Alô, Valdagno, e esta eficácia?

Lucas Honório tem mostrado no Europeu de Sub-23 uma eficácia de bola parada quase sobrenatural, com oito golos em nove oportunidades. Será reforço do Valdagno para a próxima época, em busca da definitiva afirmação.

Alô, Valdagno, e esta eficácia?

Há jogadores que se transcendem quando vestem a camisola da sua selecção. Por exemplo, de albiceleste, todos os argentinos são super-heróis sem capa, seja qual for a modalidade, num sentir difícil de igualar. Mas há outros, como Lucas Honório.

De quinas ao peito, Lucas transforma-se como Clark Kent quando tira os óculos, com uma confiança desmedida. Em iguais nove oportunidades totais de bola parada, para o campeonato Lucas Honório tem duas grandes penalidades convertida em três ocasiões e seis livres directos desperdiçados. Neste Europeu de Sub-23, converteu as quatro grandes penalidades de que dispôs e quatro dos cinco livres directos a que foi chamado. Número absurdos em Sant Sadurní.

Talento precoce, esteve em três Campeonatos da Europa de Sub-17, em 2017 (venceu), 2018 e 2019. Antes do seu terceiro Europeu de Sub-17, esteve no Campeonato do Mundo de Sub-19, em Barcelona. "Antes do tempo" e benjamim nas escolhas de Vasco Vaz, não teve muitos minutos.

A pandemia "roubar-lhe-ia" a possibilidade de disputar um primeiro Europeu de Sub-19 em 2020 e o "seu" Mundial júnior em 2021. Nesse ano de 2021, disputaria então o Campeonato da Europa de Sub-19. E venceria, sendo o melhor marcador da prova com um total de 12 golos em cinco jogos disputados, incluindo um hat-trick na final com a Espanha, com vitória portuguesa por 4-1.

De bola parada, no primeiro Europeu de Sub-23, ficou na retina um livre directo apontado com arte e engenho. Deste segundo Europeu, fica desde já uma eficácia, no mínimo, incomum.

No primeiro jogo, frente a Itália (3-3), Lucas marcou um golo, então para um 3-1 que parecia confortável. Na segunda partida, em esperada goleada contra a Suíça (8-1), o atacante que esta época representa o Tomar marcaria cinco. Dois de "bola corrida", três de bola parada - duas grandes penalidades e um livre directo - em outras tantas oportunidades.

"Oh, contra os suíços também eu...", terão apontado os mais cépticos. No fecho da fase de grupos, houve duelo ibérico, o maior clássico da modalidade. Foi ganho pela Espanha (8-5), de forma ingrata para a eficácia de Lucas Honório. Marcou os dois primeiros golos do jogo de grande penalidade, fez o 1-3 de livre directo e, também de livre directo, reduziu para 5-4 e igualou a cinco. Sempre sem desperdiçar qualquer oportunidade.

Na sexta oportunidade de bola parada no jogo, nona no campeonato, perdeu um duelo. Oriol Codony, do Voltregà, que defrontou o Tomar para a WSE Cup, levou, enfim - terão pensado todos os espanhóis -, a melhor.

Contas feitas, Lucas Honório soma 11 golos em três jogos disputados na fase de grupos, oito deles de bola parada, sendo que, da selecção portuguesa, nenhum outro jogador marcou mais do que um golo. O segundo mais profícuo na competição é o francês Marc Rouzé, com cinco golos conseguidos, mas em apenas dois jogos e no Grupo B.

Alô, Valdagno...

Na próxima temporada, Lucas Honório será jogador do Valdagno. O internacional jovem português, que completa 22 anos em Maio, procurará, além-fronteiras, a afirmação definitiva entre os seniores que tarda em conseguir, numa exigência de foco a toda a pista, no Tomar. E procurará essa afirmação entre velhos conhecidos.

