Quatro ex-campeões a caminho de Matosinhos

Benfica, Noia, Óquei de Barcelos e Porto procurarão em Matosinhos, a 10 e 11 de Maio, voltar a vencer a principal prova europeia de clubes. Todos estiveram em fases finais concentradas, mas catalães e barcelenses nunca venceram neste formato.

Quatro ex-campeões a caminho de Matosinhos

A 10 e 11 de Maio, o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos recebe a Final Four da Champions League, a mais importante prova europeia de clubes. Na discussão do troféu, estão quatro ex-campeões, Benfica, Noia, Óquei de Barcelos e Porto.

Porto (1986 e 1990), Noia (1989) e Óquei de Barcelos (1991) foram campeões europeus ainda com a decisão a duas mãos. Em 1997, a prova começou a ser discutida numa fase final concentrada, fosse Final Eight, Final Six ou Final Four.

Já lá vão 27 edições decididas assim, 11 delas em Portugal, sendo que a decisão de 2025 será a sexta consecutiva em terras lusas, sempre em campo "neutro" nas quatro realizadas após a pandemia. Desta feita, em Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto, num pavilhão que deverá receber a pista usada na última edição, no Super Bock Arena, e que tem capacidade para perto de 4000 espectadores.

Nessas 27 fases finais, o Porto esteve impressionantes 17 vezes na antecâmara da final. Foi vice-campeão em 11, vencedor em 2023, em Viana do Castelo, pondo fim a uma exasperante espera de 33 anos, com muitas decisões perdidas.

Os dragões defrontam o Benfica na meia-final, o que aconteceu apenas em 2000 entre as cinco meias-finais a jogo único a que chegaram ambos. Em 2013, a rivalidade maior do Hóquei em Patins aconteceu na final, com as águias a chegarem ao seu primeiro título máximo europeu no Dragão Arena. Três anos depois, voltariam a conquistar a então Liga Europeia, no Pavilhão da Luz.

O Benfica esteve nove vezes nas meias-finais depois de 1997, a última das quais em 2021. Em 2023 e 2024, as águias "caíram" nos quartos-de-final. Na última, frente ao Óquei de Barcelos, que regressou à Final Four 20 anos depois da última presença. Estivera nas "meias" em 2001, 2002 e 2004, sendo que apenas em 2002 lograra chegar à final.

Ainda mais raras têm sido as aparições do Noia - adversário do Óquei de Barcelos na meia-final - nesta fase, nestes outros modelos da prova. Os catalães terminaram 4º na ímpar liguilha a quatro de Torres Novas que decidiu o campeão em 2006 e, noutro formato que só aconteceu uma vez, em 2010, foi 3º no seu grupo numa Final Six com dois grupos de três em que o 1º de cada grupo disputava a final.

Meias-finais

• MF1 • Óquei de Barcelos vs. Noia • 10.Mai

• MF2 • Benfica vs. Porto • 10.Mai

Final

• Final • Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 11.Mai

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Paiva conquista lugar num palco maior

Paiva conquista lugar num palco maior

Depois de se ter estabelecido como um dos bons valores da OK Liga, Nuno Paiva estará a caminho do Liceo. Dará continuidade a uma lista de ilustres jogadores portugueses que representaram 'los verdes', mas chega sem reconhecimento nacional.

Tomar vence Braga e sobe a 7º

Tomar vence Braga e sobe a 7º

Em jogo em atraso da 21ª jornada, o Tomar venceu o Braga e subiu ao 7º lugar. Paradigmático do equilíbrio nesta zona da classificação, os bracarenses continuam em 9º, a dois pontos de um lugar no play-off, mas três pontos acima da linha de água.

Dia de Jogo: 9 de Abril de 2025

Dia de Jogo: 9 de Abril de 2025

9 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com um embate entre Tomar e Braga em atraso da 21ª jornada. As equipas de Nuno Lopes e Tó Neves lutam por um lugar no play-off enquanto tentam afastar-se da zona de descida.

'Jackpot' de 200 mil euros

'Jackpot' de 200 mil euros

A Federação de Patinagem de Portugal anunciou o prolongamento da parceria com o Placard, que continuará a dar o nome ao principal campeonato português até 2026. Um importante 'jackpot' para as contas federativas.