesar do empenho angolano

Segunda vitória 'azzurra', apesar do empenho angolano

Angola voltou a mostrar potencial para causar uma surpresa, mas a Itália impôs-se com um triunfo por 5-3. A selecção transalpina somou a segunda vitória em dois jogos.

Dos mais velhos e dos mais novos

Dos mais velhos e dos mais novos

Dois anos depois de San Juan, o 'top-5' Mundial afina estratégias, mostra novas armas e confirma apostas na Taça das Nações tendo em vista novo Campeonato do Mundo. A campeã Argentina tem a média etária mais alta, a França a mais baixa.