Quatro estrangeiros na Serie A1
Foi aprovada a utilização de um quarto estrangeiro no principal campeonato italiano. O claro 'handicap' nos duelos internacionais é reduzido, ironicamente quando as equipas italianas ameaçam não participar nas provas europeias.
O arranque da 102ª edição da Serie A1, principal campeonato italiano, está apontado para 12 de Outubro. E com uma alteração regulamentar significativa.
Na passada sexta-feira foi aprovada a utilização de um quarto estrangeiro, no ceder de uma norma que apenas permitia três. Valorizava-se o jogador italiano ou com formação em Itália, mas a restrição era um claro "handicap" nos confrontos com as equipas ibéricas, em particular as portuguesas, que têm dominado "às cavalitas" das suas figuras internacionais. Por exemplo, o campeão europeu Sporting contou na temporada que agora termina com seis estrangeiros no seu plantel e cinco podiam ser usados em simultâneo nas provas portuguesas.
Ironicamente, a decisão surge numa altura em que as equipas italianas, alegando a sobrevivência financeira, deverão primar pela ausência nas competições europeias. O campeão Forte já anunciou publicamente que abdica da participação na reformulada Champions League, tal como o Lodi. O Grosseto também abdicou da presença europeia e na calha estarão recusas de Follonica e Sarzana.
Certa deverá ser a presença do Trissino. O campeão europeu de 2022 já contou com quatro estrangeiros inscritos esta temporada (ainda que só pudesse levar três a jogo nas competições internas) e "troca" neste defeso Diogo Neves por Álvaro Morais ("Alvarinho"). Mantêm-se João Pinto, Jordi Mendez e Reinaldo Garcia, podendo ser agora todos opção em simultâneo para o técnico português Tiago Sousa.
Apesar de já há muito falada, a alteração regulamentar só é efectiva desde última sexta-feira, e a federação italiana compensará as equipas que abdiquem de jogadores internacionais, sendo que se mantém a restrição de um máximo de dois extracomunitários. Haverá uma recompensa de 5000 euros para quem não for além da inscrição de três estrangeiros e de 9000 euros para quem se ficar por dois.
Quarta-feira, 3 de Julho de 2024, 7h02