Fecho de contas na fase regular

À entrada para a última ronda da fase regular, quatro equipas lutam pelos quatro primeiros lugares, sendo possível qualquer desfecho. Com lugar já certo estão três equipas, num play-off com uma vaga para quatro candidatos em igualdade pontual.

Fecho de contas na fase regular

Este sábado, termina a fase regular do Campeonato Placard. Definidas as três equipas despromovidas (Famalicense, Turquel e Carvalhos), as atenções viram-se em exclusivo para o quadro dos quartos-de-final do play-off. Três lugares estão reservados para Tomar (5º), Óquei de Barcelos (6º) e Valongo (7º), mas há luta a quatro pelos quatro primeiros lugares e disputa a quatro por uma última vaga.

Entre Porto (62 pontos), Oliveirense (61), Sporting (60) e Benfica (59), qualquer um pode ficar no pódio. E apenas é matematicamente certo que os dragões não terminarão em 4º.

As quatro equipas jogam fora. O Porto em Paços de Ferreira, a Oliveirense em Tomar, o Sporting em Barcelos e Benfica em Famalicão, com 81 combinações possíveis de resultados.

Antes de se pegar na calculadora, será importante referir que, em caso de igualdade pontual de duas equipas, o Porto tem vantagem sobre Sporting e Benfica, a Oliveirense tem vantagem sobre Porto, o Sporting tem vantagem sobre Oliveirense e o Benfica tem vantagem sobre Oliveirense e Sporting. Igualdade pontual a três, só será possível entre Porto, Oliveirense e Benfica, com 62 pontos, e, aí, as águias levam vantagem (nove pontos), seguidas dos dragões (seis) e da equipa de Oliveira de Azeméis (três).

Na topo da classificação à 25ª jornada, há 63% de combinações de resultados dos quatro da frente que mantêm o Porto líder. 27% sorriem à Oliveirense, 7% ao Sporting e apenas 2% (duas combinações entre 81) ao Benfica. Certo é apenas que o Porto fica nos três primeiros.

O Porto vence a fase regular, como nas duas primeiras temporadas com play-off após a pandemia (em 2020/21 e 2021/22), se:

- vencer;

- empatar e Oliveirense não vencer;

- perder e Oliveirense perder e Sporting não vencer.

A Oliveirense vence pela primeira vez a fase regular se:

- vencer e Porto não vencer;

- empatar, Porto perder, Sporting não vencer e Benfica não vencer.

Também uma vitória do Sporting seria inédita. Para isso terá de:

- vencer e Porto perder e Oliveirense não vencer.

O Benfica repete a vitória da pretérita temporada na fase regular se:

- vencer e Porto perder e Oliveirense empatar e Sporting não vencer.

Para além da vitória na fase regular, há mais em jogo. Por exemplo, o 2º lugar vale também "factor casa" nas meias-finais. E, com o decorrer das partidas, na evolução dos resultados e no passar dos minutos, será possível que os quatro mais fortes desta temporada comecem desde logo a pensar no adversário dos quartos-de-final.

Se o vencedor da fase regular tem de esperar pelo desfecho de outra luta, aquela pelo 8º lugar, já se sabe que ficar em 2º vale, nos quartos-de-final, duelo com o Valongo, o 3º terá pela frente o Óquei de Barcelos e o 4º medirá forças com o Tomar.

Pela última vaga no play-off

Porto, Oliveirense, Sporting, Benfica, Tomar, Óquei de Barcelos e Valongo vão repetir as presenças de 2020/21, 2021/22 e 2022/23. Juventude de Viana, em 2021, e Braga, em 2022 e 2023, completaram os oito do play-off para os quartos-de-final.

Agora, o Braga - passados os calafrios da luta pela manutenção - entra na última jornada no 8º lugar, mas em igualdade pontual (26 pontos) com Juventude Pacense, Riba d'Ave e Murches.

Na derradeira jornada, o Braga joga em Valongo, que já tem o 7º lugar certo, o Juventude Pacense recebe um Porto ainda na luta pela vitória nesta fase regular e Riba d'Ave e Murches defrontam-se, o que desde logo reduz as combinações possíveis de resultados entre estas quatro equipas de 81 para 27.

Nas 27 conjugações de resultados possíveis, 30% satisfazem o Braga, 26% convêm ao Juventude Pacense, 22% colocam o Riba d'Ave no play-off e, em 22% das combinações, o lugar é do Murches.

Num exercício em que se assume, realisticamente, que o Murches não vence por mais 10 golos que os bracarenses, o Braga de Tó Neves estará no play-off pela terceira vez consecutiva se:

- vencer e Juventude Pacense não vencer;

- vencer e Juventude Pacense vencer e Riba d'Ave não vencer;

- empatar e Juventude Pacense empatar e Riba d'Ave e Murches empatarem.

Em 9º, está o Juventude Pacense. No seu ano de estreia na categoria máxima, a equipa de Paços de Ferreira já garantiu a manutenção e pode mesmo entrar no play-off - seria a primeira equipa, depois do Tomar em 2021, a entrar vinda da II Divisão -, mas o último obstáculo é o Porto, líder da classificação e empenhado em confirmar o 1º lugar.

Os pacenses não podem perder frente aos dragões e dependem de outros resultados. A Juventude Pacense de Hugo Azevedo estreia-se no play-off se:

- vencer e Braga não vencer;

- empatar e Braga perder e Riba d'Ave e Murches empatarem.

Riba d'Ave e Murches, à escuta do que se passará em Valongo e Paços de Ferreira, têm confronto directo no Parque das Tílias em busca de uma estreia na segunda fase do Campeonato Placard. O lugar será do Riba d'Ave de Raúl Meca se:

- se vencer e Juventude Pacense não vencer.

Hugo Lourenço, depois da promoção, manutenção e estreia europeia, pode dar ainda mais brilho às suas três temporadas no Murches se lograr a presença no play-off. Consegui-lo-á se:

- vencer e Braga não vencer e Juventude Pacense não vencer;

- empatar e Braga não vencer e Juventude Pacense perder.

Desta luta, há também que ter em conta que, se as regras não mudarem, o 9º classificado terá, como prémio de consolação, o direito desportivo a participar nas competições europeias.

26ª Jornada

• Carvalhos vs. Turquel • 4.Mai, 18h

• Tomar vs. Oliveirense • 4.Mai, 18h

• Riba d'Ave vs. Murches • 4.Mai, 18h

• Óquei de Barcelos vs. Sporting • 4.Mai, 18h

• Juv. Pacense vs. Porto • 4.Mai, 18h

• Famalicense vs. Benfica • 4.Mai, 18h

• Valongo vs. Braga • 4.Mai, 18h

Classificação

1º Porto (62), 2º Oliveirense (61), 3º Sporting (60), 4º Benfica (59), 5º Tomar* (46), 6º Óquei de Barcelos* (41), 7º Valongo* (30), 8º Braga (26), 9º Juv. Pacense (26), 10º Riba d'Ave (26), 11º Murches (26), 12º Famalicense* (22), 13º Turquel* (17), 14º Carvalhos* (4)

* posição definitiva

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny