Juventude Pacense com campeão europeu 'fisgado'

Recém-coroado campeão europeu de Sub-23, Martim Costa deverá reforçar na próxima temporada o Juventude Pacense, cedido pelo Benfica. Diogo Abreu também é reforço da equipa de Hugo Azevedo, que vai para a terceira época na I Divisão.

Juventude Pacense com campeão europeu 'fisgado'

Ainda antes de ter a manutenção matematicamente assegurada, o que grarantiu com a vitória na recepção ao campeão nacional Porto, o Juventude Pacense já ia preparando a terceira temporada na categoria máxima.

O hoqueiemportugues dá como certa a chegada de Diogo Abreu, confirmando o interesse adiantado no início de Fevereiro pelo HóqueiPT num dos jogadores de saída da Oliveirense.

O internacional jovem português, agora com 24 anos, afirmou-se no Valongo e seguiu Edo Bosch para Oliveira de Azeméis, chegando a haver rumores de que o técnico catalão, apreciador das suas qualidades, o poderia levar também para o João Rocha. No entanto, para já, ruma a Paços de Ferreira.

Chamado aos Europeus de Sub-17 em 2016 e 2017, Mundial de Sub-19 em 2019 e ao Europeu de Sub-23 em 2023, o natural de Riba d'Ave - conterrâneo de Hugo Azevedo - ergueu o troféu em 2017, ao lado de, por exemplo, João Pedro Pereira e Zé Miguel, actuais jogadores do Juventude Pacense.

Diogo Abreu completará duas temporadas ao serviço da Oliveirense.
Diogo Abreu completará duas temporadas ao serviço da Oliveirense.

Campeão europeu na calha

Também já acordada está a cedência pelo Benfica, a título de empréstimo, de Martim Costa, a não ser que o plantel dos encarnados tenha alguma inesperada baixa por lesão para a nova época.

Coroado este fim-de-semana campeão europeu de Sub-23, fica na memória o tento conseguido frente à Italia nas meias-finais, então a empatar a um, depois de uma primeira parte menos conseguida pelos portugueses. Mas foi peça importante para Paulo Freitas, mesmo apesar de, como o colega nas águias Viti, ainda ser Sub-19 esta temporada.

Tal permiti-lhe desdobrar-se em partidas dos Sub-19 e da equipa "B", sendo que, na Zona Sul da II Divisão, entre "graúdos", soma 36 golos, apenas aquém do extraordinário registo de 46 de Bruno Frade, do Paço de Arcos.

Campeão europeu de Sub-19 em 2023 e vice-campeão mundial em 2024, tem sido a espaços chamado por Edu Castro à equipa principal, mas partirá em busca de mais minutos. Até porque, na próxima época, depois de completar 19 anos no Dia de Portugal, deixará de ter o espaço dos Sub-19 para competir.

Martim Costa no último Campeonato do Mundo de Sub-19.
Martim Costa no último Campeonato do Mundo de Sub-19.

Projecto em consolidação

O Juventude Pacense vai-se afirmando no panorama nacional. Com a aposta em Hugo Azevedo em 2021 - por uma estrutura directiva para a modalidade liderada por José Luís Pinto, actual vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal para o Hóquei em Patins -, o emblema duriense vive o melhor período da sua história.

Em 2023, a equipa principal estreou-se na categoria máxima, no dito "Melhor Campeonato do Mundo", alcançando a manutenção com 26 pontos e terminando no 10º lugar. Esta época, estreou-se nas competições europeias, ficando-se pelos quartos-de-final da WSE Cup por um golo, frente ao Tomar, que chegaria à final.

Na presente edição do Campeonato Placard, com duas jornadas por cumprir, numa campanha em que, por exemplo, já venceu Sporting, Oliveirense e Porto, é 6º com 31 pontos, sendo forte candidato a um dos dois lugares em aberto para o play-off. E está na Final Four da Taça de Portugal, defrontando a Oliveirense nas meias-finais a 30 de Abril.

Com o trabalho demonstrado, a renovação da confiança e do contrato com Hugo Azevedo era óbvia para o clube e, num encontro de vontades, o vínculo com o técnico de 41 anos - e seleccionador nacional de Sub-17, campeão europeu - foi prolongado até 2027 e anunciado ainda em Dezembro último.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Alberto Vanelli
Filipe Fernandes e Gonçalo Neto reforçam Braga

Filipe Fernandes e Gonçalo Neto reforçam Braga

Filipe Fernandes, de regresso a Portugal depois de três épocas em Itália, e Gonçalo Neto, após duas temporadas em Tomar, vão reforçar o Braga no próximo defeso. Neto volta a uma casa que já foi sua, no percurso formativo.

World Skate Europe
Um bronze com laivos de ouro

Um bronze com laivos de ouro

Há medalhas que não são de ouro, mas, no contexto do Hóquei em Patins, sabem como tal. Liderados por Nuno Lopes, os Sub-23 franceses conseguiram o bronze em Sant Sadurní, a sua terceira medalha esta década entre todas as competições masculinas.