Benfica vence no Pico ao ritmo de bola parada

Seis golos na sequência de bola parada ditaram o desfecho do jogo entre Candelária e Benfica. De regresso ao Pico para o campeonato oito anos depois, as águias venceram por 2-4 e somam a segunda vitória em dois jogos para o Campeonato Placard.

Benfica vence no Pico ao ritmo de bola parada

Esta segunda-feira, as águias voaram pela tempestade Patty (regressarão - ou tentarão regressar... - ao continente esta terça-feira) e venceram o Candelária por 2-4 em jogo a contar para a 3ª jornada do Campeonato Placard.

Foi o regresso do Benfica ao Pico, para o campeonato, oito anos depois, num hiato em que as águias só voltaram a visitar a ilha já este ano, nos quartos-de-final da última edição da Taça de Portugal, vencendo por 1-7. Curiosamente o mesmo resultado registado em Novembro de 2016.

Com apenas um um jogo realizado para o campeonato, no já distante 20 de Outubro, há 15 dias sem jogos, o Benfica entrou com intensidade, mas sem conseguir chegar a um certamente desejado golo madrugador.

O Candelária organizava-se muito bem defensivamente. Pedro Afonso, jogador do Benfica de 2004 a 2007 e em 2009/10, depois da sua primeira "ida" ao Pico, voltou a aterrar na ilha - até ver, de vez - em 2011, acabado de se sagrar campeão europeu pelo Liceo. Ali terminou a carreira de jogador, ali começou a de treinador. E tem merecido elogios.

No regresso à categoria máxima do Hóquei em Patins português, o Candelária conseguiu uma vitória sobre o Murches (2-1), mas sofreu derrotas, pesadas, em Braga (7-2) e Viana do Castelo (7-0), percebendo-se que os jogos no Pico serão determinantes para o objectivo da manutenção.

Ganhando confiança no passar dos minutos, o Candelária não se limitava a defender e ia colocando Bernardo Mendes em sentido, sendo que Pedro Henriques cumpre o último jogo de castigo no próximo sábado, no compromisso das águias em Oliveira de Azeméis.

O Benfica acabaria por chegar ao intervalo em vantagem, com um tento solitário conseguido, de grande penalidade, já nos derradeiros três minutos dos 25 da primeira parte. João Rodrigues foi eficaz.

No arranque da etapa complementar, as águias pressionaram em busca do segundo tento, mas Miguel Rocha, por vezes de forma pouco ortodoxa (mas igualmente eficaz), ia fechando a sua baliza. E, como na primeira parte, o Candelária crescia em confiança.

A história do jogo escrever-se-ia nas bolas paradas, com quatro golos em menos de dois minutos.

A sete minutos do final, Paolo Dias viu azul por falta sobre Roberto Di Benedetto, e Pau Bargalló bateu Miguel Rocha para o segundo dos encarnados. Apenas um minuto volvido, de grande penalidade, Joel Martin até desfeiteou Bernardo Mendes para o 1-2, mas logo a seguir caía a 10ª falta. Bargalló não marcou, mas Gonçalo Pinto foi mais rápido a chegar à área picarota e fez o 1-3. E, praticamente em acto contínuo, Lucas Ordoñez ampliava em novo livre directo após azul a Vasco Soares.

Com os três pontos entregues, o Candelária ainda dispôs de um livre directo, na 10ª falta das águias. E, como nas outras oportunidades, deu golo. Já no último minuto, o capitão Damián Paez fixou o 2-4 final.

Esta 3ª jornada terá os seus restantes quatro jogos esta quarta-feira, indo a jogo as cinco equipas - Óquei de Barcelos, Sporting, Valongo, Riba d'Ave e Tomar - que estiveram na luta pelo apuramento para a fase de grupos da Champions League.

3ª jornada

Juv. Pacense 6-5 Sanjoanense • 1.Nov

Oliveirense 4-2 Murches • 1.Nov

• Candelária 2-4 Benfica • 4.Nov

• Sporting vs. Juv. Viana • 6.Nov, 19h30

• Riba d'Ave HC vs. Porto • 6.Nov, 21h

• Tomar vs. Valongo • 6.Nov, 21h

• Óquei de Barcelos vs. Braga • 6.Nov, 22h

Classificação

1º Benfica (6 pontos / 2 jogos), 2º Braga (6/3j), 3º Óquei de Barcelos (6/2j), 4º Valongo (6/2j), 5º Oliveirense (6/4j), 6º Juv. Pacense (6/3j), 7º Juv. Viana (3/3j), 8º Sporting (3/1j), 9º Riba d'Ave (3/2j), 10º Porto (3/2j), 11º Sanjoanense (3/3j), 12º Candelária (3/4j), 13º Tomar (0/2j), 14º Murches (0/3j)

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
10 passos até aos 'quartos'

10 passos até aos 'quartos'

Fechado o elenco da fase de grupos da Champions League, ficam alinhadas as 10 jornadas, de 21 de Novembro a 27 de Fevereiro, sempre à quinta-feira. Os quatro mais bem classificados de cada grupo seguirão para os quartos-de-final.