Quatro ex-campeões a caminho de Matosinhos
Benfica, Noia, Óquei de Barcelos e Porto procurarão em Matosinhos, a 10 e 11 de Maio, voltar a vencer a principal prova europeia de clubes. Todos estiveram em fases finais concentradas, mas catalães e barcelenses nunca venceram neste formato.

A 10 e 11 de Maio, o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos recebe a Final Four da Champions League, a mais importante prova europeia de clubes. Na discussão do troféu, estão quatro ex-campeões, Benfica, Noia, Óquei de Barcelos e Porto.
Porto (1986 e 1990), Noia (1989) e Óquei de Barcelos (1991) foram campeões europeus ainda com a decisão a duas mãos. Em 1997, a prova começou a ser discutida numa fase final concentrada, fosse Final Eight, Final Six ou Final Four.
Já lá vão 27 edições decididas assim, 11 delas em Portugal, sendo que a decisão de 2025 será a sexta consecutiva em terras lusas, sempre em campo "neutro" nas quatro realizadas após a pandemia. Desta feita, em Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto, num pavilhão que deverá receber a pista usada na última edição, no Super Bock Arena, e que tem capacidade para perto de 4000 espectadores.
Nessas 27 fases finais, o Porto esteve impressionantes 17 vezes na antecâmara da final. Foi vice-campeão em 11, vencedor em 2023, em Viana do Castelo, pondo fim a uma exasperante espera de 33 anos, com muitas decisões perdidas.
Os dragões defrontam o Benfica na meia-final, o que aconteceu apenas em 2000 entre as cinco meias-finais a jogo único a que chegaram ambos. Em 2013, a rivalidade maior do Hóquei em Patins aconteceu na final, com as águias a chegarem ao seu primeiro título máximo europeu no Dragão Arena. Três anos depois, voltariam a conquistar a então Liga Europeia, no Pavilhão da Luz.
O Benfica esteve nove vezes nas meias-finais depois de 1997, a última das quais em 2021. Em 2023 e 2024, as águias "caíram" nos quartos-de-final. Na última, frente ao Óquei de Barcelos, que regressou à Final Four 20 anos depois da última presença. Estivera nas "meias" em 2001, 2002 e 2004, sendo que apenas em 2002 lograra chegar à final.
Ainda mais raras têm sido as aparições do Noia - adversário do Óquei de Barcelos na meia-final - nesta fase, nestes outros modelos da prova. Os catalães terminaram 4º na ímpar liguilha a quatro de Torres Novas que decidiu o campeão em 2006 e, noutro formato que só aconteceu uma vez, em 2010, foi 3º no seu grupo numa Final Six com dois grupos de três em que o 1º de cada grupo disputava a final.
Meias-finais
• MF1 • Óquei de Barcelos vs. Noia • 10.Mai
• MF2 • Benfica vs. Porto • 10.Mai
Final
• Final • Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 11.Mai
Quarta-feira, 9 de Abril de 2025, 20h24