Trissino lidera, com Forte nos calcanhares

O Trissino de Tiago Sousa, com apenas uma jornada para cumprir na primeira volta, fecha 2024 na liderança da Serie A1, mas com o campeão Forte a apenas um ponto. Para a Taça de Itália, há apenas uma vaga em aberto.

Trissino lidera, com Forte nos calcanhares

A italiana Serie A1 é o grande campeonato que chega mais adiantado à pausa natalícia, com 12 jornadas já disputadas.

A uma jornada do final da primeira volta, a liderança é do Trissino, com 10 vitórias e duas derrotas. A equipa do treinador português Tiago Sousa tem o melhor ataque, com 72 golos marcados, superando largamente os 53 do Bassano, segundo mais profícuo. Mas os campeões de 2022 e 2023 têm "apenas" a 4ª melhor defesa, com 30 golos sofridos, mais do que Lodi (29), Follonica (28) ou Forte (24).

O Forte, vigente campeão, sofreu várias baixas importantes no último defeso, mas, sob a orientação de Mirco De Gerone, ainda só perdeu um jogo (um pesado 6-1 na casa do Follonica de Sérgio Silva) e vai "mordendo os calcanhares" ao Trissino, a apenas um ponto.

Follonica, Bassano e Lodi perseguem os dois da frente, com iguais 25 pontos, seguindo-se Valdagno e Monza, todos já apurados para os quartos-de-final da Taça de Itália.

Para a última jornada da primeira volta, a 4 e 5 de Janeiro, fica a definição dos cruzamentos, em função da classificação, e o desvendar do derradeiro apurado para a Coppa.

A luta será entre Grosseto, Giovinazzo, Viareggio e Sarzana, com a "lógica" desportiva a favorecer o Grosseto. A equipa de Massimo Mariotti recebe o Azzurra Novara, actual 12º, e, confirmando o favoritismo com uma vitória, está na Coppa. Já o Giovinazzo joga na pista do líder Trissino, o Viareggio recebe o Monza (7º) e o Sarzana, que teria de vencer por muitos golos e esperar deslizes alheios, recebe o Follonica, segunda mais eficaz defesa da prova.

Galbas lidera marcadores

Individualmente, a Serie A1 tem um inusitado líder da lista de melhores marcadores. Não é Mendez ou Ambrosio (ambos com 10 golos), nem Giulio Cocco (11), mas Joan Galbas. Galbas "só" marcou 18 golos na última edição da prova, e apenas 11 na fase regular, mas agora já soma 17.

Galbas chegou em 2020 a Itália para o Sarzana de Alessandro Bertolucci, mudando-se em 2022 para o Trissino de Alessandro Bertolucci e em 2023 para o Forte... de Alessandro Bertolucci. Na ida de Alex para Bassano, não era difícil adivinhar que Galbas iria na bagagem. E o catalão, agora com 27 anos, tem correspondido.

Perto está o português Alvarinho, do Trissino, na sua temporada de estreia no campeonato italiano, somando 16 golos, mais um que o companheiro de equipa Davide Gavioli ou Checco Compagno (Lodi), Pablo Saavedra (Grosseto) e Gerard Riba (Bassano).

Logo a seguir, vem outro português, Tiago Sanches, melhor marcador do Valdagno com 13 golos, e o mais novo dos 25 melhores marcadores. O argentino Valentino Marzonetto, presente no último Mundial de Sub-19 e reforço do Monza, com oito golos apontados, é o primeiro mais novo que Sanches que se segue na lista. Entre os portugueses, para além dos 16 golos de Alvarinho e dos 13 de Tiago Sanches, há a notar os nove de Filipe Fernandes (Lodi), os oito de Ivo Silva (Bassano) e os seis de João Pinto (Trissino).

Na defesa das suas redes, já Francisco Veludo vai reclamando elogios, agora ao serviço de um Giovinazzo que "reanimou" com a saída de Pino Marzella do comando técnico, ao passo que Carlitos, estreante em Itália ao serviço do Montebello, vai tendo vida mais complicada. O Montebello, que já foi de Nuno Paiva, Leonardo Pais, Bernardo Marques e Tomás Cardoso, é penúltimo, com apenas cinco pontos conquistados e 53 golos sofridos. Apenas o lanterna-vermelha Sandrigo, com um mero ponto somado, sofreu mais golos: 66.

Classificação à 12ª jornada

1º Trissino (30 pontos), 2º Forte (29 pontos), 3º Follonica (25), 4º Bassano (25), 5º Lodi (25), 6º Valdagno (20), 7º Monza (17), 8º Grosseto (14), 9º Giovinazzo (13), 10 Viareggio (13), 11º Sarzana (11), 12º Azzurra Novara (8), 13º Montebello (5), 14º Sandrigo (1)

13ª jornada (última da primeira volta)

• Lodi vs. Forte • 4.Jan, 20h45

• Valdagno vs. Bassano • 4.Jan, 20h45

• Sarzana vs. Follonica • 4.Jan, 20h45

• Grosseto vs. Azzurra Novara • 4.Jan, 20h45

• Viareggio vs. Monza • 4.Jan, 21h

• Trissino vs. Giovinazzo • 5.Jan, 18h

• Montebello vs. Sandrigo • 5.Jan, 18h

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny