Próxima OK Liga definida: Alcoi fica, Vic regressa

Ficou este domingo definido o figurino da OK Liga 2024/25. Para as duas vagas em aberto, o Alcoi venceu o duelo pela manutenção com o Girona e Vic garantiu o regresso à categoria máxima, anulando frente ao Lloret uma desvantagem de dois golos.

Próxima OK Liga definida: Alcoi fica, Vic regressa
Foto de capa: Vic Hoquei Club

Está composto o "ramalhete" para a próxima edição da OK Liga, categoria máxima do Hóquei em Patins espanhol.

Em aberto até este domingo, estavam duas vagas, destinadas a um dos segundos classificados das Zona Norte e Zona Sul da OK Liga Plata e a um entre o 11º e 12º da presente edição da OK Liga.

Pela manuntenção, o Alcoi levou a melhor sobre o Girona. À melhor de três, valeu o "factor casa" dos valencianos, garantido na fase regular. O Alcoi vencera em casa por 3-2, numa decisão por grandes penalidades, perdeu em Girona por 2-1 e, na "negra", voltou a vencer perante o seu público, agora com um convincente 5-2, brilhando mais Ferran Formatje, com um hat-trick.

O Alcoi - que se despede de Kyllian Gil, a caminho do Valongo - vai para a quarta temporada consecutiva na OK Liga, ao passo que o Girona regressa ao escalão secundário depois de oito temporadas no palco principal.

Pelo regresso à OK Liga, em busca da promoção que já Vilafranca e Alpicat tinham conseguido, Vic e Lloret defrontaram-se a duas mãos.

O Lloret ganhou por 2-0 o primeiro jogo, com Andreu Muñoz, futuro guarda-redes do Alenquer, a lograr manter inviolada a sua baliza. O argentino Sebastian Duhalde marcou com pouco mais de três minutos jogados e Marc Font, no derradeiro minuto de jogo, fez um segundo tento que complicava a tarefa dos "vigatans".

Na segunda mão, no Olímpico de Vic, Carles Sanchez encurou distâncias perto do intervalo, mas Pol Auguet repôs a diferença logo após o reatamento. Um golo de Gerard Rovira, aos 11 minutos, relançou a esperança da equipa de Ramon Pardo e, a meio minuto do fim do tempo regulamentar, Oriol Ramirez igualava a eliminatória.

O jogo e a decisão de promoção seguia para prolongamento. E quase para grandes penalidades. Mas, no último minuto do tempo extra, Gerard Rovira desequilibrava a contenda e despoletava a festa vermelha e branca de regresso à categoria máxima.

De facto, é um "regresso", com enfase nas aspas, porque este Vic não é o Vic que desceu em 2021 à OK Liga Plata.

O Vic Hoquei Club ("Pati Vic" nas competições de Hóquei em Patins) sucedeu em 2023 ao Club Pati Vic quando o "ajuntamento" da cidade - cuja parte desportiva é liderada por Titi Roca, ex-capitão do Vic - decidiu "absorver" o histórico emblema, que se encontrava com dificuldades financeiras ("dificuldades" é ser simpático). Um ano volvido sobre a decisão burocrática e cedência de vaga na OK Liga Plata, Vic volta a estar representado na OK Liga.

Ainda com o titulo da presente edição em disputa (o Noia vence o Liceo por 2-0 e Barcelona e Reus estão empatados nas meias-finais do play-off), a próxima edição da OK Liga contará, definidos os dois últimos participantes, com Barcelona, Noia, Liceo, Reus, Calafell, Voltregà, Igualada, Sant Just, Caldes, Lleida, Alcoi, Alpicat, Vilafranca e Vic.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny