Barcelona confirma saída de Edu Castro e Jordi Roca
O Barcelona anunciou a saída de Edu Castro no final da época. O técnico tem quase tudo certo para ser o sucessor de Nuno Resende no Benfica e quer contar com dois 'auxiliares' de confiança. Como Edo Bosch pretende no Sporting.
O Barcelona confirmou esta quarta-feira, nas suas redes sociais, a saída de Edu Castro no final da temporada.
Nascido na Galiza, mas criado na Catalunha, Edu deixará os catalães aos 57 anos, ao fim de sete temporadas como treinador principal. E já tem acordo com o Benfica.
Em 2017, depois de quatro épocas e meia como "segundo" de Ricard Muñoz, Edu assumiu o comando técnico de uma equipa hegemónica a nível interno. Logo na primeira época, conquistou a Liga Europeia, em pleno Dragão Arena, mas não conquistaria outra.
A mais importante prova europeia - na ascensão das equipas portuguesas - acabaria por ser a pecha no percurso do técnio, sendo que o Barcelona não estava quatro edições sem receber o troféu desde 1996. E agora já vai em cinco... No entanto, também em 2018, conquistou a Taça Continental e a Taça Intercontinental, repetindo a conquista na prova transatlântica em Fevereiro último. Curiosamente, sempre em finais com o Porto.
Já em Espanha, a notícia continua a ser quando o Barcelona perde. Às ordens de Edu Castro, os blaugrana estão na corrida à sexta OK Liga, tendo apenas falhado a conquista em 2022, quando caiu nas meias-finais do play-off frente ao Reus. E conquistou ainda cinco Taças do Rei e quatro Supertaças. Tudo em sete temporadas.
O Barcelona remeteu para outro momento o anúncio do sucessor, mas está tudo acertado para que seja David Cáceres, actual treinador dos Sub-15. Edu Castro rumará à Luz com João Rodrigues e Pau Bargalló, num futuro das águias em tons de blaugrana. Tons bem vincados, até porque de Barcelona chegarão o técnico, o capitão da selecção portuguesa, o capitão da selecção espanhola, é praticamente certo que o adjunto Jordi Roca acompanha Edu e está também na calha o preparador-físico Daniel Fernandéz.
A vinda de Jordi e Dani chegou a ser condição necessária para Edu Castro rumar à Luz, o que gerou um impasse e a procura de outras opções, mas a exigência estará ultrapassada. E será, muito provavelmente, satisfeita.
Num ponto de situação da Guerra dos Tronos em que se tornou o mercado de treinadores das principais equipas da Península Ibérica, é agora oficial que Alejandro Dominguez deixa o comando técnico do Sporting e que Edu Castro deixa o Barcelona. Oficiosamente, Edo Bosch, deixa a Oliveirense - onde fica um lugar livre - para ocupar o "trono" do leão e Edu Castro, substituído por David Cáceres nos blaugrana, assumirá o comando do Benfica, com Nuno Resende, em final de contrato, de partida.
Confiança nos "adjuntos": Edo como Edu
Quem também procura manter a sua equipa técnica apesar de mudar de ares, é Edo Bosch. O técnico catalão "herdou" no Valongo o "know how" de Jorge Vieira e João Paulo Almeida, que rapidamente se tornaram o seu braço direito. E esquerdo.
Na mudança para a Oliveirense, no último defeso, Edo levou ambos consigo. E, agora que está de partida para o Sporting, pretende o mesmo, ainda que estes tenham contrato com o emblema de Oliveira de Azeméis.
Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 11h06