Caleta e Murches seguem por caminhos diferentes
Ao cabo de três temporadas de sonho, da II Divisão às competições europeias, Hugo Lourenço deixará o banco do Murches. Mas ainda há dois jogos para garantir, pelo menos, a manutenção.
No final da temporada são já certas as mudanças no comando técnico de Sporting, Turquel e Famalicense, com saídas anunciadas de Alejandro Dominguez, Guillem Pérez e Jorge Ferreira. E no Murches também haverá mudança de treinador.
Ao que foi possível apurar, a "separação" entre Hugo Lourenço ("Caleta") e o emblema do concelho de Cascais já está acordada, no que será o ponto final de três temporadas em que se escreveram as páginas mais bonitas da História do Murches.
Faltando as duas derradeiras jornadas da fase regular, com recepção do Tomar e deslocação a Riba d'Ave, o Murches está na luta pela manutenção, e esse será o foco de Caleta para o que resta da temporada, ainda que até a presença no play-off seja possível. "Fui o primeiro a subir o Murches, não quero ser o primeiro a descê-lo", foi dizendo o técnico de 42 anos ao longo da época.
Depois de ter dirigido os juvenis, juniores e equipa "B" do Benfica, Caleta deixou a formação das águias para assumir o ambicioso projecto do Murches em 2021, com um paradigma de aposta em jovens talentos que já tinha tido às suas ordens. Logo na primeira temporada, logrou uma inédita promoção - e como campeão nacional da II Divisão - à categoria máxima e, na época de estreia entre os maiores do Hóquei em Patins nacional, assegurou a manutenção.
Com um 9º lugar final, o Murches ganhou o direito a participar na Taça WSE, a segunda mais importante prova europeia, e não enjeitou a oportunidade de acrescentar um capítulo internacional à sua brilhante História recente. Venceu os três jogos da ronda de qualificação na Alemanha, incluindo frente ao então detentor do troféu, Voltregà. Ultrapassou o Diessbach, campeão suíço, nos oitavos-de-final. Nos quartos-de-final, logrou um empate em Itália, frente ao Follonica, mas acabaria por ceder em casa, por tangencial 2-3.
Sobrando agora duas "páginas" do Campeonato Placard, o Murches, representante único dos clubes da Linha de Cascais no principal campeonato português, é 11º classificado, um ponto acima da zona de descida. E Caleta quererá fechar este capítulo da melhor forma possível.
Segunda-feira, 29 de Abril de 2024, 9h