Portugal campeão europeu de Sub-17 sete anos depois
Portugal é campeão da Europa de Sub-17 sete anos depois e após cinco títulos espanhóis. Na estreia de Hugo Azevedo no comando técnico, a selecção das quinas venceu a Espanha na final por contundentes 5-2.
Foto de capa: World Skate EuropePortugal é campeão da Europa de Sub-17, sete anos depois da conquista em Fanano em 2017. Com Hugo Azevedo a estrear-se no comando técnico, Portugal pôs fim a uma triunfante marcha espanhola de cinco títulos com uma vitória clara por 5-2.
Depois de, logisticamente, ter tudo corrido bem na final feminina, a final masculina começou enguiçada. Primeiro com os hinos, depois com o marcador de tempo de jogo. E avançou-se sem hinos e com o tempo controlado na mesa.
Em jogo jogado, prometia-se emoção desde cedo, numa partida dividida, ainda que com algum ascendente espanhol. E, talvez por isso, foi de Hugo Azevedo o primeiro desconto de tempo.
Com a igualdade do primeiro dia entre as agora duas finalistas já distante, a Espanha mostrava uma face melhor do que a que mostrara, por exemplo, frente a França e Itália, levando mais perigo junto da baliza adversária, defendida por Bruno Torres.
Aos 11 minutos, Marc Orus fugiu na esquerda, com protestos do banco português, e inaugurou o marcador. Mas a vantagem, apesar de traduzir alguma justiça, não durou. Minuto e meio volvido, João Maria Gatinho rematou forte e cruzado da esquerda para a igualdade.
O golo motivou Gatinho, campeão nacional de Sub-17 pelo Benfica que vai reforçar a Oliveirense na próxima temporada, que liderou a ascensão portuguesa no jogo. Portugal era mais perigoso e, depois de minutos iniciais de superioridade espanhola, talvez merecesse mais do que o mero empate ao intervalo.
Seria novamente a Espanha a entrar melhor na segunda parte, mas Bruno Torres, com um par de boas intervenções, segurou a igualdade. E, não marcando, os espanhóis arriscavam-se... e sofreriam. Aos seis minutos, o capitão Simão Silva serviu Martim Nunes para o oitavo golo do melhor marcador da prova.
Portugal conquistou o seu 14º título europeu de Sub-17. A Espanha continua a liderar em número de vitórias, com 22.
Em busca da igualdade, a Espanha até levou a bola ao fundo das redes portuguesas na marcação de uma falta, mas um dos árbitros pediria para aguardarem pelo apito. E depois, voltou a pedir golo, mas a bola não foi para lá da linha.
Vindos de uma meia-final em que precisaram de anular uma desvantagem de dois golos e que só seria resolvida no prolongamento, faltava esclarecimento aos espanhóis. E, a três minutos e meio do final, Tomás Almeida não enjeitou uma falha defensiva contrária e, livre de marcação, rematou a contar para o 3-1. Meio minuto volvido, na 10ª falta espanhola, Samuel Araújo foi exímio e assinou um 4-1 que deixava os portugueses com uma mão no troféu. Na descrença espanhola, o 5-1, por Martim Nunes, já no último minuto, confirmava o triunfo.
Na 10ª falta portuguesa, a Espanha ainda reduziu para 5-2, mas não evitava a conquista portuguesa.
Bronze para Itália
Antes da final, a Itália garantiu o bronze.
Os italianos estiveram perto de surpreender a Espanha, só claudicando no prolongamento. E, para garantir uma medalha, teriam novamente horas extraordinárias.
Tal como frente aos espanhóis, a Itália não conseguiu segurar a vantagem. Na primeira parte, Alex Louchart igualou depois do primeiro tento de Elia Cardella. Na segunda, Joris Echappe respondeu ao golo de Antonio Biasini.
Depois no tempo extra, Giovanni Pesavento colocou a Itália a vencer pela terceira vez na partida. E, com pouco mais de um minuto para jogar, à terceira seria de vez. O bronze é italiano pela quinta vez consecutiva.
Campeonato da Europa de Sub-17 Masculinos - Finais
• 7º e 8º • Áustria 0-3 Inglaterra • 20.Jul
• 5º e 6º • Alemanha 1-0 Suíça • 20.Jul
• 3º e 4º • França 2-3 Itália (2-2, 0-1 prol.) • 20.Jul
• Final • Portugal 5-1 Espanha • 20.Jul
Classificação final: 1º Portugal, 2º Espanha, 3º Itália, 4º França, 5º Suíça, 6º Alemanha, 7º Inglaterra, 8º Áustria
Sábado, 20 de Julho de 2024, 21h39