Benfica e Sanjoanense na final feminina
Benfica e Sanjoanense vão disputar a final da 3ª edição da Elite Cup Feminina. Pese terem estado em desvantagem, as águias golearam a Escola Livre, ao passo que a reforçada Sanjoanense venceu um renovado, mas que se mostrou combativo, Turquel.
Foto de capa: Elite CupOs finalistas da Elite Cup Feminina 2024 são, depois de exigência bem diferente nas meias-finais, Benfica e Sanjoanense. O Benfica venceu a Escola Livre por 9-1, a Sanjoanense triunfou frente ao Turquel por 4-7.
A estreante Escola Livre, que também vai estrear-se em competições europeias, até se adiantou frente ao Benfica, aos quatro minutos e meio, por Andreia Moreira. Mas, mesmo com ausentes de peso como as internacionais Cata Flores e Sofia Moncóvio, o Benfica mostrou a sua superioridade numa partida em que se saúda a ida a jogo da italiana Elena Tamiozzo, quando as piores expectativas da lesão - "cumpriu" o recente Mundial de muletas - chegaram a apontar que só voltasse em Janeiro.
No nono minuto, a reviravolta. Beatriz Figueiredo e Maria Sofia Silva colocaram o Benfica na frente do marcador e, paulatinamente, as águias consolidaram a goleada. Maria Sofia Silva faria o seu segundo golo e Marlene Sousa ampliaria para 5-1 antes do intervalo.
Na segunda parte, Raquel Santos, Marlene Sousa por duas vezes e Maria Sofia Silva elevaram para o 9-1 final, pesado para a equipa orientada por Miguel Resende - irmão do ex-técnico da equipa masculina do Benfica, Nuno Resende - mas sem discussão.
Na segunda meia-final, a primeira grande oportunidade até foi do Turquel, mas Catarina Viola negou o golo a Renata Balonas de livre directo. Mas a Sanjoanense, reforçada e apontada como principal obstáculo nesta época à total hegemonia do Benfica, adiantou-se a meio da primeira parte, com um golo de Catarina Costa, a marcar à sua ex-equipa, e chegou a uma vantagem de três golos com um tento de Daniela Silva logo a abrir a etapa complementar e novo golo de Catarina Costa.
No entanto, o Turquel, apesar de ter perdido várias das suas principais referências, puxou dos galões. Carolina Monteiro e Leonor Coelho, de grande penalidade, marcaram e relançaram a partida. A bola parada seria mesmo decisiva. Também de grande penalidade Ana Couto fez o 2-4 e ainda o 3-5 depois da argentina Brenda Lucero, de igual forma, ter reduzido.
"Luly" Lampasona, a outra jogadora do país das pampas que representou a Aldeia do Hóquei nesta Elite Cup (falta a guarda-redes Anabella Flores), perdeu a oportunidade de encurtar distâncias de livre directo e a internacional portuguesa Joana Teixeira marcou dois golos para matar a discussão. Perto do apito final, Bruna Pina, jovem do Turquel que só completa 15 anos a 13 de Novembro, fixou o 4-7 final.
Esta é a terceira edição da Elite Cup Feminina. O Benfica, hegemónico em todas as competições nacionais, venceu as duas primeiras, ambas realizadas em Tomar, com triunfos nas partidas decisivas frente a CACO (6-1) e Turquel (5-2). A Sanjoanense é estreante na prova. E, naturalmente, na final.
Meias-finais
• MF1 • Benfica 9-1 Escola Livre • 12.Out
• MF2 • Turquel 4-7 Sanjoanense • 12.Out
Final
• Benfica vs. Sanjoanense • 13.Out, 12h
Sábado, 12 de Outubro de 2024, 15h33