Porto vence, Barcelona perde
Na inesperada dança entre Porto e Barcelona por um lugar nos quatro primeiros no Grupo A, os dragões venceram o Reus e reentram na zona de apuramento, e os blaugrana perderam em Noia e estão fora. O Óquei de Barcelos continua na liderança.
Foto de capa: World Skate EuropeQuando foi realizado o sorteio da fase de grupos da Champions League, dificilmente alguém (que não fosse demasiado apaixonado pelo seu emblema) não apontaria favoritismo a Porto e Barcelona no Grupo A. No entanto, o decorrer das jornadas têm colocado os dois colossos na luta pelo 4º lugar, último que dá acesso aos quartos-de-final, alternando em posições fora da zona de apuramento.
Nesta 6ª jornada, o Porto venceu e sobe ao tal 4º lugar e o Barcelona perde e desce ao 5º.
Os dragões receberam e venceram o Reus por tangencial 3-2, o que desde já os faz ficar atrás em caso de eventual confronto com os "roiginègre".
A equipa de Jordi Garcia, soberba na ronda anterior na recepção a uma apática equipa de Ricardo Ares, até se adiantou, mas, na sua casa, o Porto puxou do seu orgulho para virar o resultado, com Gonçalo Alves a bisar. No entanto, ainda na primeira parte, Martí Casas repunha a igualdade.
Este Reus que vai surpreendendo pela sua organização voltou a dar muitas dores de cabeças aos azuis-e-brancos. Na etapa complementar, valeu o tento solitário de Carlo Di Benedetto aos seis minutos para carimbar o triunfo e os três pontos. De referir que o Porto chegou à nona falta a 17 minutos do fim e conseguiu evitar a 10ª, sendo que a 10ª do Reus também demorara cerca de 17 minutos a cair (a três e meio do fim, Hélder Nunes não aproveitou a oportunidade de "matar" o jogo).
Em Sant Sadurní, o Noia venceu o Barcelona por 3-2. Apesar de dominarem na OK Liga, os blaugrana já tinham perdido em Reus, e agora voltam a perder na Catalunha, na capital da cava. Mesmo estando a vencer por 0-2 ao intervalo.
Ferran Font e Pablo Álvarez, que tinham estado ausentes na derrota de Reus, marcaram na primeira parte, mas, sem Ignacio Alabart, a equipa de David Cáceres não conseguiu segurar a vantagem.
Xavi Costa reduziu e, em superioridade numérica (azul a Eloi Cervera), Xavi Aragonès igualou à entrada dos 10 minutos finais. A cinco minutos do fim, novamente em powerplay (azul a Sergi Fernandez), o "eterno" Jordi Bargalló assinou o golo da vitória.
Óquei de Barcelos mantém liderança
Com a vitória, o Noia aumenta para seis pontos a vantagem sobre o indesejável 5º lugar - agora do Barcelona - e mantém-se a um ponto do líder, Óquei de Barcelos.
Os barcelenses repetiram o triunfo por 5-2 sobre o Saint-Omer que tinham logrado há uma semana. Os gauleses ainda disputaram o resultado até perto dos 10 minutos finais, mas Pol Manrubia e Miguel Rocha destacariam definitivamente os pupilos de Rui Neto.
Antes, Leo Savreux, que representou os barcelenses na pretérita temporada, inaugurou o marcador no Municipal. Miguel Rocha igualou, e Santiago Chambella e Luís Querido consumaram a reviravolta que Fabien Barengo, de grande penalidade, não conseguiu atenuar.
Na segunda parte, a equipa campeã francesa não perdeu o foco apesar da desvantagem e reduziria a 12 minutos do fim, num livre directo de Marçal Cuenca, mas a reacção, por Manrubia, foi pronta. E Miguel Rocha, a aumentar para 11 o seu número de golos nesta fase de grupos, "matou" o jogo.
A 7ª jornada, com um Clássico entre Barcelona e Porto que pode decidir mais do que as duas equipas desejariam nesta altura do "campeonato", realiza-se ainda neste mês de Janeiro, no dia 30.
6ª jornada
• Porto 3-2 Reus • 16.Jan
• Noia 3-2 Barcelona • 16.Jan
• Óquei de Barcelos 5-2 Saint-Omer • 16.Jan
Classificação
1º Óquei de Barcelos (14 pontos), 2º Noia (13), 3º Reus (9), 4º Porto (9), 5º Barcelona (7), 6º Saint-Omer (0)
7ª jornada
• Saint-Omer vs. Noia • 30.Jan, 20h
• Barcelona vs. Porto • 30.Jan, 20h30
• Reus vs. Óquei de Barcelos • 30.Jan, 21h
Horário das partidas na hora local.
Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, 23h27