I e II Divisão em oito distritos e uma região autónoma

O sorteio dos calendários confirmou as 42 equipas que disputarão os dois mais importantes campeonatos nacionais. Estão distribuídas por apenas nove dos 20 distritos e regiões autónomas, com um 'deserto' a Sul e no Interior.

I e II Divisão em oito distritos e uma região autónoma

O sorteio dos Campeonato Nacional da I Divisão e das Zona Norte e Zona Sul da II Divisão confirmaram o lote de 42 equipas que disputarão o "Melhor Campeonato do Mundo" ou que aspiram a lá chegar.

Nas vicissitudes à margem do jogo em si, o Valença já comunicara a sua desistência, "salvando" o Paredes da descida à III Divisão. Já Criar-T e Grândola, entre os três mais mal classificados na Zona Sul, não evitaram a despromoção.

As duas equipas eram as únicas do distrito de Setúbal nos dois principais campeonatos nacionais de Hóquei em Patins. As únicas da denominada Margem Sul, mesmo "esticando-a" até ao Algarve.

É uma assimetria que vai além do Hóquei em Patins, um reflexo do país desportivo. E não só. De Lisboa para cima, virado à faixa costeira, esquecendo "Além-Tejo" e o Interior.

Setúbal é, segundo os Census de 2022, o terceiro distrito ou região autónoma com mais população de Portugal, com os seus perto de 900 mil habitantes apenas superados por Porto e Lisboa. Setúbal tem cerca de 8% da população nacional, tal como Braga. Mas Braga tem três equipas na I Divisão e uma na II Divisão e Setúbal não tem nenhuma.

Os bracarenses até são superados em número de equipas nos dois principais campeonatos por Aveiro e Leiria, com cinco cada, mas poderão orgulhar-se de ser um dos apenas nove distritos ou regiões autónomas representados nestes campeonatos.

Há duas equipas das Região Autónoma dos Açores, e as restantes 40 estão distribuídas por apenas oito dos 18 distritos de Portugal Continental. Os sete do Litoral de Lisboa para cima e a honrosa excepção de Santarém, o único distrito que não beija o Atlântico a ter equipas (duas) nas duas categorias mais altas do Hóquei em Patins português.

Para além de Braga (quatro equipas), Aveiro e Leiria (cinco) e Açores (duas), irão a jogo 12 equipas de Lisboa, oito do Porto e duas de Santarém, Coimbra e Viana do Castelo. Não há equipas de Setúbal, Faro, Viseu, Madeira, Vila Real, Castelo Branco, Évora, Beja e Guarda, distritos ou regiões autónomas que abarcam 29% da população portuguesa.

Se restringirmos o olhar apenas à I Divisão, entre as 14 equipas não há qualquer equipa de Leiria ou Coimbra, que somam outros 8% da população nacional.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny