Igualada dá a volta e elimina Sporting

O Igualada é o primeiro semifinalista da WSE Cup. Depois da vitória em Lisboa, o Sporting teve uma vantagem de dois golos no jogo de Les Comes, mas o Igualada virou o resultado e garantiu o apuramento para a Final Four nos penáltis.

Igualada dá a volta e elimina Sporting

Volvidos 10 anos, o Sporting não foi feliz nas grandes penalidades em Igualada, acabando afastado, pela equipa da casa, da Final Four da WSE Cup. Os arlequins venceram no tempo regulamentar por 3-2, igualando a eliminatória depois da derrota em Lisboa, e carimbaram o apuramento nas grandes penalidades.

Numa espécie de "supertaça europeia", Igualada, detentor da WSE Cup, e Sporting, detentor da Champions League, defrontaram-se este sábado por um lugar na Final Four da segunda mais importante prova europeia.

Os leões de Edo Bosch apresentaram-se em Les Comes - bem composto e entusiasta - sem Rafa Bessa, lesionado no último jogo com o Benfica, mas com um golo de vantagem depois de um triunfo por 3-2 na primeira mão. E tal foi de alguma forma notório na postura das duas equipas, com um Igualada a procurar ataques mais rápidos, talvez precipitados, e o Sporting mais cerebral.

Aos nove minutos, Toni Pérez voltou a ser importante. O asturiano já fora determinante no primeiro jogo e agora, servido por Gonzalo Romero, entrado poucos instantes antes, surgia de trás da baliza para colocar a bola pelo "buraco da agulha" e inaugurar o marcador. Menos de um minuto depois, Alessandro Verona, num forte remate cruzado da direita, ampliava para 0-2.

A vantagem leonina no cômputo das duas mãos já ascendia a três golos e Marc Muntané chamava as suas "tropas" para redefinir estratégia. O Igualada regressou mais agressivo, muito rematador, e era a vez de Edo Bosch parar o jogo para tentar libertar a sua equipa. No entanto, os arlequins mantiveram-se por cima e, a quatro minutos do fim, Marc Rouzé encostava ao segundo poste para reduzir.

Logo a seguir, numa escorregadela de Gonzalo Romero, o Igualada dispunha de um livre directo para empatar, mas o capitão Roger Bars não conseguiu bater Ângelo Girão, que já somara várias intervenções de valor. O catalão reclamou, justamente, que o guardião português tinha saído da sua área (desde logo, apoiou a luva fora), mas não foi atendido por Franco Ferrari, que substituiu o lesionado Filippo Fronte, e a partida chegava ao intervalo com o 1-2 no marcador.

Na etapa complementar, o Igualada - a ter de recuperar dois golos - entrou ainda mais pressionante, a reagir à perda de bola com pressão imediata e rematador. O Sporting, tranquilo na sua vantagem, pragmático, organizava-se bem defensivamente e contava com Girão inspirado entre os postes, mas novo golo dos catalães surgiria a 13 minutos do fim, com Marc Cañadillas a surpreender o guardião leonino de meia distância. Os arlequins acreditavam.

O Igualada aliviava a pressão e o Sporting conseguia mais tempo de posse de bola. Também criava mais oportunidades para matar a eliminatória, mas Guillem Torrents, de 22 anos, mostrava o seu valor.

Recuperadas forças, Muntané voltou a fazer a entrar a "artilharia" para os últimos quatro minutos, com Marc Rouzé particularmente rematador, à procura de um desvio. E, a dois minutos e meio do fim dos regulamentares 50, fazia o 3-2 que deixava a eliminatória como no início. E seria necessário tempo extra para a decidir.

O prolongamento começava com tudo empatado, até nas faltas, com oito para cada lado. Parecia "desequilibrar" a moral dos arlequins. "Apenas" 6º classificado da OK Liga ao cabo de 19 jornadas, o Igualada vinha de um empate frente ao Barcelona em Les Comes, tornando-se a primeira equipa na presente edição do campeonato espanhol a não perder com os blaugrana. E agora anulara uma desvantagem de três golos na eliminatória. Mas houve mais cautelas que risco e o jogo seguiria para grandes penalidades.

Em 2015, o Sporting fora vencedor assim em 2015, frente ao Reus. Mas desta feita não foi feliz. Roma marcou, mas Verona igualou. Depois, Bars, Romero, Ruano e Bridge falharam. Miguel Cañadillas fez o 2-1. Toni Pérez, Marc Rouzé e, finalmente, João Souto não marcaram, despoletando a festa catalã.

