Caleta e Murches seguem por caminhos diferentes

Ao cabo de três temporadas de sonho, da II Divisão às competições europeias, Hugo Lourenço deixará o banco do Murches. Mas ainda há dois jogos para garantir, pelo menos, a manutenção.

Caleta e Murches seguem por caminhos diferentes

No final da temporada são já certas as mudanças no comando técnico de Sporting, Turquel e Famalicense, com saídas anunciadas de Alejandro Dominguez, Guillem Pérez e Jorge Ferreira. E no Murches também haverá mudança de treinador.

Ao que foi possível apurar, a "separação" entre Hugo Lourenço ("Caleta") e o emblema do concelho de Cascais já está acordada, no que será o ponto final de três temporadas em que se escreveram as páginas mais bonitas da História do Murches.

Faltando as duas derradeiras jornadas da fase regular, com recepção do Tomar e deslocação a Riba d'Ave, o Murches está na luta pela manutenção, e esse será o foco de Caleta para o que resta da temporada, ainda que até a presença no play-off seja possível. "Fui o primeiro a subir o Murches, não quero ser o primeiro a descê-lo", foi dizendo o técnico de 42 anos ao longo da época.

Depois de ter dirigido os juvenis, juniores e equipa "B" do Benfica, Caleta deixou a formação das águias para assumir o ambicioso projecto do Murches em 2021, com um paradigma de aposta em jovens talentos que já tinha tido às suas ordens. Logo na primeira temporada, logrou uma inédita promoção - e como campeão nacional da II Divisão - à categoria máxima e, na época de estreia entre os maiores do Hóquei em Patins nacional, assegurou a manutenção.

Com um 9º lugar final, o Murches ganhou o direito a participar na Taça WSE, a segunda mais importante prova europeia, e não enjeitou a oportunidade de acrescentar um capítulo internacional à sua brilhante História recente. Venceu os três jogos da ronda de qualificação na Alemanha, incluindo frente ao então detentor do troféu, Voltregà. Ultrapassou o Diessbach, campeão suíço, nos oitavos-de-final. Nos quartos-de-final, logrou um empate em Itália, frente ao Follonica, mas acabaria por ceder em casa, por tangencial 2-3.

Sobrando agora duas "páginas" do Campeonato Placard, o Murches, representante único dos clubes da Linha de Cascais no principal campeonato português, é 11º classificado, um ponto acima da zona de descida. E Caleta quererá fechar este capítulo da melhor forma possível.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
FC Porto Sports
77º do Porto, 77º de Pinto da Costa

77º do Porto, 77º de Pinto da Costa

Pinto da Costa recebeu este domingo a Taça de Portugal, 77º troféu conquistado pela equipa principal de Hóquei em Patins, 42 anos depois do primeiro triunfo. O próximo deverá ser, pela primeira vez na História, entregue a outro presidente.

Michele Brunello
Forte e Trissino nas meias e o 'arrivederci' de Veludo

Forte e Trissino nas meias e o 'arrivederci' de Veludo

Dois jogos bastaram para Forte e Trissino garantirem a passagem às meias-finais da Serie A1. Em Forte dei Marmi, o Bassano ainda levou o jogo a prolongamento, mas não evitou o afastamento e o 'adeus' do guarda-redes Francisco Veludo.