Portugal campeão europeu de Sub-17 sete anos depois

Portugal é campeão da Europa de Sub-17 sete anos depois e após cinco títulos espanhóis. Na estreia de Hugo Azevedo no comando técnico, a selecção das quinas venceu a Espanha na final por contundentes 5-2.

Portugal campeão europeu de Sub-17 sete anos depois
Foto de capa: World Skate Europe

Portugal é campeão da Europa de Sub-17, sete anos depois da conquista em Fanano em 2017. Com Hugo Azevedo a estrear-se no comando técnico, Portugal pôs fim a uma triunfante marcha espanhola de cinco títulos com uma vitória clara por 5-2.

Depois de, logisticamente, ter tudo corrido bem na final feminina, a final masculina começou enguiçada. Primeiro com os hinos, depois com o marcador de tempo de jogo. E avançou-se sem hinos e com o tempo controlado na mesa.

Em jogo jogado, prometia-se emoção desde cedo, numa partida dividida, ainda que com algum ascendente espanhol. E, talvez por isso, foi de Hugo Azevedo o primeiro desconto de tempo.

Com a igualdade do primeiro dia entre as agora duas finalistas já distante, a Espanha mostrava uma face melhor do que a que mostrara, por exemplo, frente a França e Itália, levando mais perigo junto da baliza adversária, defendida por Bruno Torres.

Aos 11 minutos, Marc Orus fugiu na esquerda, com protestos do banco português, e inaugurou o marcador. Mas a vantagem, apesar de traduzir alguma justiça, não durou. Minuto e meio volvido, João Maria Gatinho rematou forte e cruzado da esquerda para a igualdade.

O golo motivou Gatinho, campeão nacional de Sub-17 pelo Benfica que vai reforçar a Oliveirense na próxima temporada, que liderou a ascensão portuguesa no jogo. Portugal era mais perigoso e, depois de minutos iniciais de superioridade espanhola, talvez merecesse mais do que o mero empate ao intervalo.

Seria novamente a Espanha a entrar melhor na segunda parte, mas Bruno Torres, com um par de boas intervenções, segurou a igualdade. E, não marcando, os espanhóis arriscavam-se... e sofreriam. Aos seis minutos, o capitão Simão Silva serviu Martim Nunes para o oitavo golo do melhor marcador da prova.

Portugal conquistou o seu 14º título europeu de Sub-17. A Espanha continua a liderar em número de vitórias, com 22.

Em busca da igualdade, a Espanha até levou a bola ao fundo das redes portuguesas na marcação de uma falta, mas um dos árbitros pediria para aguardarem pelo apito. E depois, voltou a pedir golo, mas a bola não foi para lá da linha.

Vindos de uma meia-final em que precisaram de anular uma desvantagem de dois golos e que só seria resolvida no prolongamento, faltava esclarecimento aos espanhóis. E, a três minutos e meio do final, Tomás Almeida não enjeitou uma falha defensiva contrária e, livre de marcação, rematou a contar para o 3-1. Meio minuto volvido, na 10ª falta espanhola, Samuel Araújo foi exímio e assinou um 4-1 que deixava os portugueses com uma mão no troféu. Na descrença espanhola, o 5-1, por Martim Nunes, já no último minuto, confirmava o triunfo.

Na 10ª falta portuguesa, a Espanha ainda reduziu para 5-2, mas não evitava a conquista portuguesa.

Bronze para Itália

Antes da final, a Itália garantiu o bronze.

Os italianos estiveram perto de surpreender a Espanha, só claudicando no prolongamento. E, para garantir uma medalha, teriam novamente horas extraordinárias.

Tal como frente aos espanhóis, a Itália não conseguiu segurar a vantagem. Na primeira parte, Alex Louchart igualou depois do primeiro tento de Elia Cardella. Na segunda, Joris Echappe respondeu ao golo de Antonio Biasini.

Depois no tempo extra, Giovanni Pesavento colocou a Itália a vencer pela terceira vez na partida. E, com pouco mais de um minuto para jogar, à terceira seria de vez. O bronze é italiano pela quinta vez consecutiva.

Campeonato da Europa de Sub-17 Masculinos - Finais

• 7º e 8º • Áustria 0-3 Inglaterra • 20.Jul

• 5º e 6º • Alemanha 1-0 Suíça • 20.Jul

• 3º e 4º • França 2-3 Itália (2-2, 0-1 prol.) • 20.Jul

• Final • Portugal 5-1 Espanha • 20.Jul

Classificação final: 1º Portugal, 2º Espanha, 3º Itália, 4º França, 5º Suíça, 6º Alemanha, 7º Inglaterra, 8º Áustria

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
World Skate Europe
Espanha campeã nas grandes penalidades

Espanha campeã nas grandes penalidades

Portugal resistiu até às grandes penalidades, defendendo como podia e com uma grande exibição da guarda-redes Daniela Araújo, a segurar o nulo. Na derradeira forma de desempate, Alba Costa assinou o golo que vale o título a quem o mais procurou.

World Skate Europe
Portugal e Espanha 'saqueiam' ouro e prata (outra vez)

Portugal e Espanha 'saqueiam' ouro e prata (outra vez)

Portugal campeão e Espanha vice-campeã. Ou, como tem acontecido mais vezes, ao contrário. Este sábado, as duas federações ibéricas discutem mais dois troféus depois de 50 provas este século em que a península reclamou ouro e prata.

Campeão num quarto sem 'porta' para a fase de grupos

Campeão num quarto sem 'porta' para a fase de grupos

Mais uma vez, o campeão europeu, agora o Sporting, terá de jogar a qualificação para a fase de grupos da Champions. Riba d'Ave estreia-se na prova máxima, e há também 'primeira vez' na Europa para Juventude Pacense.