Porto vence fase regular, Riba d'Ave no play-off

Terminou a fase regular. O Porto venceu e defronta nos quartos-de-final o Riba d'Ave, que agarrou o 8º lugar, última vaga em aberto para o play-off. O Benfica subiu a 2º e - derrotados em Tomar e Barcelos - Oliveirense e Sporting são 3º e 4º.

Porto vence fase regular, Riba d'Ave no play-off

https://hoqueipt.com/redaccao/artigo/7368

Terminou a fase regular do Campeonato Placard. Para seis equipas, terminou desde já a época. Famalicense, Turquel e Carvalhos estarão na próxima temporada de regresso à II Divisão, ao passo que Braga, Juventude Pacense e Murches garantiram a continuidade no principal campeonato português.

Mantendo-se as regras, Braga, 9º classificado, conquistou - tal como o Riba d'Ave (se não passar os quartos-de-final) - o direito desportivo de disputar a Taça WSE, segunda mais importante prova europeia.

Na arrumação do quadro do play-off, o Porto garantiu a vitória na fase regular e vai defrontar o Riba d'Ave, que assegurou a última vaga na segunda fase do campeonato. Em 2º, o Benfica defrontará o Valongo, enquanto a Oliveirense (3º) terá pela frente o Óquei de Barcelos (7º) e o Sporting (4º) medirá forças com o Tomar (5º).

Emoção maior dos 2º ao 4º lugares

Ainda com muito em aberto, não houve grande emoção na luta pelo 1º lugar. O Porto começou cedo a vencer em Paços de Ferreira e terminou com uma clara vitória por 0-7, com hat-trick de Gonçalo Alves, sobre um Juventude de Pacense em ambiente de festa em virtude da manutenção assegurada na sua primeira presença na I Divisão.

Os pacenses ficavam cedo afastados da luta pelo 8º lugar, última vaga no play-off. Tal como o Braga, que em Valongo chegou ao intervalo a perder por 5-1. Houve reacção, mas os valonguenses venceram por 7-4, com João Almeida e Carlitos a marcarem três golos cada na despedida do guarda-redes internacional português, campeão da Europa em 2016 e do Mundo em 2019, Nélson Filipe.

A tal vaga que vale pelo menos mais dois jogos na temporada era assim discutida entre Riba d'Ave e Murches no Parque das Tílias. A equipa da casa vencia por 2-0 ao intervalo e parecia ter o apuramento na mão, mas a equipa de Cascais reduziu para 2-1 e depois para 3-2, com quatro minutos para jogar. E o empate servia ao Murches. Mas, no último minuto, depois de azul a Zé Costa, Rui Silva fez o 4-2 que acabava com a discussão.

Do 2º ao 3º lugar, houve várias mudanças ao longo das partidas iniciadas às 18h. O Benfica, que saiu da "pole" em 4º, cumpriu em Famalicão. Pablo Álvarez marcou na primeira parte e Roberto Di Benedetto por duas vezes na segunda para um 0-3 sobre um Famalicense já despromovido.

No entanto, em Tomar, a Oliveirense vencia ao intervalo por 0-1, com golo de Bruno Di Benedetto, e ia segurando o 2º lugar. Já em Barcelos, o Sporting perdia na ida para o descanso por 3-0, com Chambella a marcar e Miguel Rocha a bisar.

Na cidade dos Templários, os tomarenses viraram o jogo, e venceriam por 4-2 (com golos do aniversariante Filipe Almeida e de Lucas Honório, Xanoca e Guilherme Silva, marcando novamente Bruno para a Oliveirense), afastando a equipa de Oliveira de Azeméis do 2º lugar. E, na reacção, o Sporting chegava à igualdade a três - por Romero, Bessa e Bridge - e subia ao 3º lugar, por troca com a Oliveirense.

Perspectivavam-se novos embates entre Sporting e Óquei de Barcelos e entre Oliveirense e Tomar nos quartos-de-final. Mas um golo em Barcelos podia mudar tudo. À entrada do último minuto, Miguel Rocha não conseguiu converter o livre directo por azul a Romero que empurrava o Sporting para 4º. Mesmo em inferioridade, na 10ª falta barcelense, Ferran Font também não conseguiu marcar de livre directo, num golo que levaria o Sporting para 2º. E, com mais um, os galos trabalharam melhor no ataque que os leões na defesa e, quase sobre o apito, Miguel Rocha selou um hat-trick, baralhou e voltou a dar para os duelos dos quartos-de-final.

O play-off de discussão do título arranca a 18 e 19 de Maio, para quando estão previstos os primeiros jogos dos quartos-de-final, à melhor de três. Antes, Porto, Sporting, Oliveirense e Óquei de Barcelos disputam a Final Four da Liga Europeia no Pavilhão Rosa Mota a 11 e 12 de Maio

26ª Jornada

Carvalhos 3-2 Turquel • 4.Mai

Tomar 4-2 Oliveirense • 4.Mai

Riba d'Ave 4-2 Murches • 4.Mai

Óquei de Barcelos 4-3 Sporting • 4.Mai

• Juv. Pacense 0-7 Porto • 4.Mai

• Famalicense 0-3 Benfica • 4.Mai

Valongo 7-4 Braga • 4.Mai

Play-off

1º Porto (65), 2º Benfica (62), 3º Oliveirense (61), 4º Sporting (60), 5º Tomar (49), 6º Óquei de Barcelos (44), 7º Valongo (33), 8º Riba d'Ave (29),

Manutenção

9º Braga (26), 10º Juv. Pacense (26), 11º Murches (26)

Despromoção

12º Famalicense (22), 13º Turquel (17), 14º Carvalhos (7)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
ADSanjoanense - Hóquei em Patins
Sanjoanense de regresso à I Divisão

Sanjoanense de regresso à I Divisão

Dois anos depois, a Sanjoanense está de regresso à categoria máxima. Em Espinho, a equipa de Reinaldo Ventura somou a 21ª vitória consecutiva e alcança a promoção na Zona Norte com três jornadas por disputar.

As lições da eterna Adri

As lições da eterna Adri

'Maestra' de profissão, maestrina na pista, Adriana Gutiérrez é um exemplo. Em 2022, aos 37 anos, campeã mundial pela quinta vez, teve uma emotiva despedida da albiceleste. No domingo, ergueu a sua quarta Liga Europeia, a primeira do Fraga.