Porto abre braços ao Campeonato da Europa

Depois de ter voltado a receber Hóquei em Patins em 2024, com a Final Four da Champions League, o Super Bock Arena - e o Porto - prepara-se para ser de novo o epicentro da modalidade, agora de selecções, apontando aos Campeonatos da Europa.

Porto abre braços ao Campeonato da Europa

É um dos palcos mais emblemáticos do Hóquei em Patins e, depois de ter voltado a receber um evento da modalidade em 2024, com a realização da Final Four da Champions League, o agora "Super Bock Arena: Pavilhão Rosa Mota" perfila-se como sede do Campeonato da Europa no início do mês de Setembro. E não apenas de Seniores Masculinos, mas também de Seniores Femininos.

Em Seniores Masculinos, na principal celebração de selecções continental, disputa-se este ano o 56º Campeonato da Europa. Já se sabia que seria organizado em Portugal, e será o sétimo consecutivo na Península Ibérica: depois de ter ido lugar em Wuppertal, na Alemanha, em 2010, o Campeonato da Europa foi disputado em Paredes (2012), Alcobendas (2014), Oliveira de Azeméis (2016), Corunha (2018), Paredes (2021) e Sant Sadurní (2023).

No agora Rosa Mota (desde 1991), e ainda como Pavilhão dos Desportos (erguido em 1951 no espaço do Palácio de Cristal), disputaram-se três europeus, em 1952, 1956 e 1963, tendo Portugal terminado com a coroa europeia - que foi também mundial em 1952 e 1956 - nas três edições. De resto, em 14 europeus que tiveram lugar em solo luso, Portugal venceu 11, "apenas" escapando, sempre para a Espanha, as edições de 1985, em Barcelos, e em 2012 e 2021, ambos na mesma "aziaga" Paredes, ainda que em pavilhões distintos.

A selecção das quinas dominou até final do século passado, quando conseguiu o tetracampeonato entre 1992 e 1998. Aí, o palmarés português ascendia a 20 títulos, mas, depois, em 12 edições, só logrou novamente o ouro em 2016. Com 10 títulos espanhóis após 1998, o rival ibérico aproximou-se e conta 19 títulos contra 21 de Portugal.

Na série de triunfos actual, a Espanha é tricampeã e procura, para já, repetir o tetra conseguido entre 1979 e 1985, mas vai na senda do histórico e inédito hepta logrado de 2000 a 2012.

Europeu de Seniores Femininos em paralelo

No que pode vir a ser um enorme desafio logístico, aponta-se à realização conjunta do Campeonato da Europa de Seniores Femininos com o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos. Tal já foi testado em Sub-17, mas sempre com menos selecções e com menor tempo por cada partida.

Independentemente da forma - e dos horários - de competição, no feminino realiza-se o 17º Campeonato da Europa, o quinto que se realiza em Portugal depois de edições em São João da Madeira (1997) - que foi talismã, com a selecção das quinas a conquistar o primeiro de três títulos consecutivos -, Mira (2005), Mealhada (2018) e Luso (2021).

Portugal ficou-se por aquelas três conquistas seguidas. Antes, a Itália vencera as duas primeiras edições e a Espanha vencera a terceira. Depois dos triunfos lusos, houve dois títulos alemães "entremeados" de uma vitória gaulesa. E veio o completo domínio espanhol. A Espanha venceu as últimas sete edições da prova, sendo que, nas últimas seis, Portugal foi vice-campeão. E, nas últimas cinco, a Itália conquistou o bronze. E, nas últimas três, o quarto lugar foi francês. Uma competição dada a poucas surpresas...

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Ricardo Barreiros é o seleccionador português de Seniores Femininos

Ricardo Barreiros é o seleccionador português de Seniores Femininos

A federação portuguesa anunciou Ricardo Barreiros como novo seleccionador nacional de Seniores Femininos. Campeão europeu em 2016 como jogador, o actual treinador dos Sub-19 e equipa 'B' do Sporting sucede a Hélder Antunes.

Ana Catarina despede-se da Selecção

Ana Catarina despede-se da Selecção

Ana Catarina Ferreira anunciou o 'adeus' à selecção portuguesa após a presença em 11 grandes competições. A internacional que representa o Gijón despede-se vice-campeã do Mundo, depois de um Mundial em que foi capitã de quinas ao peito.

Carvalhos e Turquel 'dobram' na frente

Carvalhos e Turquel 'dobram' na frente

Despromovidos na última época, Carvalhos e Turquel lideram, no final da primeira volta, as duas zonas da II Divisão no objectivo de regresso à categoria máxima. Pelo play-off de subida, Póvoa e Paço de Arcos 'dobram' a prova em 2º.

Resposta de leão no Clássico e 'galões' de líder insuficientes para a Sanjoanense

Resposta de leão no Clássico e 'galões' de líder insuficientes para a Sanjoanense

O Sporting venceu o Porto por claros 4-0 e, três dias após o Dérbi, está encostado ao Benfica, que não foi além de um empate em São João da Madeira. De resto, esta ronda foi de quatro empates, quase tantos como em todas as 11 anteriores.