Final Four da Coppa definida, com 'golpe' do Bassano

Estão definidos os confrontos da Final Four da Taça de Itália, depois de conhecido o desfecho das quatro partidas dos quartos-de-final. O Trissino, vencedor em 2023, defronta o Bassano, e o Forte, vencedor em 2024, terá pela frente o Lodi.

Final Four da Coppa definida, com 'golpe' do Bassano

Em quatro actos, ficaram conhecidos os participantes da Final Four da Coppa Italia, a Taça de Itália, que se realiza a 15 e 16 de Março.

Lodi, Trissino e Forte fizeram jus ao "estatuto" de três mais bem classificados no final da primeira volta da Serie A1 e venceram Valdagno, Grosseto e Monza. Mas o Follonica de Sérgio Silva, também "cabeça-de-série", seria derrotado em casa pelo Bassano.

Ainda na semana passada, apuraram-se Lodi e Trissino.

Em Lodi, o Valdagno até vencia por 1-3 a um minuto do intervalo, contando com bis do português Tiago Sanches, mas, de grande penalidade, Alessandro Faccin reduziu ainda na primeira parte e, na segunda, só deu Lodi.

Sem Checco Compagno, com paragem estimada de um mês depois de partir um dedo, Pablo Najera e Davide Nadini consumaram a reviravolta nos primeiros três minutos da etapa complementar. Faccin, aos 10 minutos, fez o 5-3, que seria final, para os "giallorossi" que contam com Filipe Fernandes.

O Trissino, vencedor da Coppa em 2023, venceu o Grosseto por 5-2, mas também estavam em desvantagem ao intervalo.

Alvarinho marcou primeiro, mas Pablo Saavedra e Francisco Barragan viraram rapidamente e o 1-2 permaneceu até ao intervalo. No balneário, Tiago Sousa terá dado um puxão de orelhas aos seus jogadores, e, na segunda parte, só houve golos do Trissino. Malagoli igualou no primeiro minuto e, aos 12, com golos de Jordi Mendez e Alvarinho, o Trissino já vencia por 4-2. O catalão Mendez fecharia as contas a quatro minutos do derradeiro apito.

Já esta semana, foi a vez do Forte, vencedor em 2024 - e detentor do troféu -, garantir o apuramento para a Final Four. Frente ao Monza, registava-se uma igualdade a um ao intervalo, mas, na etapa complementar, o Forte foi fugindo no marcador e, com cinco minutos para jogar, chegava a um confortável 4-1, com destaque para um bis de Andrea Borgo, jogador de 21 anos. Matteo Galimberti reduziu, mas não conseguiria evitar o afastamento com uma derrota por 4-2.

Esta quarta-feira, a fechar os quartos-de-final, o "golpe". A jogar em Follonica, o Bassano venceu por 3-8 e Alessandro Bertolucci, vencedor da Coppa Italia em 2023 pelo Trissino e em 2024 pelo Forte, vai em busca de um incrível "tri" à frente de três equipas diferentes.

Antes de estarem cumpridos três minutos, Gerard Riba inaugurou o marcador de livre directo e, pouco depois, Ivo Silva agravava o descontentamento do compatriota Sérgio Silva, treinador do Follonica, ao ampliar para 0-2. E, a oito minutos do intervalo, Riba fazia o terceiro dos "bassanese".

O Follonica, que já conquistou nove Taças italianas e esta época já venceu a Supercoppa, reduziu sobre o intervalo, por Davide Banini, e chegaria à desvantagem mínima logo após o reatamento, por Marco Pagnini.

Perante o seu público, o Follonica ia no embalo anímico da recuperação e lograria a igualdade aos nove minutos, por Francesco Banini, para, quatro minutos depois, ter possibilidade de consumar a reviravolta na 10ª falta contrária. Mas Marco Pagnini não conseguiu transformar em golo e, na resposta, Joan Galbas, também vencedor das duas últimas Coppa Italia, colocou de novo o Bassano em vantagem.

O Follonica foi pressionando em crescendo e foi traído pela ansiedade. Já nos seis minutos finais, Francesco Banini viu azul e Riba ampliou a sua conta pessoal para um hat-trick com o 3-5, enquanto Davide Banini não conseguiu reduzir num azul a Scuccato logo a seguir. Davide veria mais dois azuis e o correspondente vermelho e foi o completo descalabro. Nos derradeiros dois minutos, Julian Tamborindegui, Joan Galbas e Riba, para o póquer, ampliaram para 3-8.

Na Final Four, o Trissino defronta o Bassano e o Forte terá pela frente o Lodi nas meias-finais. Certo é que não haverá vencedor inédito.

O Forte é o detentor do troféu, naquela que foi a sua segunda conquista. Também duas conquistas têm o Trissino e o Bassano, sendo que a equipa agora orientada por Alex Bertolucci é o emblema com mais finais perdidas, nada menos que oito. Por exemplo, depois da última conquista em 2004 (com Carlos Dantas ao leme), o Bassano foi mais cinco vezes à final, mas nunca mais logrou erguer o troféu.

O Lodi entrará na Final Four como o participante com mais Coppas. São quatro conquistas, a última em 2021.

Quartos-de-final

• QF3 • Lodi 5-3 Valdagno • 21.Jan

• QF1 • Trissino 5-2 Grosseto • 22.Jan

• QF2 • Forte 4-2 Monza • 28.Jan

• QF4 • Follonica 3-8 Bassano • 29.Jan

Meias-finais

• MF1 • Trissino vs. Bassano • 15.Mar

• MF2 • Forte vs. Lodi • 15.Mar

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 16.Mar

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
13 nomes para a preparação do Europeu de Sub-23

13 nomes para a preparação do Europeu de Sub-23

A federação portuguesa anunciou um primeiro lote de 13 escolhidos para a preparação do II Campeonato da Europa de Sub-23, que decorre em Sant Sadurní, na semana pascal. Entre os eleitos, três jogadores procuram a 'desforra' de 2021.

Benfica e Trissino mais sós (e com os dois pés nos 'quartos')

Benfica e Trissino mais sós (e com os dois pés nos 'quartos')

Com vitórias em Oliveira de Azeméis e Quévert, Benfica e Trissino reforçaram os dois primeiros lugares no Grupo B e os italianos, de Tiago Sousa, juntam-se às águias como já apurados para os quartos-de-final.

Barcelona e Porto 'empatam-se' e Óquei de Barcelos sela apuramento

Barcelona e Porto 'empatam-se' e Óquei de Barcelos sela apuramento

Barcelona e Porto 'empataram-se' na luta pelo apuramento, depois dos dragões terem estado a vencer por 1-3. Aproveitando o empate, com uma contundente vitória em Reus, o Óquei de Barcelos carimbou já o apuramento para os quartos-de-final.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 30 de Janeiro de 2025

Dia de Jogo: 30 de Janeiro de 2025

30 de Janeiro de 2025 é 'Dia de Jogo' na Champions League, com a realização da 7ª jornada. No Grupo A, há jogo 'gigante' entre Barcelona e Porto no Palau Blaugrana, mesmo que, para já, só esteja em jogo um inusitado 4º lugar.