Benfica conquista a 10ª Taça e vão 32 troféus nacionais consecutivos
Vencendo Turquel e Tojal por resultados tangenciais, o Benfica conquistou a 10ª Taça de Portugal consecutiva e o 32º troféu nacional seguido de um total de 33 (e mais um internacional) em 12 temporadas de uma hegemonia absoluta.
Foto de capa: João Paulo Trindade / SL BenficaO Benfica venceu este domingo o Tojal por 3-2 e conquistou a Taça de Portugal pela 10ª vez consecutiva e pela 10ª vez nos 12 anos de existência da equipa orientada por Paulo Almeida.
Tem sido uma hegemonia absoluta. As águias estrearam-se em 2012 e, superando talvez até as próprias expectativas, conquistaram o campeonato nacional logo na sua primeira temporada. Essa conquista foi selada a 7 de Julho de 2013. Uma semana depois, a Sanjoanense vencia a Taça de Portugal.
Foi o último - e único - troféu nacional que escapou ao Benfica, que depois disso conquistou 10 vezes a Supertaça, 10 vezes o Campeonato Nacional (a juntar ao que fora conquistado em 2013), duas vezes a Elite Cup e, agora, 10 vezes a Taça de Portugal, cabendo recordar que, em 2020, a pandemia cancelou várias provas. São 32 títulos consecutivos, 33 no total no contexto nacional, a que se soma ainda a histórica conquista da Liga Europeia em 2015. Tudo em apenas 12 anos de existência.
A 10ª Taça
Este fim-de-semana, em Sesimbra, uma semana após a conquista do hendecacampeonato, o Benfica somou então mais um troféu.
O Tojal, liderado por uma Maca Ramos que esteve em seis das hegemónicas temporadas das águias, carimbara a passagem à final com uma vitória por 9-4 sobre a Sanjoanense.
A internacional chilena apontou quatro dos golos da equipa de Débora Gonçalves, que chegou ao intervalo a vencer por 3-1 e, no início da segunda parte, chegou ao 4-1.
As sanjoanenses de Marco Lopes reagiram e chegaram à igualdade a quatro com 15 minutos para jogar, mas o Tojal disparou nos 10 minutos finais para um resultado expressivo.
Depois, no que era anunciado como uma final antecipada, o Benfica venceu o Turquel por 1-2.
Sem golos na primeira parte, as águias foram eficazes no arranque da segunda. Beatriz Figueiredo assinou o primeiro golo e, aos cinco minutos, Cata Flores era letal de livre directo após azul a Lourdes Lampasona ("Luli").
O Turquel teve oportunidade de reduzir logo de seguida, mas, também de livre directo, Rita Lopes não conseguiu bater Maria Celeste Vieira. Continuaram as de Guillem Pérez em busca de um golo que relançasse a partida, acabando por surgir já nos três minutos finais, por Luli. Mas não seria suficiente...
Este domingo, exactamente 11 anos depois da Sanjoanense ter logrado conquistar a Taça no domínio encarnado, o Benfica ergueu a Taça pela 10ª vez.
Favoritas frente a um Tojal que não competia há mais de um mês, as águias chegaram a uma vantagem de três golos com tentos de Sofia Moncóvio, Raquel Santos e Cata Flores.
Maca Ramos, de grande penalidade, e Ana Catarina Gregório reduziram para a margem mínima ainda na primeira parte, mas, apesar da incerteza que o tangencial resultado suscitava, o troféu não escaparia ao Benfica.
Meias-finais
• MF1 • Tojal 9-4 Sanjoanense • 13.Jul
• MF2 • Turquel 1-2 Benfica • 13.Jul
Final
• Benfica 3-2 Tojal • 14.Jul
Domingo, 14 de Julho de 2024, 23h34