Vítor Pereira deixa Inglaterra
A federação inglesa anunciou a saída do técnico português Vítor Pereira do comando técnico das selecções de Sub-23 e seniores masculinos depois de dois anos e três competições como seleccionador principal.
Vítor Pereira deixa o comando técnico das selecções de Sub-23 e de Seniores Masculinos de Inglaterra, anunciou a federação nas suas redes sociais esta terça-feira.
O técnico português de 50 anos foi adjunto nos britânicos de José Carlos Amaral e assumiu a selecção de Sub-23 e a selecção absoluta em 2023. Disputou o primeiro Europeu de Sub-23, em Paredes, terminando em 5º sem lograr qualquer ponto, e depois o Europeu de Seniores Masculinos, em Sant Sadurní, sendo 7º ao derrotar Andorra na derradeira partida por 3-4.
Apesar das sempre complicadas condições para reunir um grupo valoroso, a Inglaterra esteve em Setembro último nos World Skate Games, na "segunda divisão", o Campeonato Intercontinental. Terminaria em 2º no Grupo D por diferença de golos e, por apenas um golo, não disputou os quartos-de-final do Campeonato do Mundo. Avançou até à final do Intercontinental e, ainda que derrotado pelo Chile na derradeira partida, assegurou mais uma vaga europeia no próximo Mundial.
Com a conquista dessa vaga, Vítor Pereira deixou um pouco mais aberta a porta para o regresso inglês - ainda assim complicado, dado que o lugar tem de ser conquistado no Europeu - à disputa do título mundial, que conquistou nas duas primeiras edições, em 1936 e 1939.
Também nas redes sociais, Vítor Pereira despediu-se.
Devido ao facto de as condições previstas não terem sido cumpridas, esta incrível aventura chegou ao fim, após muitas horas de viagens, voos, planeamento, treino, jogos, ...
Foram 13 anos de colaboração, os últimos dois a trabalhar numa fase de transição para as selecções nacionais seniores masculinas com muito empenho e dedicação
Ainda há muito a fazer, mas é preciso ter a ambição de mudar e nunca esquecer que o desporto deve ser a prioridade. Para evoluir, o desporto precisa de pessoas com paixão, conhecimento e motivação. Conto com todos vós para continuar este trabalho.
Isto não é um adeus. Estarei disponível para continuar a apoiar-vos e para continuar a partilhar a minha experiência convosco. Sempre que precisarem de mim, estarei cá.
Muito obrigado ao Carlos Amaral que, para além da nossa amizade, partilha comigo esta grande paixão. Muito obrigado a toda a comissão da ERH [England Roller Hockey] na pessoa do Presidente Kos Galtos pela oportunidade de representar a seleção nacional do país que trouxe este magnífico desporto ao mundo.
Um grande abraço a todos os jogadores que tive a honra de treinar, desde os mais novos até ao grande capitão Josh Taylor, que vos representa a todos.
Muito obrigado por tudo o que me deram, estarei sempre grato.
A nível de clubes, Vítor Pereira deixara a "sua" Sanjoanense em 2022 depois de (mais) três temporadas e meia, antes de assumir o compromisso inglês.
Na pretérita temporada, aceitou o convite do Carvalhos no regresso deste à categoria máxima, mas uma preparação de desafio deficiente pelo clube levou a que a passagem fosse curta, saindo Vítor Pereira ao fim de apenas quatro jornadas.
Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 7h20