Juventude de Viana na I Divisão, Sanjoanense campeã da II
A Juventude de Viana impôs-se ao Parede na luta pelo regresso à categoria máxima, e está de volta ao palco principal apenas um ano depois. Entre já promovidos, a Sanjoanense bateu o Candelária pelo título da II Divisão.
Caiu o pano sobre a II Divisão com a definição da derradeira vaga na categoria máxima: a Juventude de Viana regressa um ano depois.
Na decisão de promoção, a duas mãos, os vianenses tinham vencido o Parede por 6-4 no primeiro jogo, com hat-trick de Gabriel Silva, a confirmar o estatuto de melhor marcador dos vianenses na fase regular, com 30 golos (ainda que distante do 54 conseguidos por Hugo Santos na Sanjoanense).
No segundo jogo, este sábado, na Linha de Cascais, a equipa de André Torres até vencia já por 0-2 aos 11 minutos, com Gabriel Silva e João Araújo a marcarem, complicando de sobremaneira a vida ao Parede. Mas a equipa de Frederico Mascarenhas reagiu.
André Gaspar e Pedro Lopes igualaram o jogo ainda na primeira parte e Rafael Ogura consumava a reviravolta logo no início da segunda. A reviravolta no jogo, dado que a luta pela promoção continuava inclinada para a Juventude de Viana, por um golo.
O Parede procurava o necessário tento, mas seriam os vianenses a marcar por Guilherme Magalhães, para um 3-3 que reforçava a candidatura da equipa da "pérola do Lima". Zé Tiago relançou a discussão com o 4-3 a seis minutos do fim, mas azuis a Toni Mendonça, Frederico Mascarenhas e - já depois de Guilherme Magalhães voltar a marcar para nova igualdade no marcador - André Gaspar comprometeram as aspirações.
Praticamente sobre o apito final, já em clima de festa para os muitos adeptos que viajaram de Viana do Castelo, o colombiano Camilo Ramirez assinou o 4-5 final.
O elenco da próxima edição da I Divisão, Campeonato Placard, terá assim: Porto, Benfica, Oliveirense, Sporting, Tomar, Óquei de Barcelos, Valongo, Riba d'Ave, Braga, Juventude Pacense, Murches, Sanjoanense, Candelária e Juventude de Viana.
Sanjoanense campeã
Já com a ambicionada promoção ao escalão maior garantida, Sanjoanense e Candelária defrontaram-se em São João da Madeira para definir o campeão da II Divisão. Na ilha (do Pico), tinham mandado os picarotos, vencendo por 4-2. Mas este sábado, os alvinegros reclamaram o título com um taxativo triunfo por 5-1.
João Ramalho Guimarães adiantou cedo a equipa de Reinaldo Ventura, mas Pedro Rocha igualou para os picarotos aos 13 minutos. No entanto, com golos de Andres Castaño e Hugo Santos, o 3-1 igualava a "eliminatória" ao intervalo do segundo jogo.
Na etapa complementar, Rúben Pereira fez o 4-1 ainda não estavam cumpridos quatro minutos, colocando a Sanjoanense na frente da corrida ao título. Hugo Santos, goleador-mor da II Divisão, confirmaria a conquista a mais de 13 minutos do fim.
Sábado, 8 de Junho de 2024, 20h20