Pedro Nunes no Murches, de volta aos palcos principais

Pedro Nunes vai suceder a Caleta no comando do Murches. O técnico que ganhou tudo ao serviço do Benfica e que pegou no Vilafranquense a meio desta época, regressará à categoria máxima quase seis anos depois de ter deixado as águias.

Pedro Nunes no Murches, de volta aos palcos principais

Pedro Nunes está de regresso à categoria máxima do Hóquei em Patins nacional na próxima temporada. O técnico de 55 anos vai assumir o comando do Murches.

É um dos treinadores mais vencedores em actividade. Ao serviço do Benfica, Pedro Nunes ganhou duas vezes o Campeonato Nacional, duas vezes a Taça de Portugal e, internacionalmente, Liga Europeia, Taça Continental e Taça Intercontinental. Ao fim de cinco temporadas e meia, deixou os encarnados, em Dezembro de 2018.

Antes, o técnico iniciara-se como treinador no Santos da Venda Nova, ganhando alguma notoriedade ao serviço do Sintra. Treinou depois Portosantense, Candelária, Cascais e Paço de Arcos, assumindo a liderança do Benfica em 2013. Depois de deixar as águias, esteve longe do trabalho diário no banco.

Conduzira a selecção moçambicana no Mundial de 2019 (e venceu a Taça Intercontinental) e foi director desportivo do Parede, mas - estranhamente, perante provas dadas na função - mantinha-se afastado do cargo de treinador.

Em Novembro último, Pedro aceitou o desafio do Vilafranquense, que, em seis jornadas, somara uma vitória e cinco derrotas. Seguiram-se mais 17 partidas para a Zona Sul, com cinco vitórias, mas 12 derrotas que mantêm a equipa na zona de despromoção, em penúltimo. Curiosamente, com apenas menos um golo marcado que o líder Candelária - um claro exemplo de que a defesa ganha campeonatos - e mais goleador que quatro equipas.

A três jornadas do fim - com jogos frente a três emblemas que muito dizem a Pedro Nunes: Benfica ("B"), Parede e Sintra -, o Vilafranquense soma 18 pontos, a dois do Sintra e a três do Criar-T, primeira equipa acima da linha de água.

Capítulo Murches

Na I Divisão, Pedro Nunes vai liderar um Murches que procura afirmação, a consolidação na categoria máxima. Estreante na pretérita temporada, logrou a manutenção e o apuramento para as competições europeias. E, sempre às ordens de Hugo Lourenço ("Caleta"), voltou a garantir a permanência - mesmo depois de acordada a saída - entre os maiores do Hóquei em Patins nacional para uma terceira temporada depois de um 11º lugar.

Na passagem de testemunho, invertem-se papeis. Pedro Nunes foi treinador de Caleta no Sintra e no Paço de Arcos e trabalharam juntos no Benfica, quando Caleta era treinador nos escalões de formação. Cabe agora ao "mestre" dar continuidade ao trabalho do "pupilo" no agora apelidado "Melhor Campeonato do Mundo".

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
OK Summer Camp na sua 7ª edição

OK Summer Camp na sua 7ª edição

São férias, mas sem tirar o Hóquei em Patins da cabeça. O OK Summer Camp, de Jorge Ferreira e Tiago Pacheco, regressa em Julho, em Entre-Os-Rios, naquela que será já a sua 7ª edição.