Decisão da Champions este fim-de-semana
É quase uma Taça de Portugal, mas o prémio é europeu. Porto, Sporting, Oliveirense e Óquei de Barcelos discutem, no Rosa Mota, a mais importante competição, a Champions League. Só com candidatos lusos, haverá 10ª vitória portuguesa.
Realiza-se, no próximo fim-de-semana, a Final Four da Champions League, a mais importante prova de clubes do Mundo.
Numa clara confirmação do valor das suas equipas, o campeonato português coloca quatro equipas nas quatro vagas, sendo desde já certo que haverá campeão português pela 10ª vez.
Será o 6º título luso nas últimas 11 edições concluídas, numa clara ruptura com a História da competição. Nas 46 primeiras edições, houve 40 títulos espanhóis e apenas quatro portugueses (e um italiano).
Será a segunda Final Four em português, depois de uma edição de 2021 com contornos muito próprios em virtude da pandemia. Agora, na corrida ao ceptro europeu estão Porto (campeão em 1986, 1990 e 2023), Sporting (campeão em 1977, 2019 e 2021), Óquei de Barcelos (campeão em 1991), e Oliveirense.
Dragões e leões reeditam as finais de 2019, no João Rocha, e 2021, no Luso, tendo ambas sido ganhas pelo Sporting. Os dragões defendem o título conquistado em 2023, em Viana, num "matar de borrego" que já ia em 43 anos.
Na segunda meia-final, defrontam-se Óquei de Barcelos e Oliveirense, num duelo inédito na competição. Os barcelenses estão de regresso à Final Four 20 anos depois da última presença e procurarão, pelo menos, voltar a estar na final, tendo ganho nova alma com a chegada de Rui Neto.
Para além de Porto e Sporting (em três ocasiões cada) e Óquei de Barcelos (uma vez), também o Benfica já ergueu o troféu europeu, tendo vencido em 2013 e 2016. Esta época, ficou pelos quartos-de-final.
Os oliveirenses buscam o seu primeiro troféu máximo, tendo chegado às finais de 2016 e 2017. Na última temporada, a equipa de Oliveira de Azeméis caiu nas meias-finais, frente ao Valongo, então orientado pelo agora treinador oliveirense Edo Bosch.
Edo conduziu o Valongo a duas finais europeias consecutivas e procura a terceira pela Oliveirense. No final da época, já se sabe, assumirá o comando técnico do Sporting, mas quererá deixar a sua marca na história do seu actual clube, como deixou nos valonguenses. Enquanto guarda-redes, pelo Porto, foi vice-campeão Europeu em sete ocasiões e agora já leva dois "vices" como treinador. O troféu teima em escapar.
Meias-finais
• MF1 • Sporting vs. Porto • 11.Mai, 12h
• MF2 • Óquei de Barcelos vs. Oliveirense • 11.Mai, 16h30
Final
• Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 12.Mai, 15h
Terça-feira, 7 de Maio de 2024, 12h35