Três em três para o Benfica
O Benfica é o vencedor da Elite Cup Feminina, conquistando a prova pela terceira vez em três edições. As águias venceram a Sanjoanense, que promete ser a principal rival. As alvinegras viraram uma desvantagem e apenas quebraram na recta final.
Foto de capa: Elite CupO Benfica venceu este domingo a Elite Cup Feminina, ao bater a Sanjoanense por 5-3.
Foi a terceira conquista em três edições realizadas, juntando-se a 11 Campeonatos Nacionais, 10 Taças de Portugal e 10 Supertaças. O único troféu nacional, entre todos os que disputaram, que escapou às águias desde a "fundação" em 2012 foi a Taça de Portugal de 2013, ganha pela Sanjoanense, então com Marlene Sousa, agora capitã do Benfica.
Desta feita, a Sanjoanense não conseguiu reclamar o troféu. Mas mostrou argumentos para fazer "tremer" a total hegemonia das encarnadas na última dúzia de anos.
Ainda na primeira parte, Joana Teixeira desperdiçou soberana oportunidade para inaugurar quando desperdiçou um livre directo depois de azul a Rita Batista, e o Benfica adiantou-se a seis minutos do intervalo, por Maria Sofia Silva.
Depois de um póquer na véspera, Maria Sofia Silva voltava a ser determinante. Perderia a oportunidade de bisar, em novo livre directo ainda na primeira parte, mas voltaria a marcar logo no primeiro minuto da etapa complementar, "cavando" uma vantagem de dois golos.
Parecia tudo encaminhado para mais um triunfo encarnado sem história, mas a Sanjoanense do ex-guarda-redes Marco Lopes (histórico para os alvinegros, tendo representado a equipa principal em 15 temporadas) vendeu cara a derrota. Catarina Costa reduziu, Joana Rodrigues igualou e, novamente Catarina Costa, na 10ª falta encarnada, consumou a reviravolta.
Foram três golos em pouco mais de três minutos a que o Benfica demorou a responder. A igualdade chegaria com novo golo de Maria Sofia, a sete minutos do fim, deixando tudo completamente em aberto para os últimos minutos.
Joana Rodrigues veria novo azul, mas Marlene Sousa não conseguiu transformar o livre directo, e a Sanjoanense defendeu bem em inferioridade. No entanto, mesmo já reposta a igualdade em pista, a reforço Aimee Blackman foi feliz num ressalto e lograria colocar as águias em vantagem.
Desta feita, a equipa de Paulo Almeida geriu bem. A Sanjoanense procurou a igualdade, mesmo abdicando de guarda-redes, mas o Benfica libertou-se da pressão e, sem oposição, Marlene Sousa confirmou o triunfo sobre o apito.
No próximo fim-de-semana, a 20 de Outubro, disputa-se neste mesmo palco do Multiusos de Odivelas, a Supertaça, entre Benfica e Tojal, finalista vencido da Taça.
Final
• Benfica 5-3 Sanjoanense • 13.Out
Meias-finais
• MF1 • Benfica 9-1 Escola Livre • 12.Out
• MF2 • Turquel 4-7 Sanjoanense • 12.Out
Domingo, 13 de Outubro de 2024, 17h56