Portugal campeão europeu de Sub-17 sete anos depois

Portugal é campeão da Europa de Sub-17 sete anos depois e após cinco títulos espanhóis. Na estreia de Hugo Azevedo no comando técnico, a selecção das quinas venceu a Espanha na final por contundentes 5-2.

Portugal campeão europeu de Sub-17 sete anos depois
Foto de capa: World Skate Europe

Portugal é campeão da Europa de Sub-17, sete anos depois da conquista em Fanano em 2017. Com Hugo Azevedo a estrear-se no comando técnico, Portugal pôs fim a uma triunfante marcha espanhola de cinco títulos com uma vitória clara por 5-2.

Depois de, logisticamente, ter tudo corrido bem na final feminina, a final masculina começou enguiçada. Primeiro com os hinos, depois com o marcador de tempo de jogo. E avançou-se sem hinos e com o tempo controlado na mesa.

Em jogo jogado, prometia-se emoção desde cedo, numa partida dividida, ainda que com algum ascendente espanhol. E, talvez por isso, foi de Hugo Azevedo o primeiro desconto de tempo.

Com a igualdade do primeiro dia entre as agora duas finalistas já distante, a Espanha mostrava uma face melhor do que a que mostrara, por exemplo, frente a França e Itália, levando mais perigo junto da baliza adversária, defendida por Bruno Torres.

Aos 11 minutos, Marc Orus fugiu na esquerda, com protestos do banco português, e inaugurou o marcador. Mas a vantagem, apesar de traduzir alguma justiça, não durou. Minuto e meio volvido, João Maria Gatinho rematou forte e cruzado da esquerda para a igualdade.

O golo motivou Gatinho, campeão nacional de Sub-17 pelo Benfica que vai reforçar a Oliveirense na próxima temporada, que liderou a ascensão portuguesa no jogo. Portugal era mais perigoso e, depois de minutos iniciais de superioridade espanhola, talvez merecesse mais do que o mero empate ao intervalo.

Seria novamente a Espanha a entrar melhor na segunda parte, mas Bruno Torres, com um par de boas intervenções, segurou a igualdade. E, não marcando, os espanhóis arriscavam-se... e sofreriam. Aos seis minutos, o capitão Simão Silva serviu Martim Nunes para o oitavo golo do melhor marcador da prova.

Portugal conquistou o seu 14º título europeu de Sub-17. A Espanha continua a liderar em número de vitórias, com 22.

Em busca da igualdade, a Espanha até levou a bola ao fundo das redes portuguesas na marcação de uma falta, mas um dos árbitros pediria para aguardarem pelo apito. E depois, voltou a pedir golo, mas a bola não foi para lá da linha.

Vindos de uma meia-final em que precisaram de anular uma desvantagem de dois golos e que só seria resolvida no prolongamento, faltava esclarecimento aos espanhóis. E, a três minutos e meio do final, Tomás Almeida não enjeitou uma falha defensiva contrária e, livre de marcação, rematou a contar para o 3-1. Meio minuto volvido, na 10ª falta espanhola, Samuel Araújo foi exímio e assinou um 4-1 que deixava os portugueses com uma mão no troféu. Na descrença espanhola, o 5-1, por Martim Nunes, já no último minuto, confirmava o triunfo.

Na 10ª falta portuguesa, a Espanha ainda reduziu para 5-2, mas não evitava a conquista portuguesa.

Bronze para Itália

Antes da final, a Itália garantiu o bronze.

Os italianos estiveram perto de surpreender a Espanha, só claudicando no prolongamento. E, para garantir uma medalha, teriam novamente horas extraordinárias.

Tal como frente aos espanhóis, a Itália não conseguiu segurar a vantagem. Na primeira parte, Alex Louchart igualou depois do primeiro tento de Elia Cardella. Na segunda, Joris Echappe respondeu ao golo de Antonio Biasini.

Depois no tempo extra, Giovanni Pesavento colocou a Itália a vencer pela terceira vez na partida. E, com pouco mais de um minuto para jogar, à terceira seria de vez. O bronze é italiano pela quinta vez consecutiva.

Campeonato da Europa de Sub-17 Masculinos - Finais

• 7º e 8º • Áustria 0-3 Inglaterra • 20.Jul

• 5º e 6º • Alemanha 1-0 Suíça • 20.Jul

• 3º e 4º • França 2-3 Itália (2-2, 0-1 prol.) • 20.Jul

• Final • Portugal 5-1 Espanha • 20.Jul

Classificação final: 1º Portugal, 2º Espanha, 3º Itália, 4º França, 5º Suíça, 6º Alemanha, 7º Inglaterra, 8º Áustria

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
World Skate Europe
Espanha campeã nas grandes penalidades

Espanha campeã nas grandes penalidades

Portugal resistiu até às grandes penalidades, defendendo como podia e com uma grande exibição da guarda-redes Daniela Araújo, a segurar o nulo. Na derradeira forma de desempate, Alba Costa assinou o golo que vale o título a quem o mais procurou.

World Skate Europe
Portugal e Espanha 'saqueiam' ouro e prata (outra vez)

Portugal e Espanha 'saqueiam' ouro e prata (outra vez)

Portugal campeão e Espanha vice-campeã. Ou, como tem acontecido mais vezes, ao contrário. Este sábado, as duas federações ibéricas discutem mais dois troféus depois de 50 provas este século em que a península reclamou ouro e prata.

Campeão num quarto sem 'porta' para a fase de grupos

Campeão num quarto sem 'porta' para a fase de grupos

Mais uma vez, o campeão europeu, agora o Sporting, terá de jogar a qualificação para a fase de grupos da Champions. Riba d'Ave estreia-se na prova máxima, e há também 'primeira vez' na Europa para Juventude Pacense.