Mudanças na Champions League e nova prova

Orlando Panza, chairman para o Hóquei em Patins da WSE, revelou em entrevista uma nova prova e mudanças no modelo da Champions League, que passará a ter apenas uma ronda de qualificação e uma fase de grupos com dois grupos de seis equipas.

Mudanças na Champions League e nova prova

Este fim-de-semana, termina a Champions League 2023/24, conhecendo-se no Pavilhão Rosa Mota o novo campeão europeu, que sucederá ao Porto. Certo é que será português, com os dragões a defenderem o troféu frente a Sporting, Oliveirense e Óquei de Barcelos.

Entretanto, há no horizonte mudanças previstas na principal prova europeia e também uma nova prova. Já para a próxima época.

Numa entrevista publicada no passado dia 3 de Maio no parceiro zerozero, Orlando Panza, chairman do comité-técnico de Hóquei em Patins da World Skate Europe, revelou as intenções de mudanças no modelo competitivo da Champions League e uma terceira prova europeia, a WSE Trophy.

No "imediatismo" do Hóquei em Patins, ainda não está disponível um documento que possa esclarecer várias questões. Quando, nos três principais campeonatos - de Portugal, Espanha e Itália -, as fases regulares já terminaram, até já há equipas de férias e vai sendo preparada a nova temporada, é do desconhecimento público, e de, pelo menos, muitos clubes, qual a prova em que poderão participar e quais as implicações financeiras das mesmas. Sendo que mesmo o "rulebook" publicado no início da última temporada com as regras competitivas, acabou por ser várias vezes ignorado ao longo das provas europeias.

Se calhar o campeão europeu passa a ter acesso directo, se calhar não. Ou, nas mentes mais perniciosas, poderá depender do campeão, abonando pouco para a transparência que isso possa vir a ser alterado e anunciado "a posteriori".

Nestas indefinições, por exemplo, o Riba d'Ave anunciou a qualificação, com o 8º lugar na fase regular, para a mais importante prova europeia, a Champions League, ainda que, nas regras vigentes na actual temporada, essa posição não lhe garantiria nem um lugar nas rondas de qualificação. Os ribadavenses corrigiriam mais tarde para anunciar a qualificação para a Taça WSE, mas, de facto, num modelo em permanente mudança e tardiamente anunciado, nunca se sabe...

WSE Trophy e dois grupos de seis na Champions

Vincada a vontade de aproximar o modelo da Champions League Women ao da Champions League Men, é nas provas masculinas que Orlando Panza revela maiores novidades.

A fase de grupos da Champions League passará a ser disputada em dois grupos de seis equipa, perfazendo assim 10 jornadas ao invés das seis desta época, tornando-se mais exigente em termos competitivos, mas também financeiros. Para esta fase de grupos serão apuradas oito equipas directamente (como aconteceu nesta edição) e as restantes quatro virão de uma ronda de qualificação única.

Esta ronda de qualificação contará com 16 equipas divididas em quatro grupos de quatro equipas. Disputada em fase concentrada, apurará o vencedor de cada grupo para a fase de grupos da Champions League, o 2º e 3º de cada grupo disputarão a WSE Cup (Taça WSE) e o 4º classificado junta-se à WSE Trophy, uma nova competição.

À semelhança da WSE Cup, a WSE Trophy deverá ser disputada em eliminatórias sucessivas até ao erguer do troféu, tendo ambas as provas equipas apuradas directamente, segundo o critério de cada federação, a que se juntarão aquelas que vêm da ronda qualificatória anteriormente referida.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Por um palmarés sem questões

Por um palmarés sem questões

De regresso à Final Four da Champions League, o Óquei de Barcelos tem um grupo empenhado em fazer história e em Alvarinho um jogador determinado em desfazer dúvidas. Celebrou a conquista da prova em 2021, mas sem ser chamado a qualquer partida.