Pedro Nunes no Murches, de volta aos palcos principais
Pedro Nunes vai suceder a Caleta no comando do Murches. O técnico que ganhou tudo ao serviço do Benfica e que pegou no Vilafranquense a meio desta época, regressará à categoria máxima quase seis anos depois de ter deixado as águias.
Pedro Nunes está de regresso à categoria máxima do Hóquei em Patins nacional na próxima temporada. O técnico de 55 anos vai assumir o comando do Murches.
É um dos treinadores mais vencedores em actividade. Ao serviço do Benfica, Pedro Nunes ganhou duas vezes o Campeonato Nacional, duas vezes a Taça de Portugal e, internacionalmente, Liga Europeia, Taça Continental e Taça Intercontinental. Ao fim de cinco temporadas e meia, deixou os encarnados, em Dezembro de 2018.
Antes, o técnico iniciara-se como treinador no Santos da Venda Nova, ganhando alguma notoriedade ao serviço do Sintra. Treinou depois Portosantense, Candelária, Cascais e Paço de Arcos, assumindo a liderança do Benfica em 2013. Depois de deixar as águias, esteve longe do trabalho diário no banco.
Conduzira a selecção moçambicana no Mundial de 2019 (e venceu a Taça Intercontinental) e foi director desportivo do Parede, mas - estranhamente, perante provas dadas na função - mantinha-se afastado do cargo de treinador.
Em Novembro último, Pedro aceitou o desafio do Vilafranquense, que, em seis jornadas, somara uma vitória e cinco derrotas. Seguiram-se mais 17 partidas para a Zona Sul, com cinco vitórias, mas 12 derrotas que mantêm a equipa na zona de despromoção, em penúltimo. Curiosamente, com apenas menos um golo marcado que o líder Candelária - um claro exemplo de que a defesa ganha campeonatos - e mais goleador que quatro equipas.
A três jornadas do fim - com jogos frente a três emblemas que muito dizem a Pedro Nunes: Benfica ("B"), Parede e Sintra -, o Vilafranquense soma 18 pontos, a dois do Sintra e a três do Criar-T, primeira equipa acima da linha de água.
Capítulo Murches
Na I Divisão, Pedro Nunes vai liderar um Murches que procura afirmação, a consolidação na categoria máxima. Estreante na pretérita temporada, logrou a manutenção e o apuramento para as competições europeias. E, sempre às ordens de Hugo Lourenço ("Caleta"), voltou a garantir a permanência - mesmo depois de acordada a saída - entre os maiores do Hóquei em Patins nacional para uma terceira temporada depois de um 11º lugar.
Na passagem de testemunho, invertem-se papeis. Pedro Nunes foi treinador de Caleta no Sintra e no Paço de Arcos e trabalharam juntos no Benfica, quando Caleta era treinador nos escalões de formação. Cabe agora ao "mestre" dar continuidade ao trabalho do "pupilo" no agora apelidado "Melhor Campeonato do Mundo".
Quinta-feira, 9 de Maio de 2024, 23h22