Alô, Valdagno, e esta eficácia?
Lucas Honório tem mostrado no Europeu de Sub-23 uma eficácia de bola parada quase sobrenatural, com oito golos em nove oportunidades. Será reforço do Valdagno para a próxima época, em busca da definitiva afirmação.

Há jogadores que se transcendem quando vestem a camisola da sua selecção. Por exemplo, de albiceleste, todos os argentinos são super-heróis sem capa, seja qual for a modalidade, num sentir difícil de igualar. Mas há outros, como Lucas Honório.
De quinas ao peito, Lucas transforma-se como Clark Kent quando tira os óculos, com uma confiança desmedida. Em iguais nove oportunidades totais de bola parada, para o campeonato Lucas Honório tem duas grandes penalidades convertida em três ocasiões e seis livres directos desperdiçados. Neste Europeu de Sub-23, converteu as quatro grandes penalidades de que dispôs e quatro dos cinco livres directos a que foi chamado. Número absurdos em Sant Sadurní.
Talento precoce, esteve em três Campeonatos da Europa de Sub-17, em 2017 (venceu), 2018 e 2019. Antes do seu terceiro Europeu de Sub-17, esteve no Campeonato do Mundo de Sub-19, em Barcelona. "Antes do tempo" e benjamim nas escolhas de Vasco Vaz, não teve muitos minutos.
A pandemia "roubar-lhe-ia" a possibilidade de disputar um primeiro Europeu de Sub-19 em 2020 e o "seu" Mundial júnior em 2021. Nesse ano de 2021, disputaria então o Campeonato da Europa de Sub-19. E venceria, sendo o melhor marcador da prova com um total de 12 golos em cinco jogos disputados, incluindo um hat-trick na final com a Espanha, com vitória portuguesa por 4-1.
De bola parada, no primeiro Europeu de Sub-23, ficou na retina um livre directo apontado com arte e engenho. Deste segundo Europeu, fica desde já uma eficácia, no mínimo, incomum.
No primeiro jogo, frente a Itália (3-3), Lucas marcou um golo, então para um 3-1 que parecia confortável. Na segunda partida, em esperada goleada contra a Suíça (8-1), o atacante que esta época representa o Tomar marcaria cinco. Dois de "bola corrida", três de bola parada - duas grandes penalidades e um livre directo - em outras tantas oportunidades.
"Oh, contra os suíços também eu...", terão apontado os mais cépticos. No fecho da fase de grupos, houve duelo ibérico, o maior clássico da modalidade. Foi ganho pela Espanha (8-5), de forma ingrata para a eficácia de Lucas Honório. Marcou os dois primeiros golos do jogo de grande penalidade, fez o 1-3 de livre directo e, também de livre directo, reduziu para 5-4 e igualou a cinco. Sempre sem desperdiçar qualquer oportunidade.
Na sexta oportunidade de bola parada no jogo, nona no campeonato, perdeu um duelo. Oriol Codony, do Voltregà, que defrontou o Tomar para a WSE Cup, levou, enfim - terão pensado todos os espanhóis -, a melhor.
Contas feitas, Lucas Honório soma 11 golos em três jogos disputados na fase de grupos, oito deles de bola parada, sendo que, da selecção portuguesa, nenhum outro jogador marcou mais do que um golo. O segundo mais profícuo na competição é o francês Marc Rouzé, com cinco golos conseguidos, mas em apenas dois jogos e no Grupo B.
Alô, Valdagno...
Na próxima temporada, Lucas Honório será jogador do Valdagno. O internacional jovem português, que completa 22 anos em Maio, procurará, além-fronteiras, a afirmação definitiva entre os seniores que tarda em conseguir, numa exigência de foco a toda a pista, no Tomar. E procurará essa afirmação entre velhos conhecidos.
"Luquinhas" mostrou cedo o seu talento e, com apenas 14 anos, rumou ao Benfica. Em 2020, com 17 anos e na incerteza das competições jovens na pandemia, saltava para a categoria máxima, integrando a equipa principal do Tomar, recém-regressada ao convívio dos grandes. Nas esperadas "dores de crescimento" de um jogador muito jovem, não terá tido tantos minutos como certamente desejava, mas, ganhando espaço, acabaria por ser importante na histórica conquista da Taça de Portugal pela equipa templária em 2023.
Foi chamado de volta ao Benfica e participou na conquista da Elite Cup. Mas não foi chamado à Supertaça António Livramento e, estando em alguns jogos do campeonato, perdeu os (já poucos) minutos que tinha com o regresso de lesão de Pablo Álvarez. Em Dezembro de 2023, estava de volta ao Tomar, integrando a campanha da equipa de Nuno Lopes que culminou com um honroso 5º lugar.
No final de mais uma temporada ao serviço dos tomarenses, partirá para uma aventura em Itália, mas não "mergulha" no desconhecido. No Valdagno, Lucas Honório, será treinado por "Kiko" Mascarenhas e jogará ao lado de Tiago Sanches. Este "trio", com outros talentos como Zé Miranda ou Bernardo Ramalho, conquistou, por exemplo, a Eurockey Cup de Sub-17 em 2019.
Quinta-feira, 17 de Abril de 2025, 11h43