"Luquinhas" mostrou cedo o seu talento e, com apenas 14 anos, rumou ao Benfica. Em 2020, com 17 anos e na incerteza das competições jovens na pandemia, saltava para a categoria máxima, integrando a equipa principal do Tomar, recém-regressada ao convívio dos grandes. Nas esperadas "dores de crescimento" de um jogador muito jovem, não terá tido tantos minutos como certamente desejava, mas, ganhando espaço, acabaria por ser importante na histórica conquista da Taça de Portugal pela equipa templária em 2023.

Foi chamado de volta ao Benfica e participou na conquista da Elite Cup. Mas não foi chamado à Supertaça António Livramento e, estando em alguns jogos do campeonato, perdeu os (já poucos) minutos que tinha com o regresso de lesão de Pablo Álvarez. Em Dezembro de 2023, estava de volta ao Tomar, integrando a campanha da equipa de Nuno Lopes que culminou com um honroso 5º lugar.

No final de mais uma temporada ao serviço dos tomarenses, partirá para uma aventura em Itália, mas não "mergulha" no desconhecido. No Valdagno, Lucas Honório, será treinado por "Kiko" Mascarenhas e jogará ao lado de Tiago Sanches. Este "trio", com outros talentos como Zé Miranda ou Bernardo Ramalho, conquistou, por exemplo, a Eurockey Cup de Sub-17 em 2019.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Giuliano Giuliani mostra-se a Bassano com póquer

Giuliano Giuliani mostra-se a Bassano com póquer

Na última ronda da fase regular da Serie A1, Giuliano Giuliani visitou Bassano e 'apresentou-se' a quem não o conhecia com um póquer. Na próxima temporada, o argentino de 21 anos será reforço dos 'giallorossi' de Alessandro Bertolucci.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 19 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 19 de Abril de 2025

19 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato da Europa de Sub-23, com o título em jogo entre Portugal e Espanha. Para o campeonato, Sporting e Riba d'Ave 'celebram' a Páscoa em mais um jogo antecipado da 24ª jornada.

World Skate Europe
Portugal e Espanha disputam final

Portugal e Espanha disputam final

Com vitórias sobre italianos e franceses, Portugal e Espanha voltam a discutir o título europeu de Sub-23 no derradeiro dia de competição. Frente a Itália, Portugal mostrou lição aprendida e segurou a vantagem de 3-1 que construiu.

Marzia Cattini / hockeypista.it
Sub-17 confirmados em Gujan-Mestras, Sub-19 apontados a Viareggio

Sub-17 confirmados em Gujan-Mestras, Sub-19 apontados a Viareggio

A WSE confirmou Gujan-Mestras, em França, como sede dos Europeus de Sub-17 e Sub-17 Femininos, em Julho. Já os Sub-19 deverão disputar o título continental, no final de Agosto, em Viareggio, Itália.

Dia de Jogo: 18 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 18 de Abril de 2025

18 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato da Europa de Sub-23, estando em jogo o acesso ao palco da final em Sant Sadurní. Nas meias-finais, Portugal reencontra-se com a Itália e a Espanha defronta a França.

Riba d'Ave ganha fôlego

Riba d'Ave ganha fôlego

Em jogo em atraso da 21ª jornada, o Riba d'Ave venceu a Sanjoanense e distanciou-se da linha de água quando ficam a faltar três jornadas para o fim da fase regular. Franco Pósito foi o herói maior dos ribadavenses ao assinar um póquer.

World Skate Europe
Meias-finais definidas, no imperar da lógica

Meias-finais definidas, no imperar da lógica

Estão definidas as meias-finais do Campeonato da Europa de Sub-23, depois de imperar a lógica nos 'quartos'. Portugal e Itália vão reencontrar-se, e a França, vinda do Grupo B, goleou a Suíça para agora ter pela frente a anfitriã Espanha.

World Skate Europe
Dia de Jogo: 17 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 17 de Abril de 2025

17 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato da Europa de Sub-23, com a realização dos quartos-de-final, e no Campeonato Placard, com Riba d'Ave e Sanjoanense, em jogo em atraso, a fecharem a 21ª jornada.