Supercopa discute-se na Corunha
Barcelona, Noia, Liceo e Reus disputam este fim-de-semana, na Corunha, a Supercopa. Os blaugrana procuram o 'tri' naquele que será o primeiro troféu a ser entregue nas principais ligas europeias após o Mundial de Novara.
Foto de capa: Victor Salgado @ FC BarcelonaAntes da entrega da italiana Supercoppa, a 16 de Outubro, ou da portuguesa Elite Cup, a 13 de Outubro, a espanhola Supercopa é o primeiro troféu da nova temporada a ser entregue nos principais palcos europeus.
Apenas 14 dias volvidos sobre a conquista do Campeonato do Mundo pela Espanha, quatro equipas lutam na Corunha pelo primeiro troféu nacional a ser entregue nos principais palcos europeus. Desta feita, sem João Rodrigues, que deixou o Barcelona após seis épocas, nem Tiago Rodrigues ou Tomás Pereira, que representaram o Liceo na pretérita temporada, não há portugueses para levantar a Supertaça do país vizinho.
Barcelona, Noia, Liceo e Reus, os quatro mais bem classificados da fase regular da última OK Liga e semifinalistas do respectivo play-off, disputam este sábado e domingo, no Palácio dos Desportos do Riazor, a Supercopa. Os "blaugrana" procuram a terceira conquista consecutiva na prova, sendo, com 13 triunfos, destacados recordistas de triunfos. Segue-se o Liceo, com "apenas" três, e Reus e Vic, com dois. O Noia busca erguer o troféu pela primeira vez na sua história.
Esta será a primeira competição nacional oficial para os quatro emblemas, que sofreram algumas alterações nos seus planteis e equipas técnicas.
Desde logo, o Barcelona é agora liderado por David Cáceres, após Edu Castro rumar ao Benfica, levando consigo João Rodrigues e Pau Bargalló. Em sentido contrário, regressa das águias Pablo Álvarez e, também da Segunda Cricular, mas do outro lado, chega Ferran Font. Outro regresso é o de Sergi Aragonès, sendo de assinalar o final de carreira sobre patins do histórico Sergi Panadero.
Os blaugrana defrontam, nas meias-finais, o anfitrião Liceo, reforçado com Arnau Xaus, Nil Cervera e "Tato" Ferruccio, que dão outros argumentos a Juan Copa.
Já nos planteis de Noia e Reus, que se defrontam na outra (primeira) meia-final, houve poucas mexidas, mas significativas. Nos "reusences", saem David Gelmà e Sergi Aragonès... e não entra ninguém de fora, havendo aposta na "cantera". No Noia, sai Xavi Rovira e entra Xavi Aragonès, merecendo particular destaque a troca no comando técnico de Pere Varias, que vai para a selecção absoluta, por Carlos Cortijo, agora campeão do Mundo de Sub-20.
Meias-finais
• MF1 • Noia vs. Reus • 5.Out, 16h
• MF2 • Barcelona vs. Liceo • 5.Out, 18h30
Final
• Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 6.Out, 11h30
Horários das partidas na hora local. Menos uma hora em Portugal continental.
Sexta-feira, 4 de Outubro de 2024, 22h16