Poka em busca da Taça
Na Final Four que tem lugar este fim-de-semana em Barcelos, há uma figura comum às quatro equipas. Daniel Oliveira, 'Poka', representou os cinco emblemas com mais Taças ganhas, mas o troféu teima em escapar-lhe.
Numa Final Four da Taça de Portugal que reúne Porto, Oliveirense, Óquei de Barcelos e Benfica, quatro dos mais fortes e triunfadores clubes nacionais, uma autêntica Taça de vencedores de Taças, é fácil encontrar pontos comuns e velhos conhecidos.
São vários os protagonistas que já representaram dois dos emblemas que lutam pela 49ª Taça de Portugal. E há quem tenha representado três dos quatro semifinalistas.
Como Xavi Cardoso, que esteve no Porto na formação, representando também Benfica, ainda que por poucos meses, e agora Oliveirense. Miguel Rocha jogou, como sénior, por Oliveirense, Benfica e agora está no Óquei de Barcelos.
O plantel do Benfica é o único em que nenhum jogador representou um dos outros semifinalistas, mas o treinador Nuno Resende foi jogador do Óquei de Barcelos de 2006 a 2008, antes de regressar à Oliveirense, onde seria também jogador-treinador, conquistando as Taças de 2011 e 2012. Está no comando técnico das águias desde 2021 e, na sua terceira temporada de águia ao peito, a Taça de Portugal é a única prova nacional que lhe falta ganhar.
Mas, entre todas as figuras que estarão em Barcelos, só Daniel do Carmo Oliveira - Poka desde sempre no Hóquei em Patins -, representou os quatro clubes semifinalistas que estão na luta pelo troféu. Que teima em escapar ao internacional português.
No seu percurso desportivo, Poka representou Gulpilhares, Valongo, Oliveirense, Sporting, Porto e Benfica e, agora, desde o último defeso, representa o Óquei de Barcelos, num invejável "passaporte".
O seu currículo conta com as cinco equipas que lograram ganhar o Campeonato Nacional da I Divisão depois de 1973 e as cinco que ganharam a Taça de Portugal em mais do que uma edição nas 48 que a prova já teve. Sporting, Porto, Benfica e Óquei de Barcelos estão nos dois ilustres grupos. O Valongo ganhou o Campeonato. A Oliveirense ganhou (quatro) Taças.
No entanto, a poucos dias de completar 35 anos (será ainda antes de outra Final Four em que estará, a da Champions League), Poka ainda persegue uma conquista na Taça. Ganhou a Supertaça António Livramento por Sporting, Porto e Benfica, ganhou o Campeonato por Porto e Benfica, mas a "prova rainha" vai escapando...
Pela Oliveirense, em 2013/14, não foi além dos oitavos-de-final. Pelo Porto, só disputando a prova em 2018/19 em virtude da CoVid-19, ficou nos quartos-de-final. E já soma três finais, em 2015 pelo Sporting (perdeu com o Benfica), em 2018 com o Valongo (perdendo com o Porto) e em 2022 ao serviço do Benfica (derrotado pelo Porto).
Agora, nas meias-finais, o Óquei de Barcelos de Poka defronta o Benfica que deixou no último defeso. Os galos já venceram as águias no Municipal, para a Champions League, mas também já perderam com as águias no Municipal, para o Campeonato Placard. Este sábado, a partir das 16h30, há tira-teimas a valer um lugar na final.
Óquei de Barcelos e Benfica defrontaram-se 11 vezes para a Taça de Portugal, com um relativo equilíbrio de cinco vitórias barcelenses e seis das águias. Já em Barcelos, defrontaram-se em três ocasiões para a "prova rainha", vencendo sempre os da casa. Mas, em Final Four, em sete duelos, o Benfica venceu cinco.
Meias-finais
• MF1 • Porto vs. Oliveirense • 27.Abr, 12h
• MF2 • Benfica vs. Óquei de Barcelos • 27.Abr, 16h30
Final
• Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 28.Abr, 16h
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 9h39