Catalunha garante troféu feminino com resultado expressivo

A Catalunha venceu a GoldenCat no feminino, com um triunfo claro sobre Portugal. As portuguesas entraram bem, mas não conseguiram contrariar o valor das catalãs da OK Liga quando estas encontraram rotinas no ataque. O Chile terminou em 3º.

Catalunha garante troféu feminino com resultado expressivo

A Catalunha garantiu a conquista da competição feminina da GoldenCat com um triunfo esclarecedor sobre a selecção mundialista de Portugal por 6-1.

Início de partida equilibrado, com Portugal mais colectivo e a Catalunha - necessariamente com menos rotinas - mais individual. A selecção das quinas, a pressionar alto, esteve melhor na primeira metade dos primeiros 25 minutos, mas apenas com Sofia Moncóvio a lograr desequilíbrios no ataque, as reais oportunidades tardavam.

Com o passar dos minutos e a rotação de jogadoras, a selecção de Hélder Antunes recuou mais na pista e permitiu que as catalãs criassem mais perigo, capitalizado nos últimos cinco minutos. Gemma Solé aproveitou um desentendimento no terço defensivo português e bateu Cláudia Vicente, e Ona Castellví entrando com facilidade na área lusa, serviu Joana Xicota para o 2-0 com que se chegaria ao intervalo.

Logo no primeiro minuto da segunda parte, Xicota bisou para o 3-0, com infelicidade de Cláudia Vicente no ressalto após remate da catalã que entrara pela direita. Portugal logrou reduzir, aos seis minutos e meio, por Sofia Moncóvio, mas, um minuto depois, Gemma Solé, novamente pelo corredor direito, ganhou posição e repôs a diferença de três golos.

Diferença de cinco golos só teve paralelo nas vitórias sobre a França, que terminou no último lugar, protagonizadas por Catalunha (também 6-1) e Chile (7-2).

Portugal perdera definitivamente a coesão da fase inicial da partida e tal seria fatal perante uma selecção com jogadoras do mais competitivo campeonato feminino do Mundo. Antes de se dobrar a segunda parte, Nara López e Joana Comas elevavam para um 6-1 já pesado. Cláudia Vicente, que está a caminho da OK Liga (será reforço do Manlleu), ganhou dois duelos de livre directo, evitando o descambar completo do resultado logo nos minutos seguintes.

Ao resultado pesado juntava-se o desgaste de um quinto jogo em quatro dias, e a selecção das quinas já não tinha argumentos. A Catalunha dominava por completo, instalada na meia pista portuguesa e, mesmo sem mais golos, conquistaria o troféu.

Como positivo desta GoldenCat, ficarão para Portugal as vitórias sobre as mundialistas França, Chile e Itália, sendo que a Catalunha não marcará presença em Novara. A preparação prossegue e o Campeonato do Mundo arranca a 16 de Setembro. Portugal defronta na fase de grupos Colômbia, França e a campeã mundial Argentina.

Chile com o bronze

O Chile garantiu o 3º lugar ao vencer a Itália por 2-0.

Sem as benfiquistas Cata Flores e Elena Tamiozzo, talvez as principais figuras das suas selecções, o jogo pelo bronze na GoldenCat não teve golos nos primeiros 25 minutos.

Na etapa complementar, Francisca Donoso inaugurou o marcador aos nove minutos. As italianas tiveram soberana oportunidade para igualar já nos derradeiros cinco minutos, na 10ª falta chilena, mas Christina Santochirico não conseguiu transformar o livre directo em golo e, na precipitação em busca da igualdade, Fernanda Muñoz "matou" a discussão a favor das chilenas.

No Campeonato do Mundo, Chile e Itália reencontram-se logo na fase de grupos, na 2ª jornada.

3º e 4 lugares

Chile 2-0 Itália • 1.Set

Final

Catalunha 6-1 Portugal • 1.Set

Classificação final

Catalunha, 2º Portugal, 3º Chile, 4º Itália, 5º França

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Sem lesão, ninguém marcou mais do que Carlo

Sem lesão, ninguém marcou mais do que Carlo

Sem as lesões que o afastaram nos últimos compromissos de selecções, Carlo Di Benedetto foi o melhor marcador da GoldenCat masculina. No feminino, Maca Ramos e Raquel Santos foram as mais profícuas. Gonçalo Alves e Gemma Solé foram os MVP.

GoldenCat volta a ser de Portugal no masculino

GoldenCat volta a ser de Portugal no masculino

Portugal revalidou o troféu masculino na GoldenCat, com uma exibição convincente - e estando a vencer por 5-1 à entrada dos últimos cinco minutos - frente à anfitriã Catalunha. A França derrotou a Itália e ficou com o 3º lugar.