Barcelona teve 'azar' com este Porto...
Numa sempre temida 'sexta-feira 13', no fecho da 4ª jornada no Grupo A da Champions League, o Porto venceu o Barcelona por 6-2. É o oitavo triunfo dos dragões em 10 duelos na sua casa com os blaugrana para a mais importante prova europeia.
Foto de capa: World Skate EuropeNo fecho da 4ª jornada, o Porto venceu o Barcelona para o Grupo A da Champions League por 6-2. Em 10 duelos na casa dos dragões para a Champions League, ou as suas antecessoras Liga Europeia e Taça dos Campeões Europeus, é o oitavo triunfo azul-e-branco.
Numa sexta-feira 13, foi o Barcelona que teve azar. Teve o azar de encontrar um Porto concentrado, determinado, raras vezes perdendo o controlo da partida e quase sempre melhor na pista.
Aos oito minutos e meio, num ataque rápido, Rafa deixou a bola para trás e, da zona frontal, Hélder Nunes rematou para bater o ex-companheiro Sergi Fernandez.
Gonçalo Alves, também da zona frontal, ampliaria para 2-0 e, pouco depois teve mesmo oportunidade para bisar, mas não aproveitou uma grande penalidade. Mais eficaz de castigo máximo, foi Xavi Barroso, a reduzir a meio minuto do intervalo.
Barroso, jogador do Porto de 2020 a 2023, foi um dos quatro jogadores campeões europeus de 2018 - com Pablo Álvarez, Ignacio Alabart e o guarda-redes Sergi Fernandez - que regressaram agora ao Dragão Arena. Matias Pascual também foi campeão, mas ficou agora fora da convocatória.
Na segunda parte, apesar da "obrigação" de marcar ser dos blaugrana, o Porto continuou melhor. E capitalizou o seu ascendente com mais dois golos, disparando no marcador. Rafa deixou no coração da área e, em mergulho, Carlo Di Benedetto rematou para o 3-1. Em nova oportunidade de grande penalidade, Gonçalo Alves não voltou a desperdiçar e ampliou para 4-1.
Faltavam ainda perto de 14 minutos para o final, e o Barcelona de David Cáceres precipitava-se mais no ataque. Mas o Porto de Ricardo Ares defendia muito bem e Xavi Malián estava seguríssimo.
O Barcelona voltaria a marcar, mas apenas a dois minutos e meio, com Xavi Barroso a voltar a marcar, num lance em que o guarda-redes catalão do Porto não terá visto o forte remate do seu ex-colega partir.
No embalo do golo, os blaugrana pressionaram ainda mais, mas facilitaram defensivamente e Ezequiel Mena fez o que quis para, com uma picadinha para o 5-2, "matar" a discussão. O melhor que a equipa de Cáceres conseguiu foi forçar a 10ª falta, não logrando Pablo Álvarez bater Malián, que fez uma grande defesa.
No seguimento do livre directo para o Barcelona, caiu a 10ª falta dos blaugrana e o respectivo livre directo para o Porto. E Hélder Nunes fixou o 6-2 final.
Com esta vitória, o Porto soma seis pontos, tantos como o Reus, mas aquém de Noia (10) e Óquei de Barcelos (oito). O Barcelona cai para penúltimo, com apenas o Saint-Omer abaixo na tabela classificativa.
A Champions League regressa agora a 9 de Janeiro, já em 2025, com o final da primeira volta. Neste Grupo A, o Porto jogará em Reus e o Barcelona recebe o Noia, ao passo que o Óquei de Barcelos se desloca a França, para medir forças com o Saint-Omer, ainda sem qualquer ponto somado.
4ª jornada
• Noia 7-1 Saint-Omer • 12.Dez
• Óquei de Barcelos 2-1 Reus • 12.Dez
• Porto 6-2 Barcelona • 13.Dez
Classificação
1º Noia (10 pontos), 2º Óquei de Barcelos (8), 3º Porto (6), 4º Reus (6), 5º Barcelona (4), 6º Saint-Omer (0)
5ª jornada
• Saint-Omer vs. Óquei de Barcelos • 9.Jan, 20h
• Reus vs. Porto • 9.Jan, 21h
• Barcelona vs. Noia • 9.Jan, 20h30
Horário das partidas na hora local.
Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024, 22h38