Na meia-final, o Igualada, que defende o troféu conquistado na última edição, defrontará o vencedor da eliminatória entre Lleida e La Vendéenne, sendo que a equipa catalã que conta com Nuno Paiva conseguiu uma vantagem de cinco golos na primeira mão. Os restantes jogos destes quartos-de-final disputam-se na tarde deste sábado.

A Final Four desta WSE Cup, inicialmente prevista para 12 e 13 de Abril, deverá ser antecipada para 29 e 30 de Março em virtude da realização do Campeonato da Europa de Sub-23 a partir de 14 de Abril.

Quartos-de-final - 1ª mão

• Sporting 3-2 Igualada • 8.Fev

• Voltregà 4-3 Tomar • 8.Fev

• La Vendéenne 3-8 Lleida • 8.Fev

• Sarzana 4-5 Riba d'Ave • 8.Fev

Quartos-de-final - 2ª mão

• Igualada 5-3 Sporting (3-2, 2-1 pen.) • 1.Mar

• Tomar vs. Voltregà • 1.Mar, 18h

• Riba d'Ave vs. Sarzana • 1.Mar, 18h30

• Lleida vs. La Vendéenne • 1.Mar, 21h

Final Four

• MF1 • Igualada vs. Lleida / La Vendéenne • 29.Mar

• MF2 • Riba d'Ave / Sarzana vs. Tomar / Voltregà • 29.Mar

• Final • Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 30.Mar

Datas a confirmar

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Óquei de Barcelos vence Braga

Óquei de Barcelos vence Braga

Na partida mais equilibrada deste 'Domingo Gordo', o Óquei de Barcelos venceu o Braga nas Goladas. Benfica e Oliveirense venceram folgadamente Candelária e Murches, e as águias seguirão na liderança.

Follonica e Alcoi em final antecipada, desconfiando do Coutras

Follonica e Alcoi em final antecipada, desconfiando do Coutras

Follonica, Alcoi, Biasca e Coutras garantiram este sábado o apuramento para a Final Four da estreante WSE Trophy. Italianos e espanhóis protagonizarão uma espécie de final antecipada, mas há que desconfiar de um Coutras que foi categórico.

Dia de Jogo: 2 de Março de 2025

Dia de Jogo: 2 de Março de 2025

2 de Março de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com mais três partidas de uma 16ª jornada que só será retomada dia 12 e concluída dia 13. No Minho, há dérbi entre Braga e Barcelos.

Juventude Pacense recupera 6º lugar em São João da Madeira

Juventude Pacense recupera 6º lugar em São João da Madeira

Na abertura da 16ª jornada, as duas equipas-sensação do Campeonato Placard defrontaram-se em São João da Madeira. O Juventude Pacense venceu e regressa ao 6º lugar.

Uma 'meia' catalã e uma 'meia' portuguesa

Uma 'meia' catalã e uma 'meia' portuguesa

Depois do apuramento do Igualada, também carimbaram a passagem à Final Four Tomar e Riba d'Ave, para lá dos regulamentares 50 minutos, e o Lleida, que tinha uma vantagem confortável. A final, é certo, será entre uma equipa catalã e uma portuguesa.

Dia de Jogo: 1 de Março de 2025

Dia de Jogo: 1 de Março de 2025

1 de Março de 2025 é 'Dia de Jogo' na WSE Cup, WSE Trophy e Campeonato Placard. Nas provas europeias, decide-se o apuramento para as respectivas Final Four. No campeonato português, arranca a 16ª jornada.

Cruzamentos por linhas tortas

Cruzamentos por linhas tortas

Por Pedro Alves dos Santos: As regras estavam definidas desde o início, mas os mais distraídos seguiram a lógica, esquecendo-se que, afinal, o Hóquei em Patins tem 'leis' muito próprias. E os dois primeiros de um mesmo grupo podem encontrar-se nas meias-finais.

Dia de Jogo: 28 de Fevereiro de 2025

Dia de Jogo: 28 de Fevereiro de 2025

28 de Fevereiro de 2025 é 'Dia de Jogo' na Taça de Portugal de Seniores Femininos, com a penúltima partida dos oitavos-de-final. O Carvalhos recebe o Infante Sagres para definirem quem visita a Stuart na fase seguinte.