Negro continua, Giuliani regressa, Tuco é novidade
Já a apontar aos Mundiais de 2026, a Argentina anunciou os seus seleccionadores. 'Negro' Paez continua no comando da absoluta masculina, Dario Giuliani regressa à absoluta feminina e 'Tuco' Abalos assume os 'pibes'.

Os World Skate Games de 2022 foram um sonho albiceleste, com a conquista dos Campeonatos do Mundo de seniores masculinos, seniores femininos e Sub-19, num inédito triplete.
Na defesa dos títulos conquistados em San Juan, a Argentina não iria além da prata no masculino, e o bronze no feminino e nos juniores em Novara, em Setembro último. Agora, no anunciado regresso dos World Skate Games à América do Sul em 2026, com sede no Paraguai, há mudanças.
No rescaldo da final perdida em Itália, Jose Luis Paez, "Negro", levantou dúvidas quanto à sua continuidade, frisando que algo tinha de mudar no seu jeito exigente de olhar para uma modalidade que, acredita, pode ser tratada de outra forma. Mas manter-se-á à frente da absoluta masculina dos albicelestes.
No feminino, Dario Giuliani está de regresso. Campeão do Mundo em 2015 pela selecção masculina e novamente campeão mundial em 2022 por esta mesma selecção feminina, Giuliani substituirá Jorge Luis Castro.
Novidade maior, é a nomeação de Estebán Abalos para a selecção de Sub-19. Nos "pibes" argentinos, ocupará o lugar de Juan Manuel Garcés, que vencera o Mundial em 2022, mas não conseguiu repetir o triunfo em Novara.
"Tuco" é uma cara bem conhecida do Hóquei em Patins português. Foi um dos rostos da reafirmação do Benfica depois do "deca" portista, jogando de águia ao peito entre 2010 e 2015, e representou depois o Sporting de 2015 a 2017.
Autoritário em pista, com um carácter forte, poderá incutir um cunho de disciplina a um grupo que tipicamente vive da irreverência e criatividade de jovens argentinos que preparam e ambicionam o "salto" para a Europa.
Segunda-feira, 14 de Abril de 2025, 11h35